Brand awareness: entenda o que é e qual a sua importância

o que é brand awareness?
20 minutos para ler

Você já se perguntou sobre como sua empresa é vista pelo público? Se os valores e a imagem que deseja passar são os mesmos percebidos pelos clientes?

O brand awareness, ou consciência de marca em livre tradução, está relacionado à maneira como as pessoas interpretam ou percebem uma determinada marca. Você já se perguntou como sua empresa é vista pelo público? Se os valores e a imagem que ela deseja passar são os mesmos percebidos pelos seus clientes?

Grandes corporações como Coca-Cola, Apple e Ferrari são facilmente reconhecidas, muitas vezes basta vislumbrar suas cores ou seus logotipos para identificar seus produtos e valores. Algumas, inclusive, chegam ao ponto de se tornarem sinônimos da sua categoria de serviço ou produto, o que já ocorreu com a Bombril, a Maizena e a Danone, por exemplo.

Essas associações agem a favor do negócio tornando essas organizações menos dependentes de fatores como preço, condições de pagamento, campanhas e promoções. Instantaneamente insere-se uma forte lembrança nas pessoas que pode ser facilmente resgatada com pouquíssimos estímulos.

Sendo assim, investir em estratégias e soluções que fortaleçam o brand awareness da sua empresa é um requisito para que ela consiga crescer. Quer saber como isso pode ser feito? Continue lendo e veja as dicas que preparamos!

O que é brand awareness?

O brand awareness pode ser entendido como uma espécie de indicador que esclarece o quanto uma determinada marca é reconhecida e recordada por seus consumidores, e como a empresa é associada aos produtos ou serviços que comercializa.

Nesse cenário temos o share of mind, que é a participação de uma marca, empresa ou produto na memória das pessoas, uma métrica que pode ser obtida com levantamentos estatísticos realizados a partir de estudos e monitoramento de clientes. As marcas que surgem como a primeira opção na mente das pessoas são conhecidas como top of mind.

É claro que tentar roubar esse “estrelato” de grandes marcas nacionais e mundiais é um objetivo um tanto improvável para os pequenos e médios negócios, entretanto, elevar o brand awareness de uma empresa pode trazer vários outros benefícios, como maior notoriedade em um nicho ou mercado e maiores chances de se diferenciar da concorrência.

Outro ponto importante é que essa também é uma maneira de mensurar a eficácia do trabalho de branding realizado pelo negócio e identificar pontos críticos que carecem de ajustes ou reestruturação.

Lembre-se que de nada adianta ter uma imagem organizacional conhecida se ela estiver vinculada a aspectos negativos ou se seus conceitos contradizem os valores que a empresa em questão deseja transmitir. Diante de uma situação como essa, a única saída é investir em uma boa campanha de reposicionamento, o que certamente implicará em custos significativos.

Quais as diferenças entre brand awareness e brand equity?

O brand awareness é frequentemente confundido com outro conceito que, embora esteja relacionado ao tema, apresenta várias características diferentes, o brand equity (ou valor da marca).

Em linhas gerais, ambos estão relacionados à força da marca, porém, o brand awareness diz respeito à percepção do consumidor sobre ela, enquanto o brand equity, embora também englobe valores intangíveis, considera também aspectos tangíveis da marca.

Sendo assim, o brand awareness trabalha a percepção do consumidor, ou seja, a maneira como ele interpreta as características e o posicionamento de uma empresa. Por outro lado, o brand equity refere-se ao valor agregado de um produto ou serviço, o que, entre outros fatores, determina o preço que as pessoas estão dispostas a pagar pela marca.

Temos, então, marcas fortes, como Google e Facebook, sendo ótimos exemplos de brand awareness, pois seus produtos são capazes de traduzir o mercado em que atuam. Já a enorme valorização de suas plataformas digitais, YouTube e Instagram, que foram adquiridas por bilhões de dólares, ilustra o papel do brand equity.

No entanto, é possível perceber que os dois conceitos se entrelaçam e podem determinar uma decisão de compra. Se duas empresas, por exemplo, apresentam o mesmo nível de brand awareness, é provável que o cliente opte pela marca com maior nível de brand equity, ou seja, aquela com maior percepção de valor agregado.

Qual a importância do brand awareness para o sucesso de um negócio?

Adiante, separamos uma lista com as principais vantagens de investir em estratégias para fortalecer a consciência de marca. Confira!

