Campanha Outubro Rosa: como promover ações temáticas na sua empresa?

campanha outubro rosa
7 minutos para ler

A campanha outubro rosa ganha cada vez mais força no Brasil devido ao seu caráter de prevenção contra o câncer de mama. Ao conscientizar mulheres sobre a importância de realizar os exames para conseguir um diagnóstico precoce da doença, as chances de evitar um quadro mais grave e se curar são extremamente altas.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença é a que mais atinge mulheres em todo o mundo. Por isso, se posicionar positivamente faz muita diferença no universo corporativo que percebe de maneira diferenciada os resultados do marketing social quando criado corretamente.

Quer saber mais? Mostraremos, neste texto, como você pode promover ações temáticas em sua empresa e conscientizar os seus funcionários sobre a importância da prevenção. Acompanhe!

Conheça o Outubro Rosa

Você certamente já ouviu falar sobre a campanha do Outubro Rosa. Seja nas grandes mídias ou por meio de programas de conscientização, cada vez mais as empresas se envolvem com essa questão por conta da necessidade de se mostrar uma voz atuante em campanhas de destaque.

Durante todo o mês, instituições oferecem programas gratuitos para realizar mamografia e diagnosticar a doença precocemente. Esse movimento acontece anualmente desde a década de 90, e seu nome se refere a cor do laço usado como referência de prevenção. Com isso, fica claro para todos que descobrir qualquer indício da doença precocemente ajuda a encontrar a cura por evitar que metástases se espalhem pelo organismo.

Promova palestras sobre o câncer de mama

O primeiro passo para conscientizar seus colaboradores é mostrar que a empresa tem um posicionamento social fortalecido em valores positivos. Para isso, monte um cronograma de palestras com nomes influentes e, até mesmo, mulheres que enfrentaram de frente a luta contra o câncer.

Esses exemplos evidenciam que esse tipo de situação pode acontecer com qualquer pessoa e que a prevenção é o único modo de incentivar a abordagem natural. Ainda que seja um assunto debatido durante todo o mês, existe um grande medo de se submeter ao exame ou até constrangimento de deixar um médico tocar suas mamas.

Assim, se torna muito importante que a empresa incentive as funcionárias a fazerem o autoexame e a mamografia. A partir da elaboração de um projeto voltado ao conteúdo de qualidade, fica mais fácil buscar novas perspectivas e a imagem do seu negócio no mercado de atuação ganha em credibilidade por conta da experiência segmentada.

Ajude uma ONG ou coletivo

Muitas empresas são famosas por contribuir com iniciativas filantrópicas. Dessa maneira, atrelar sua imagem a contribuição de uma causa tão importante humaniza as decisões da gestão. Procure uma ONG que ajuda mulheres durante o tratamento ou um coletivo ativo na mesma proposta para gerar mais engajamento na equipe de trabalho.

Sim! Pode até não parecer à primeira vista, mas as decisões que giram em torno de boas causas contam muitos pontos na visão geral. O grande diferencial é que esse clima positivo de conscientização pode se estender aos outros meses do ano e estimular o sucesso do trabalho em equipe junto da satisfação de contribuir com uma empresa cheia de valores.

Estimule a doação de cabelos

A doação de cabelos para servir na construção de perucas é uma prática muito bonita que ganha um grande estimulo no mês de outubro. Por este, montar uma campanha direcionada entre seus funcionários desenvolve o clima positivo e mostra a percepção de todos em relação as necessidades de pessoas que enfrentam problemas de saúde graves.

O time de marketing deve ficar por dentro do perfil dos colaboradores para criar uma estratégia de conscientização natural. Na prática, uma boa ideia é fazer uma parceria com um salão de beleza que possa mandar seus profissionais aparar as madeixas da equipe no local de trabalho.

Essa deixa se torna perfeita para estimular as doações em um dia que pode ser considerado temático em relação a importância do Outubro rosa. Monte uma programação com palestras, depoimentos e oficinas que reforçam o relacionamento de confiança tanto entre a instituição e seus colaboradores quanto com os clientes.

Invista na iluminação externa

Ao adotar a campanha Outubro Rosa, você precisa se preocupar também em externar isso de forma eficiente. Claro que não é nenhum pouco ético sair anunciando as contribuições financeiras. por exemplo. Porém, para engajar os colaboradores 100% e abrir novas oportunidades no mercado é indispensável adotar uma iluminação especial.

Avalie cuidadosamente a fachada da empresa e durante o mês de outubro providencie luzes rosas que possam ser vistas de longe. Apesar de ser um gesto relativamente simples, atraí atenção na medida certa e ainda estimula o público a divulgar genuinamente nas redes sociais.

Outro ponto importante é trazer uma decoração adaptada sempre que for implementar alguma ação temática sobre o assunto no ambiente de trabalho. Estabeleça o dia do rosa no traje para que todos entrem no assunto antes mesmo da abordagem de conteúdo.

Entregue brindes personalizados

Os brindes personalizados são uma excelente estratégia para trazer o Outubro Rosa de maneira eficiente ao dia a dia dos funcionários. Ao serem presenteados com itens que são, ao mesmo tempo, úteis e conscientizadores da importância de preservar a saúde feminina, todos os envolvidos guardam a data com mais carinho.

Por precisar alcançar colaboradores homens e mulheres, você deve pensar fora da caixinha na hora de atender as preferências de cada um. Sem contar que existe ainda a possibilidade de alcançar os familiares do time que são o público-alvo das campanhas conscientizadoras, como mães, esposas, irmãs e amigas. Veja, a seguir, dicas de brindes:

  • canecas personalizadas;
  • carregadores portáteis;
  • camisetas com o símbolo da campanha;
  • kits de higiene;
  • porta retrato magnético;
  • caixa de maquiagens ou porta escova de dentes;
  • ecobags e mochilas;
  • chocolates e doces;
  • porta celular;
  • kit de banho.

O mais importante, em uma situação como essa, é investir na qualidade dos brindes que levam o nome da sua empresa para criar associações positivas. Pense bem, se só de receber algo que quebra no dia seguinte, você já questiona a seriedade de uma marca, imagine só um produto ligado a um movimento tão importante feito de qualquer jeito.

Seria inaceitável, não é mesmo? Por esta razão, faça o planejamento relacionado aos brindes com bastante antecedência e estude as preferências do público. Só assim será possível conseguir bons resultados rápidos no momento de associar a imagem de sua empresa as grandes causas sociais.

Pronto! Agora você já sabe como promover a campanha outubro rosa em sua empresa. Além de apoiar uma causa muito importante de saúde, ela ainda interfere diretamente no relacionamento entre seus funcionários e os motiva a conquistar melhores resultados no dia a dia de trabalho.

Gostou das informações deste artigo? Então, leia agora mesmo sobre o que é storytelling e saiba como encantar seus clientes.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-