Veja como promover uma campanha novembro azul

campanha novembro azul
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Realizar uma campanha novembro azul em sua empresa é uma excelente forma de conscientizar os colaboradores e ainda reforçar os valores internos. De fato, ao aderir as ações relacionadas aos cuidados com a saúde masculina, as estratégias de relacionamento são renovadas e seu negócio será visto como um incentivador de causas nobres.

O principal objetivo do movimento é alertar os homens sobre a importância dos exames preventivos contra o câncer de próstata. Ao fazer isso de maneira que dialogue com sua audiência, fica muito mais simples criar engajamento com impactos positivos que perpetuam durante muito tempo.

Quer saber mais? Vamos mostrar como promover uma campanha novembro azul de sucesso. Acompanhe!

Saiba como surgiu o novembro azul

A campanha começou em 2003, na Austrália, quando alguns amigos deixaram o bigode crescer para conscientizar sobre a importância de cuidar da saúde masculina. O grupo, que contava com cerca de 30 pessoas, criou a organização sem fins lucrativos Movember Foundation, para auxiliar nas pesquisas e na arrecadação de fundos para os tratamentos.

Com o passar do tempo e o aumento significativo de homens diagnosticados com câncer de próstata, o movimento atualmente é realizado em mais de 20 países logo depois do outubro rosa, que incentiva a realização dos exames relacionados ao câncer de mama. Durante todo o mês de novembro, os homens são incentivados a deixarem o bigode crescer e as mulheres a vestirem azul como uma forma de apoiar a causa.

Conheça a importância do movimento

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre os anos de 2018 e 2019 os números de diagnósticos no Brasil seriam de 68.220 casos . Os tumores de próstata são a segunda maior causa de mortes por câncer entre homens, perdendo apenas para o câncer de pulmão.

Ou seja, a cada 41 homens, 1 morrerá de câncer de próstata. Apesar de ser uma doença extremamente grave, a maioria das pessoas que descobrem precocemente conseguem aplicar tratamentos bem sucedidos. Por esse motivo, a importância da campanha é reforçada, já que a simples atitude de procurar um médico pode ser determinante para salvar vidas.

Desde o início do movimento, os números de arrecadação foram de 580 milhões de dólares ao redor do mundo. Toda essa verba ajudou a financiar mais de 770 projetos e tratamentos que envolvem a saúde masculina de modo geral.

Aprenda como promover uma campanha do novembro azul

No Brasil, a primeira campanha de novembro azul aconteceu em 2008. Entre as principais atividades conscientizadoras do período, está a oferta de exames de próstata gratuitos e a distribuição de informações importantes para preservar a saúde masculina.

O principal objetivo, no entanto, é ajudar a quebrar o preconceito relacionado ao exame de toque. Muitos homens se sentem constrangidos em deixar os médicos realizarem o exame e, por isso, evitam ao máximo participar da campanha.

Dessa maneira, quanto mais estimulo em relação aos cuidados com a saúde forem realizados no ambiente de trabalho e na vida social, melhores serão os resultados em longo prazo. Sem contar que ao investir nesse tipo de ação, seu negócio se destaca no mercado pelo caráter positivo da iniciativa. Veja, a seguir, dicas de como promover uma campanha do novembro azul!

Ofereça palestras

Um dos principais problemas que afastam os homens dos consultórios médicos é acreditar que estão imunes a qualquer doença. O câncer costuma ser bastante silencioso ao se desenvolver no organismo e só apresenta sintomas quando já está em está mais avançado. Na prática, a desinformação é a maior vilã da saúde masculina.

Pensando nisso, tirar um tempo do horário de trabalho para que os colaboradores participem de uma palestra com um médico urologista é uma estratégia que traz excelentes resultados. Quando um especialista apresenta dados sobre o assunto, o impacto de incentivo tende a ser significativo.

Esse tipo de campanha vale também para clientes e outros convidados que possam gerar networking. Assim, quanto maior for o alcance, maiores são as chances de criar uma imagem relacionada ao marketing social.

Distribua brindes

Os brindes representam um lembrete constante da importância da campanha. Então, o melhor caminho, nesse caso, é escolher itens que sejam úteis e conscientizadores. Eles podem tranquilamente entrar ao final da palestra como uma forma de agradecer pela participação e divulgar de maneira genuína o incentivo a campanha.

Além disso, mesmo que não pareça em um primeiro momento, a mensagem reforçada constantemente pelo brinde será determinante na decisão de procurar um médico. Conheça, abaixo, algumas sugestões:

  • carregadores portáteis azuis com a logo da campanha;
  • toalhas de rosto personalizadas;
  • ecobags;
  • réplicas de caixas de remédio com chicletes ou doces;
  • travesseiros de viagem;
  • kits de higiene;
  • garrafas térmicas.

Faça o dia do azul

Assim como acontece com o outubro rosa é fundamental que a empresa incentive seus colaboradores a realizar o exame de toque. Dentro dessa proposta, crie o dia do azul durante o mês de novembro e peça que todos compareçam ao trabalho com peças de roupa com essa tonalidade.

Vale também fazer uma decoração temática e espalhar cartazes com números relacionados aos casos diagnosticados precocemente. Em uma situação como essa, mostrar o lado positivo se mostra indispensável para que todos participem.

Lembre-se que essa experiência é uma forma de reforçar o posicionamento da empresa, seus valores e o relacionamento de confiança com os funcionários. Caso seja possível, uma boa ideia envolve fazer parcerias com clinicas especializadas para que os funcionários possam se consultar gratuitamente ou com valores mais acessíveis.

Promova a arrecadação de chapéus

Muitos homens perdem os cabelos por conta do tratamento contra o câncer de próstata. Em função disso, as instituições envolvidas em causas de saúde fazem campanhas de arrecadação de chapéus para conscientizar sobre a doença e ainda melhorar a autoestima de quem enfrenta o doloroso processo.

Use todo o material selecionado para falar com os colaboradores como uma maneira de ajudar essas organizações e pedir doações. Como resultado, todos ficam impactados com uma forma tão singela de ajudar e compreendem a importância de se prevenir adequadamente.

Agora você já sabe como promover uma campanha novembro azul em sua empresa. O mais importante é realizar um trabalho que tenha a ver com os os valores internos e converse diretamente tanto com os funcionários, quanto com os clientes. Por isso, contar com a ajuda de uma agência especializada é fundamental para alcançar bons resultados em diferentes vertentes.

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