Blitz marketing: 4 dicas para promover uma campanha de sucesso

Blitz marketing: 4 dicas para promover uma campanha de sucesso
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Usar a estratégia de blitz de marketing é uma excelente opção para se aproximar do público. Isso porque, todo esse conceito se baseia em fazer abordagens personalizadas que impactam diretamente em relação a um produto ou uma marca. 

O melhor caminho para acertar em cheio no cronograma promocional envolve, nesse caso, conhecer bem os clientes e saber o momento certo de emplacar cada tipo de abordagem. Em função disso, a imagem positiva da empresa faz diferença na tomada de decisão durante uma compra. 

Quer saber mais? Vamos tirar todas as suas dúvidas sobre blitz marketing e apresentar 4 dicas para criar uma campanha de sucesso. Confira!

O que são ações de blitz marketing?

A blitz marketing é uma estratégia traçada para abordar seu cliente de diferentes maneiras. Destaca-se por fugir do tradicional e oferecer várias opções de impacto que se encaixam conforme as necessidades da marca.

O ponto alto está em ter objetivos bem elaborados para identificar os bons resultados assim que surgirem. Além disso, com tanta concorrência no mercado, adotar uma linguagem mais próxima, que mostre seus produtos de maneira eficiente, faz muita diferença na percepção do público. Veja alguns exemplos:

  • abordagem em eventos e feiras;
  • degustação de produtos em pontos estratégicos;
  • blitz em locais públicos;
  • prospecção de clientes;
  • distribuição de materiais promocionais;
  • recepção em eventos;
  • apresentação de produtos e serviços. 

Qual o principal objetivo? 

Tenha em mente que a blitz de marketing tem as mesmas características de uma abordagem tradicional, porém, com ideias inovadoras. Assim, se torna mais simples ser visto da maneira positiva, que agregam valor ao produto.

O grande segredo está em fazer desse tipo de ação promocional um canal diferente de comunicação entre a marca e seus potenciais clientes. Hoje em dia, com tanta concorrência no mercado, se mostrar cada vez mais acessível é um diferencial e tanto. 

Por isso, se a marca utiliza desse tipo de ação para evidencia seu valor e a qualidade dos seus produtos, ela aparece como uma primeira opção para o consumidor. Conheça outros objetivos que fazem parte da blitz marketing: 

  • gerar fluxo no Ponto de Vendas;
  • alavancar as vendas em produtos menos procurados;
  • melhorar o alcance de promoções pontuais;
  • conhecer melhor seu público;
  • desenvolver uma linguagem segmentada;
  • criar um relacionamento de confiança com a audiência. 

Como fazer esse tipo de campanha? 

Agora que você já sabe do que se trata a estratégia da blitz marketing, deve ter dúvidas sobre como colocar as ideias em prática, não é mesmo? Antes de qualquer coisa, é preciso montar um planejamento bem elaborado para que cada etapa de um projeto seja feita com excelência. 

Afinal de contas, caso algo seja feito sem o cuidado necessário, pode ter o efeito contrário e prejudicar a imagem da marca no mercado. Dessa maneira, todo cuidado é pouco, não só para construir um relacionamento de confiança, mas também para ter abordagens agregadoras que mostrem as qualidades que só a sua empresa tem. Saiba como promover uma campanha de sucesso!

1. Conheça seu público

Se você não souber com quem falar em uma ação, certamente, o resultado não vai ser dos melhores. Para evitar investimentos em projetos sem grande retorno, o primeiro passo, antes de montar um cronograma de ações, é estudar bem todas as dores e as necessidades de seu público. 

Pense só, se a marca elabora toda uma estratégia de ação voltada para algo que já existe aos montes no mercado, todo o esforço pode passar despercebido. Como ninguém deseja ser mais do mesmo, pesquise as brechas deixadas pelos concorrentes para pegar exatamente a solução que chama a atenção na medida certa.

2. Pense nos detalhes da ação

Ao colocar uma abordagem no estio blitz em prática, é preciso pensar em todos os detalhes para transmitir a mensagem adequada e alcançar os objetivos. Então, contabilize todos os cenários possíveis ao direcionar a proposta ao público para conseguir mensurar os resultados e trabalhar a imagem da empresa sempre com um risco calculado. 

O calendário de ações precisa ser montado com antecedência para visionar os eventos sazonais que são responsáveis por trazer uma nova fatia de público. Dessa maneira, fica mais simples fidelizar os clientes que reconhecem o valor da empresa como um todo e começa a fazer a famosa divulgação genuína de um serviço bem-feito, que ajuda muito no crescimento. 

3. Escolha um local adequado 

De nada adianta fazer uma blitz para um púbico jovem em locais mais tradicionais da cidade, por exemplo. Por este motivo, a escolha do local onde a ação será realizada conta muitos pontos na conquista do objetivo traçado inicialmente. 

Avalie previamente, até mesmo, antes de definir qual ação será aplicada, onde está seu consumidor e como ele receberá a ação de acordo com o ponto determinado. O mais importante é ter muito cuidado para não ser invasivo em nenhum momento. Saiba que as empresas que não estudam, sobretudo, a abordagem, ficam antipáticas e perdem clientes.

4. Avalie o custo-benefício 

Todo tipo de ação promocional só é vantajosa se tiver um bom custo-benefício ou se tornar um verdadeiro investimento na empresa em longo prazo. Por isso, tenha tudo documentado na ponta do lápis para sempre calcular os riscos e saber exatamente quais são os resultados esperados. 

Na prática, só quem conhece o sucesso de um projeto consegue fechar todas as pontas com soluções inteligentes e toma as melhores decisões. Sem contar que também gera um impacto muito grande na percepção do público em relação a qualidade do produto. 

Um bom exemplo de sucesso em estratégias de blitz marketing é a ação criada para o lançamento da Série Club 57, da Nickelodeon, na cidade de São Paulo. O conjunto promocional incluiu chamadas nos intervalos do programa da Maísa no SBT e blitz nas escolas para distribuir adesivos temáticos. Com isso, o trabalho atingiu em cheio seu público-alvo e se tornou bastante popular em pouco tempo. 

Pronto! Agora você já sabe como a blitz marketing funciona e seus impactos no público. Lembre-se de que o resultado das ações depende de todo o processo estratégico para ter retorno positivo. Ao aprender a pensar de maneira inovadora, sua empresa se destaca da concorrência e cresce significativamente no mercado. 

Gostou das informações deste texto? Então, leia também sobre como fazer ações de marketing promocional com maestria

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