Aumento no valor de mercado e nas vendas

Uma empresa com um brand awareness positivo tende a ver o seu valor aumentar, além de poder realizar vendas mais facilmente. Em especial se for relacionada a fatores como credibilidade, ética e respeito pelos consumidores.

Uma boa consciência de marca também serve como critério na hora do cliente escolher entre dois produtos, especialmente se houver maior identificação com os valores de um deles.

Outro ponto a destacar é que, antes mesmo de o consumidor sair de casa, ele poderá pensar no seu produto, o que o coloca na dianteira em relação aos demais, principalmente das marcas menos conhecidas.

É muito comum que o cliente analise determinada marca primeiro para depois pesquisar as demais. No entanto, se houver um preço ou alguma condição que ele julgue favorável, é provável que ele tome a decisão de compra imediatamente, sem a necessidade de verificar outras opções.

Otimização dos investimentos em divulgação

Após a marca se tornar conhecida, ela terá a oportunidade de analisar seus resultados e empregar seus recursos de uma maneira mais eficiente.

Ela conseguirá, por exemplo, planejar campanhas e ações que agreguem valor a seus produtos e que associem sua marca a questões sociais importantes, fortalecendo sua identidade perante o público.

Ampliação do alcance da marca

Um dos grandes benefícios dos brand awareness é a sua capacidade de transformar clientes em verdadeiros fãs disseminadores da marca.

Quando as pessoas se identificam com os seus valores, elas tendem a falar bem da empresa para seus familiares, amigos e conhecidos, uma verdadeira prova de devoção ao trabalho realizado por sua equipe.

Como o marketing digital pode contribuir para alavancar a brand awareness e quais métricas utilizar?

Provavelmente você deve ter percebido que medidas como o brand awareness e o brand equity são obtidas a partir da análise de vários fatores abstratos, o que compromete a precisão dos dados apresentados. Entretanto, é justamente nesse “ponto fraco” da estratégia que o marketing digital surge como um grande aliado.

Diferentemente das mídias tradicionais, na internet é possível gerar dados com muita facilidade e em tempo real, e existem milhares de ferramentas disponíveis para realizar esse monitoramento e analisar a interação dos usuários com as marcas.

Tratando especificamente do brand awareness, as redes sociais ocupam um papel de destaque, seguidas pelos blogs corporativos e portais especializados de cada mercado. Nessas plataformas, as empresas têm a oportunidade de se comunicar diretamente com seus consumidores, educá-los e engajá-los a partir da publicação de conteúdo relevante.

É claro que o sucesso das campanhas depende de estudos e discussões muito bem elaborados, assim como a adoção de estratégias muito bem alinhadas com o perfil e as preferências do público da marca.

Iniciadas as ações de atração, promoção e relacionamento nas plataformas digitais, algumas métricas muito importantes devem ser consideradas em seu monitoramento. Confira quais são elas a seguir!

Visitas no site

Se a sua empresa está começando a criar uma presença online, o tráfego gerado em seus canais próprios (site, blogs e apps oficiais) é uma métrica importante para garantir que seu conteúdo realmente está ganhando visibilidade.

Entretanto, precisamos tomar cuidado com esse tipo de dado. Observe que não basta conseguir meros visitantes ou seguidores para a sua marca, essas pessoas precisam ter o perfil do consumidor que você procura, caso contrário, os seus esforços jamais se refletirão em resultados concretos.

Um site movimentado não necessariamente é um site de sucesso. Sendo assim, preocupe-se mais com a qualidade do seu tráfego do que com a quantidade, e otimize seu conteúdo constantemente para providenciar melhorias nesse sentido.

Volume de buscas em mecanismos de pesquisa

Falando em conteúdo, lembre-se de que os usuários da internet são orientados por mecanismos de busca, como Google, Bing e Yahoo, portanto, de nada adianta criar peças belíssimas se elas não aparecem nos resultados de pesquisa.

Seu conteúdo precisa atender aos interesses da sua audiência, mas também deve ser configurado para ter um bom rankeamento, o que envolve um plano bem elaborado de SEO (otimização para motores de buscas).

Feito um bom trabalho nesse quesito, você verá as visitas no seu site aumentarem nos relatórios gerados por suas ferramentas de monitoramento (o Google Analytics é a mais famosa delas) de acordo com o volume de buscas para as palavras-chave que você ranqueia.

