Conheça 6 ações de marketing para o Carnaval ideais para a sua empresa

ações de marketing para o carnaval
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Planejar as ações de marketing para o Carnaval pode ser um importante diferencial competitivo. Afinal de contas, em uma época como essa, todas as marcas focam em estreitar os laços com o consumidor com estratégias traçadas conforme o objetivo no mercado.

O melhor caminho, no entanto, está em criar um planejamento detalhado que busque encontrar o melhor formato de comunicação. Assim, se torna muito mais fácil impactar a audiência com criatividade e a possibilidade de ir muito além de uma data pontual no relacionamento de confiança.

Quer saber mais? Vamos mostrar 6 ações de marketing para o Carnaval para sua empresa. Acompanhe:

1 . Escolha um tema

Para uma ação ganhar força em uma data especial como o Carnaval é necessário escolher um tema que se encaixe tanto com o conceito da empresa quanto com as preferências do público. Dessa maneira, torna-se necessário sentir as expectativas desse momento por meio de pesquisas segmentadas e pensar em algo que realmente traga identificação e surpresa na medida certa.

Uma boa sugestão é abraçar uma causa que tenha relação com marketing social, como incentivar o consumo de bebidas alcoólicas de maneira consciente, sem combinar com direção, ou algo relacionado ao assédio feminino. Ao defender um Carnaval divertido, porém, com responsabilidade, a marca ganha muitos pontos positivos na visão dos clientes, agrega valor e ainda se posiciona no radar de parcerias no mercado.

2 . Faça campanhas

Depois de definir o tema é muito importante colocar essa ideia em prática de maneira estruturada. Por este motivo, construir uma campanha de marketing se mostra indispensável no Carnaval. Para tanto, o primeiro passo está em encontrar a plataforma de divulgação que mais combinada com os objetivos da empresa.

Em um momento decisivo como esse, o grande segredo está em ir além do comum e buscar surpreender os clientes. Mas não se preocupe! Esse tipo de projeto não precisa, exatamente, de altos investimentos para fazer sucesso. O que conta mesmo é usar o relacionamento de confiança entre público e empresa para impactá-los de maneira especial.

3 . Divulgue ofertas exclusivas

Em uma data tão concorrida como o Carnaval é indispensável ter diferenciais que prendam a atenção da audiência. Diante disso, muitas vezes, a campanha precisa ser reforçada com promoções exclusivas que apresentem os serviços e ofereçam benefícios que conquistem os clientes. Isso é um grande diferencial, especialmente, quando se trata de fazer o primeiro contato na hora de conquistar um potencial cliente.

Por exemplo, as marcas de cerveja costumam pensar de maneira estratégica e disponibilizar brindes conforme o consumidor efetua as compras. Como muitas pessoas curtem os blocos ao ar livre, na compra de três produtos acabam ganhado um boné diferenciado, acessórios para guardar os pertences ou, até mesmo, para montar uma fantasia. Tudo isso, reforça a percepção de parceria que é fundamental na fidelização.

4 . Invista em marketing de experiência

O marketing de experiência é uma tendência que veio para ficar e se tornou bastante popular no mercado. Isso porque proporcionar vivências diferentes aos seus consumidores se mostra como uma abordagem que garante a lembrança da marca no momento de se decidir sobre uma compra.

Na prática, esse conceito envolve usar a emoção dos clientes para fidelizá-los, engajá-los e criar um relacionamento de confiança em longo prazo. Todo processo de compra deve ser provados por estímulos que são potencializados em um momento de alegria como o Carnaval. A melhor dica, nesse caso, envolve fazer ações desse tipo em lugares inesperados.

Case de sucesso

Pode ser desde a saída de um metrô que leva aos blocos de Carnaval até um shopping, porém, você deve ter atenção especial com a possibilidade de aglomerar seguidores. Um case de sucesso que serve como inspiração no mercado foi efetuado pela Samsung. A empresa de tecnologia colocou um balanço em um local público que simulava o formato do aparelho para o lançamento de um novo televisor 3D.

Com isso, certamente, a qualidade do produto foi avaliada pelos consumidores antes mesmo de uma compra, a experiência divertida agregou valor ao relacionamento de confiança e muitas pessoas ficaram curiosas em saber do que se tratava a campanha.

5 . Aposte no vídeo marketing

Outra opção muito interessante para investir no Carnaval é o vídeo marketing. Toda essa estratégia gira em torno de produzir conteúdos audiovisuais que podem ser vinculados em eventos, comerciais de TV, redes sociais e as próprias ações presenciais e interativas.

Por conta dos apelos agregadores de uma comunicação visual, existe a chance de alcançar um número muito maior de pessoas na Internet. Como resultado, a marca vende mais e melhor, impacta novos potenciais consumidores e se destaca da concorrência.

Marketing de experiência e vídeo marketing

Um bom exemplo de vídeo marketing conhecido no mercado é chamado na Internet de “Doação”. Uma empresa provedora de seguros na Tailândia viralizou o conteúdo por fazer todo mundo chora com mais de 20 milhões de visualizações em todo o mundo. Esse tipo de emoção é uma união entre o vídeo marketing e o marketing de experiência que ajuda na conquista de resultados.

No vídeo, um garotinho que furou comida para ajudar a mãe doente recebe ajuda de um comerciante que paga pelos alimentos e ainda coloca mais alguma coisa em sua sacola. 30 anos mais tarde, o comerciante sofre um mal súbito e as dívidas com o hospital são muito altas para o orçamento de sua filha. O pagamento, no entanto, é feito pelo mesmo garotinho que agora é um influente médico responsável pela operação.

6 . Priorize o Live Marketing

Não importa qual seja o seu objetivo com as ações no Carnaval, o Live Marketing sempre é uma aposta certeira. Desde o lançamento de um novo produto até estreitar os laços com os consumidores, as ações “ao vivo” conquistam o consumidor de maneira definitiva. O conceito tem como foco incentivar o diálogo entre empresa e cliente e a compreensão completa dos serviços oferecidos.

Esse conjunto de relacionamentos e atividades utiliza contato, a partir do conhecimento do público em ações mais estruturadas em relação ao marketing tradicional. Um exemplo de case de sucesso envolve a marca Ferrero Rocher que uniu arte e solidariedade como forma de resgatar o espírito de Páscoa.

10 artistas renomados foram convidados ovos gigantes que ficaram expostos em um shopping. Depois disso, todos foram leiloados em prol de uma ONG de alimentos.

Pronto! Agora você já conhece as principais ações de marketing para o carnaval. O mais importante é conhecer as preferências do público, estudar a abordagem da concorrência e ter criatividade para criar uma campanha segmentada. Só assim será possível surpreender na medida certa e ir muito além da data festiva na memória da audiência.

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