Brand awareness: entenda o que é e qual a sua importância

o que é brand awareness?
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Você já se perguntou sobre como sua empresa é vista pelo público? Se os valores e a imagem que deseja passar são os mesmos percebidos pelos clientes?

Saiba que isso está ligado ao brand awareness (consciência de marca) e que, ao reforçá-lo, seu negócio será capaz de depender menos de itens como preço, condições de pagamento, promoções etc. para vender.

Como exemplos, temos empresas como Coca-Cola, Apple, Ferrari e tantas outras que são facilmente reconhecidas — às vezes apenas ao vislumbrar suas cores ou logotipos.

Algumas chegam ao ponto de suas marcas serem sinônimos dos produtos que vendem, como já ocorreu com o Bombril, a Maizena e a Danone. Nesse ponto, a lembrança do cliente age em favor do negócio, contribuindo para as vendas.

Investir em estratégias e soluções que fortaleçam o brand awareness da sua empresa é um requisito para que ela consiga crescer. Quer saber como isso pode ser feito? Continue lendo e veja as dicas que preparamos!

O que é brand awareness?

Consciência de marca é uma espécie de indicador sobre o quanto ela é reconhecida e lembrada por potenciais clientes, estando associada a um produto. Ela permite avaliar o quanto as organizações são ligadas aos bens que comercializam.

Uma forma de elevar o brand awareness é fazendo com que a marca obtenha maior notoriedade, além de diferenciá-la da concorrência. Aliás, ela também é uma maneira de mensurar se a gestão da marca gera bons resultados.

No entanto, embora seja positiva, vale uma ressalva: não adianta ter uma imagem organizacional conhecida se ela é vinculada a valores diferentes do que a empresa deseja ou até a aspectos negativos.

Recentemente, operações de combate à corrupção envolveram diversas empresas, muitas das quais bastante famosas, o que resultou nelas sendo ligadas a fatores negativos. Isso pode ser desastroso para a gestão e para o desempenho de um negócio.

Qual a importância do brand awareness para o sucesso de um negócio?

Adiante, separamos uma lista com as principais vantagens de investir em estratégias para fortalecer a consciência de marca. Confira!

Aumento no valor de mercado e nas vendas

Uma empresa com um brand awareness positivo tende a ver seu valor aumentar, além de poder realizar vendas mais facilmente. Em especial, se for relacionada a fatores como credibilidade, ética, respeito pelos consumidores etc.

Uma boa consciência de marca também serve como critério na hora do cliente escolher entre dois produtos, especialmente se houver maior identificação com os valores de um deles.

Outro ponto a destacar é que, antes mesmo de o consumidor sair de casa, ele poderá pensar no seu produto, o que o coloca na dianteira em relação aos demais, principalmente marcas não conhecidas.

Aliás, o cliente primeiro poderá ir na sua mercadoria para depois pesquisar as demais. Se houver um preço ou alguma condição que ele julgue favorável, é grande a possibilidade, nesse momento, de ele comprá-lo — sem precisar conferir os demais.

Otimização dos custos de divulgação

Após a marca se tornar conhecida, obtendo um brand awareness positivo, ela poderá aproveitar melhor seu orçamento de marketing. Afinal, não precisará investir tanto na divulgação propriamente dita.

Ela conseguirá planejar campanhas e ações que agreguem valor a seus produtos e que a tornem ligada a valores sociais e ambientalmente corretos. Desse modo, fortalece sua identidade empresarial.

Ampliação do alcance da marca

Uma organização com boa consciência de marca sobre seus produtos pode gerar o chamado “marketing boca a boca”.

Quando pessoas se identificam com os seus valores, elas tendem a falar bem da empresa para seus familiares, amigos, contatos etc. Em tempos de redes sociais, isso pode ajudar o negócio a se tornar cada vez mais conhecido.

Quais as melhores estratégias para alcançar esse objetivo?

Para reforçar essa consciência, é importante construir uma identidade e uma personalidade positiva para a marca. A seguir, listamos algumas estratégias que podem contribuir para um excelente brand awareness. Confira!

Defina os valores que deseja que sejam ligados à marca e aos produtos

Com base em valores bem-vistos pelos consumidores e que possam gerar identificação, torna-se possível fortalecer o brand awareness. Por exemplo, nas mídias sociais, conforme dados da Sprout Social, eles compram de negócios que transparecem honestidade (86%) e que são amigáveis (83%) e úteis (78%).

Por falar em utilidade, esse fator é essencial para que uma marca seja ativada na mente das pessoas e, assim, possa ser conectada a emoções e a fatores que ajudem-na a ser lembrada.

Invista em brand experience

Para fortalecer a consciência de marca na mente das pessoas, é importante investir em abordagens que geram sensações, sentimentos e experiências especiais com a empresa ou com seus produtos. Nesse ponto, brand experience (experiência de marca) é fundamental.

Ele envolve ações que possibilitam alcançar todos os sentidos dos consumidores e momentos únicos em conjunto com a empresa. Por exemplo, os catálogos de perfumes que trazem um pouco dos aromas nas páginas, permitindo alcançar o olfato das pessoas.

A cor e o design da logo são capazes de gerar sensações nas pessoas também. Se ela quiser ser ligada a causas ambientais, o verde quase sempre está presente. Aliás, a cor é capaz de aumentar o reconhecimento da marca em até 80%.

Realize, patrocine ou participe de eventos

Uma boa dica para melhorar o reconhecimento de marca é realizando ou patrocinando eventos ligados ao seu setor. Por exemplo, a Red Bull patrocina eventos esportivos radicais no mundo todo. Empresas de automóveis marcam presença em competições de automobilismo, como Fórmula 1.

A Copa do Mundo de Futebol conta com inúmeros patrocinadores, incluindo regionais. Há, ainda, congressos de nicho que podem receber ajuda financeira do seu negócio em troca de visibilidade da marca.

Além de divulgar seus produtos, você terá uma vantagem adicional: a correlação entre os valores do evento e a sua marca. No caso do esporte, você será capaz de atrair fãs ou praticantes de diferentes modalidades.

Se patrocinar eventos ambientais, pessoas que são engajadas na proteção do meio ambiente pode se identificar com a sua empresa. Dessa forma, seu reconhecimento aumenta paralelamente aos valores que passam a ser vinculadas a ela.

Invista em live marketing

Você também pode investir em live marketing, ou seja, em ações com interações “ao vivo” com o público. Por exemplo, ao promover oficinas nos eventos da empresa, como ocorreu com a Ferrero Rocher, que realizou uma exposição de ovos gigantes para a qual convidou 10 renomados artistas nacionais para decorar 10 ovos gigantes. Após isso, eles foram leiloados em prol da Ong Banco de Alimentos.

Por fim, vale destacar que brand awareness vai além do simples conhecimento da marca, pois envolve os valores que são relacionados a ela e a identificação gerada com o público.

Portanto, vale apenas adotar essa estratégia em sua empresa se deseja torná-la mais bem-vista com os seus consumidores.

Agora que você já sabe da importância da consciência de marca, compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que seus contatos também saibam o mesmo!

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