Menções da marca nas redes sociais

Entre várias outras vantagens, as redes sociais permitem que as organizações se apresentem e se comuniquem com seus consumidores, tal como eles fazem com seus amigos. Essa é uma chance única de se aproximar dessas pessoas e criar um relacionamento.

Marcas muito conhecidas e prestigiadas na internet são frequentemente mencionadas em postagens, comentários e mensagens nas redes sociais, e a boa notícia é que também podemos monitorar essas informações com a ajuda de softwares online.

É claro que é imprescindível que essas menções sejam positivas, mas, de maneira geral, elas são uma prova de que um bom trabalho em brand awareness está sendo realizado.

Alcance das publicações online

O alcance das publicações nas redes sociais é um fator importante para estabelecer a eficácia das campanhas realizadas, mas merece um pouco de atenção das empresas atualmente. Nos últimos anos, a maioria das plataformas digitais limitou o alcance orgânico das páginas e perfis corporativos para incentivar o investimento em campanhas pagas.

Isso significa que, diferentemente dos motores de busca em que o ranqueamento “natural” ainda é muito efetivo, nas redes sociais a aplicação de valores é praticamente uma necessidade para obter bons retornos.

Por outro lado, vale ressaltar que publicações impactantes ou extremamente relevantes costumam ser compartilhadas espontaneamente por mais pessoas, principalmente quando o autor é uma marca reconhecida. Nesse caso, temos mais um indicador importante dentro desse contexto, que é o buzz, a velha publicidade espontânea.

Reputação em sites de avaliação

Os sites de comparação de preços e avaliação de serviços estão em alta, tal como os portais especializados em denúncias e reclamações. O sucesso desses empreendimentos se deve a um fenômeno conhecido no marketing como prova social.

Naturalmente, as pessoas tendem a confiar mais em opiniões de consumidores reais do que em ações publicitárias ou institucionais. Sendo assim, as empresas que prestam bom atendimento e entregam produtos de qualidade são promovidas instantaneamente nessas plataformas e elevam sua autoridade com muita facilidade.

Praticamente todos os sites e redes sociais atualmente disponibilizam espaços para avaliações e é importante que uma marca seja bem mencionada em todos eles.

Por outro lado, reclamações e comentários indesejáveis também são muito úteis para identificar problemas. Se a sua empresa está sendo criticada em algum aspecto, talvez essa seja uma oportunidade de admitir a falha abertamente e providenciar as melhorias necessárias, deixando claro que está comprometida em prestar um ótimo serviço.

Quais as melhores estratégias para alcançar esse objetivo?

Além do marketing digital, muitas outras iniciativas podem ajudar sua empresa a construir uma identidade e uma personalidade positiva para sua marca. A seguir, listamos algumas estratégias que podem contribuir para um excelente brand awareness. Confira!

Defina os valores que deseja relacionar à marca e seus produtos

Com base em valores bem-vistos pelos consumidores e que possam gerar identificação, torna-se possível fortalecer o brand awareness. Por exemplo, nas mídias sociais, conforme dados da Sprout Social, as pessoas compram de negócios que transparecem honestidade (86%) e que são amigáveis (83%) e, também, úteis (78%).

Por falar em utilidade, esse fator é essencial para que uma marca seja ativada na mente das pessoas e, assim, possa ser conectada às emoções e imagens que contribuem com a sua lembrança.

Invista em brand experience

Para fortalecer a consciência de marca na mente das pessoas, é importante investir em abordagens que geram sensações, sentimentos e experiências especiais com a empresa ou com seus produtos. Nesse ponto, o brand experience (experiência de marca) é fundamental.

Ele envolve ações que possibilitam alcançar todos os sentidos dos consumidores e gerar momentos únicos em conjunto com a empresa. Um bom exemplo são os catálogos de perfumes que trazem um pouco dos aromas em suas páginas.

A cor e o design da logo são capazes de gerar sensações nas pessoas também. Se ela quiser ser ligada a causas ambientais, por exemplo, o verde é uma boa sugestão. Esses detalhes não parecem muito importantes, mas são. A cor é capaz de aumentar o reconhecimento da marca em até 80%.

