6 razões para a sua empresa participar de eventos corporativos

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“Quem não é visto, não é lembrado”. Nunca antes um ditado popular transmitiu tanta verdade como esse. Afinal, com um mercado competitivo e cada vez mais acirrado economicamente, no qual inúmeras marcas disputam o mesmo cliente, não há para onde correr: ou você toma a dianteira frente à concorrência ou é engolido pelas demais e se torna mais um na multidão. É justamente em meio a esse cenário que os eventos corporativos (como feiras, congressos, seminários etc.) se destacam.

O motivo? Eles têm se mostrado uma opção eficaz para as organizações que querem expandir negociações, conquistar visibilidade e alcançar o sucesso. Pensando nisso, reunimos 6 razões pelas quais você deve começar o quanto antes a investir neles. Acompanhe!

1. Fortalecimento do brand awareness

A primeira delas é o fortalecimento (e a consequente expansão) do brand awareness da sua empresa — ou seja, o reconhecimento da sua marca no mercado. Mas não se engane: não estamos falando apenas das pessoas saberem da existência dela. É mais do que isso: nos referimos ao fato dela se tornar referência no setor porque a sua marca tem autoridade sobre o tipo de produto/serviço que oferece.

Para tanto, nada melhor do que aproveitar os eventos corporativos para criar ações, estratégias e principalmente experiências positivas, que mostram tanto o seu posicionamento quanto os seus diferenciais em relação aos concorrentes, estabelecendo uma relação de confiança e eficiência com o público-alvo. Dessa maneira, você demonstra a sua relevância e principalmente o seu peso comercial.

2. Geração de novas oportunidades de negócios

Há pouco falamos sobre a demonstração do peso comercial da sua marca, e aqui queremos destrinchar o assunto. Afinal, com a visibilidade alcançada nos eventos corporativos (especialmente naqueles que são promovidos com exclusividade por você), cria-se um leque diversificado de oportunidades para novos negócios — o que inclui a prospecção de novos investidores, parceiros, fornecedores e afins.

Em outras palavras, participar dessas ocasiões significa fazer um investimento seguro e com alto potencial de retorno para a construção de credibilidade da marca, o relacionamento saudável com outras companhias e a imprensa, além da abertura de novas portas em um mercado cada vez mais mutável e multifacetado.

3. Atualização sobre o mercado e a concorrência

Outro motivo relevante para participar de eventos corporativos é a chance de se atualizar não apenas sobre o mercado, mas acerca da concorrência. Isso acontece porque haverá diversos representantes comerciais, empresários e empreendedores que vão divulgar as novas práticas do setor, as tendências tecnológicas, as inovações para os pontos de venda etc. Assim como a sua empresa, eles também querem aproveitar a ocasião e colher frutos com futuras parcerias.

Para completar, em um mesmo ambiente será possível encontrar os seus concorrentes diretos, o que o permitirá ver em primeira mão o portfólio deles, as supostas novidades e soluções que eles propõem, a abordagem adotada para atrair potenciais clientes, parceiros e fornecedores, e por aí vai. Dessa maneira, é possível traçar estratégias mais efetivas para se destacar e firmar a sua marca como a melhor.

4. Aumento do networking

Fora a geração de novos negócios e a atualização sobre o mercado, os eventos corporativos também podem ser úteis para o aumento do networking aos níveis nacional e internacional dos profissionais de marketing da sua organização.

Isso é algo indispensável na era da comunicação, não só para que eles troquem figurinhas sobre os processos internos das empresas com outras pessoas, mas principalmente para aumentar o background cultural de referências e a qualificação técnica deles.

Além disso, uma rede de contatos mais ampla e sólida é fundamental para quem está em busca de expansão no setor — especialmente aqueles de nichos — e tem interesse em colaborações ou parcerias comerciais que agregam valor ao histórico da organização, aumentando ainda mais a visibilidade da marca.

5. Engajamento interno

Para empresas que atuam principalmente com equipes de vendas e trabalham com um sistema de metas estipuladas para o crescimento e a lucratividade do negócio, é sabido que os colaboradores são diretamente responsáveis pelos resultados obtidos. Isso é, quanto mais engajados eles estão em ter um retorno positivo, maior será o sucesso do empreendimento.

Não é para menos que os eventos corporativos podem funcionar como uma ótima ferramenta de incentivo para eles. Isso acontece porque eles têm a oportunidade de entender, na prática, o funcionamento do produto e/ou serviço que comercializam, saber de antemão sobre os lançamentos da própria companhia — para orientar melhor os clientes a respeito deles — e se sentir mais integrados às atividades de outros setores (como é o caso do marketing).

Por conta disso, há um aumento contínuo na motivação dos profissionais, mais alinhamento aos objetivos organizacionais e uma comunicação corporativa mais acertada e uníssona entre todos os funcionários.

6. Interação com potenciais clientes

Por fim, não podemos deixar de falar sobre a interação com os clientes. O motivo disso é simples: é possível aproveitar os eventos para criar aproximação com aqueles que consomem a sua marca (ou têm potencial de vir a fazê-lo futuramente) e se inteirar da realidade deles.

É preciso ficar por dentro das necessidades, dos interesses e das prioridades dessas pessoas não só para encontrar meios de potencializar o consumo delas, mas acima de tudo para assegurar que a sua empresa atende a todos esses anseios e está sempre se aperfeiçoando para levar algo de qualidade e bom custo-benefício para a rotina delas. Basta ter em mente que é assim que ocorre um processo de fidelização bem-sucedido.

Essas informações, inclusive, podem servir para a elaboração de novos produtos/serviços, para o planejamento dos canais de distribuição e praças de comercialização, pesquisas de mercado, criação de personas para o setor de marketing, treinamento personalizado para o setor de vendas e muito mais.

Como você viu, participar de eventos corporativos é uma excelente ferramenta para quem busca fortalecer a imagem da marca, engajar o time de funcionários, prospectar novos clientes e aumentar o leque de oportunidades de crescimento no mercado. Portanto, não deixe de utilizá-los a favor da sua empresa.

Além disso, conte sempre com profissionais qualificados para ajudá-lo a montar as estratégias necessárias para se destacar nesses eventos — desde ativações com stands e brindes até experiências completas com live marketing!

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