Realize, patrocine ou participe de eventos

Uma boa dica para melhorar o reconhecimento de marca é realizando ou patrocinando eventos ligados ao seu setor. A Red Bull, por exemplo, patrocina eventos esportivos radicais no mundo todo. Empresas de automóveis marcam presença em competições de automobilismo, como a Fórmula 1.

A Copa do Mundo de Futebol conta com inúmeros patrocinadores, incluindo regionais. Há, ainda, congressos de nicho que podem receber ajuda financeira do seu negócio em troca de visibilidade da marca.

Além de divulgar seus produtos, você terá uma vantagem adicional: a correlação entre os valores do evento e a sua marca. No caso do esporte, você será capaz de atrair fãs ou praticantes de diferentes modalidades.

Se patrocinar eventos ambientais, pessoas que são engajadas na proteção do meio ambiente podem se identificar com a sua empresa. Dessa forma, seu reconhecimento aumenta paralelamente aos valores que passam a ser vinculadas a ela.

Invista em live marketing

Você também pode investir em live marketing, ou seja, em ações com interações “ao vivo” com o público. A Ferrero Rocher, por exemplo, colheu um resultado surpreendente com a sua exposição de ovos gigantes. Além de chamar a atenção com obras de arte produzidas por artistas renomados, a campanha também realizou uma ação social importante.

Por fim, vale destacar que o brand awareness vai além do simples reconhecimento da marca, ele também envolve os valores que são relacionados a ela e a empatia criada pelo público. Portanto, não há dúvidas de que vale à pena adotar essa estratégia em sua empresa se deseja torná-la mais respeitada e lembrada por seus consumidores.

Neste artigo você entendeu a importância do brand awareness para os negócios, mas isso é só o começo. Nosso conteúdo não para e você pode acompanhar tudo de pertinho nos seguindo nas redes sociais. Te esperamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

Saiba que isso está ligado ao brand awareness (consciência de marca) e que, ao reforçá-lo, seu negócio será capaz de depender menos de itens como preço, condições de pagamento, promoções etc. para vender.

Como exemplos, temos empresas como Coca-Cola, Apple, Ferrari e tantas outras que são facilmente reconhecidas — às vezes apenas ao vislumbrar suas cores ou logotipos.

Algumas chegam ao ponto de suas marcas serem sinônimos dos produtos que vendem, como já ocorreu com o Bombril, a Maizena e a Danone. Nesse ponto, a lembrança do cliente age em favor do negócio, contribuindo para as vendas.

Investir em estratégias e soluções que fortaleçam o brand awareness da sua empresa é um requisito para que ela consiga crescer. Quer saber como isso pode ser feito? Continue lendo e veja as dicas que preparamos!

O que é brand awareness?

Consciência de marca é uma espécie de indicador sobre o quanto ela é reconhecida e lembrada por potenciais clientes, estando associada a um produto. Ela permite avaliar o quanto as organizações são ligadas aos bens que comercializam.

Uma forma de elevar o brand awareness é fazendo com que a marca obtenha maior notoriedade, além de diferenciá-la da concorrência. Aliás, ela também é uma maneira de mensurar se a gestão da marca gera bons resultados.

No entanto, embora seja positiva, vale uma ressalva: não adianta ter uma imagem organizacional conhecida se ela é vinculada a valores diferentes do que a empresa deseja ou até a aspectos negativos.

Recentemente, operações de combate à corrupção envolveram diversas empresas, muitas das quais bastante famosas, o que resultou nelas sendo ligadas a fatores negativos. Isso pode ser desastroso para a gestão e para o desempenho de um negócio.

Qual a importância do brand awareness para o sucesso de um negócio?

Adiante, separamos uma lista com as principais vantagens de investir em estratégias para fortalecer a consciência de marca. Confira!

Aumento no valor de mercado e nas vendas

Uma empresa com um brand awareness positivo tende a ver seu valor aumentar, além de poder realizar vendas mais facilmente. Em especial, se for relacionada a fatores como credibilidade, ética, respeito pelos consumidores etc.

Uma boa consciência de marca também serve como critério na hora do cliente escolher entre dois produtos, especialmente se houver maior identificação com os valores de um deles.

Outro ponto a destacar é que, antes mesmo de o consumidor sair de casa, ele poderá pensar no seu produto, o que o coloca na dianteira em relação aos demais, principalmente marcas não conhecidas.

Aliás, o cliente primeiro poderá ir na sua mercadoria para depois pesquisar as demais. Se houver um preço ou alguma condição que ele julgue favorável, é grande a possibilidade, nesse momento, de ele comprá-lo — sem precisar conferir os demais.

Otimização dos custos de divulgação

Após a marca se tornar conhecida, obtendo um brand awareness positivo, ela poderá aproveitar melhor seu orçamento de marketing. Afinal, não precisará investir tanto na divulgação propriamente dita.

Ela conseguirá planejar campanhas e ações que agreguem valor a seus produtos e que a tornem ligada a valores sociais e ambientalmente corretos. Desse modo, fortalece sua identidade empresarial.

Ampliação do alcance da marca

Uma organização com boa consciência de marca sobre seus produtos pode gerar o chamado “marketing boca a boca”.

Quando pessoas se identificam com os seus valores, elas tendem a falar bem da empresa para seus familiares, amigos, contatos etc. Em tempos de redes sociais, isso pode ajudar o negócio a se tornar cada vez mais conhecido.

Quais as melhores estratégias para alcançar esse objetivo?

Para reforçar essa consciência, é importante construir uma identidade e uma personalidade positiva para a marca. A seguir, listamos algumas estratégias que podem contribuir para um excelente brand awareness. Confira!

Defina os valores que deseja que sejam ligados à marca e aos produtos

Com base em valores bem-vistos pelos consumidores e que possam gerar identificação, torna-se possível fortalecer o brand awareness. Por exemplo, nas mídias sociais, conforme dados da Sprout Social, eles compram de negócios que transparecem honestidade (86%) e que são amigáveis (83%) e úteis (78%).

Por falar em utilidade, esse fator é essencial para que uma marca seja ativada na mente das pessoas e, assim, possa ser conectada a emoções e a fatores que ajudem-na a ser lembrada.

Invista em brand experience

Para fortalecer a consciência de marca na mente das pessoas, é importante investir em abordagens que geram sensações, sentimentos e experiências especiais com a empresa ou com seus produtos. Nesse ponto, brand experience (experiência de marca) é fundamental.

Ele envolve ações que possibilitam alcançar todos os sentidos dos consumidores e momentos únicos em conjunto com a empresa. Por exemplo, os catálogos de perfumes que trazem um pouco dos aromas nas páginas, permitindo alcançar o olfato das pessoas.

A cor e o design da logo são capazes de gerar sensações nas pessoas também. Se ela quiser ser ligada a causas ambientais, o verde quase sempre está presente. Aliás, a cor é capaz de aumentar o reconhecimento da marca em até 80%.

Realize, patrocine ou participe de eventos

Uma boa dica para melhorar o reconhecimento de marca é realizando ou patrocinando eventos ligados ao seu setor. Por exemplo, a Red Bull patrocina eventos esportivos radicais no mundo todo. Empresas de automóveis marcam presença em competições de automobilismo, como Fórmula 1.

A Copa do Mundo de Futebol conta com inúmeros patrocinadores, incluindo regionais. Há, ainda, congressos de nicho que podem receber ajuda financeira do seu negócio em troca de visibilidade da marca.

Além de divulgar seus produtos, você terá uma vantagem adicional: a correlação entre os valores do evento e a sua marca. No caso do esporte, você será capaz de atrair fãs ou praticantes de diferentes modalidades.

Se patrocinar eventos ambientais, pessoas que são engajadas na proteção do meio ambiente pode se identificar com a sua empresa. Dessa forma, seu reconhecimento aumenta paralelamente aos valores que passam a ser vinculadas a ela.

Invista em live marketing

Você também pode investir em live marketing, ou seja, em ações com interações “ao vivo” com o público. Por exemplo, ao promover oficinas nos eventos da empresa, como ocorreu com a Ferrero Rocher, que realizou uma exposição de ovos gigantes para a qual convidou 10 renomados artistas nacionais para decorar 10 ovos gigantes. Após isso, eles foram leiloados em prol da Ong Banco de Alimentos.

Por fim, vale destacar que brand awareness vai além do simples conhecimento da marca, pois envolve os valores que são relacionados a ela e a identificação gerada com o público.

Portanto, vale apenas adotar essa estratégia em sua empresa se deseja torná-la mais bem-vista com os seus consumidores.

Agora que você já sabe da importância da consciência de marca, compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que seus contatos também saibam o mesmo!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-