Qual a importância da criatividade estratégica nas campanhas de marketing?

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A criatividade estratégica está diretamente ligada ao marketing criativo, que é responsável pelas ações que verdadeiramente impactam o público e interferem nas decisões de compra. Saiba que trabalhar com um olhar diferenciado na hora de colocar uma marca em evidência vai muito além do orçamento disponível ou do planejamento.

O grande segredo, nesse caso, está na união do conhecimento do mercado, em relação as preferências dos consumidores e das possibilidades disponíveis. Só assim será possível se destacar entre os concorrentes a partir de planos traçados com os recursos disponíveis em diferentes etapas da construção de uma ideia.

Quer saber mais? Mostraremos a importância da criatividade estratégica nas campanhas de marketing. Acompanhe!

Alinha criatividade e a estratégia da empresa

Atualmente, criatividade e marketing já são praticamente sinônimos. Por esse motivo, a estratégia criativa, na prática, acontece quando é necessário usar os recursos que tem, especialmente quando não percebe que estão disponíveis, para encontrar soluções de interatividade com o público, divulgação de produtos e até mesmo organizar um evento segmentado.

Ao procurar atingir um objetivo ou aproveitar uma oportunidade por meio de ações criativas, você precisa associar esse conceito de trabalho com a estratégia da empresa. Assim, fica muito mais simples se destacar da concorrência por meio de tendências que se encaixam não só com as necessidades da empresa, mas também com as preferências do seu público.

Ajuda a conhecer o potencial do negócio

Quando o time de marketing precisa encontrar soluções estratégicas, a imersão nos serviços oferecidos pela empresa é muito maior, já que as ações criativas só serão eficientes se evidenciarem os diferenciais em relação a concorrência.

Com poucos recursos financeiros para fazer uma grande campanha com inovações tecnológicas, sua empresa pode contar com a ajuda de profissionais que pensem fora da caixinha e façam a verba disponível ser mais bem aproveitada.

Como resultado, é possível destacar os pontos fortes do negócio e fazer uma autoavaliação de como aumentar a competitividade em vários setores. Sem contar que é importante considerar que, quanto maior for o entendimento do mercado de modo geral, melhor será o desenvolvimento de estratégias personalizadas e única.

Identifica o objetivo da ação

Por mais que se faça um planejamento de ações bem elaborado, você pode ter vários objetivos em um mesmo evento e acabar com dificuldades na hora de mensurar os resultados. Agora, quando a equipe usa a estratégia criativa, o objetivo pontual de cada projeto está em evidência desde o momento da primeira ideia.

Lembre-se de que o papel da comunicação envolve criar um relacionamento de confiança entre a marca e os consumidores. Dessa maneira, com metas bem traçadas, a estratégia tem relação com a maior necessidade do negócio naquele momento.

Por exemplo, se a intenção é lançar um produto, todos os esforços se voltam para encontrar as brechas deixadas pela concorrência. Assim, a linguagem adotada será completamente personalizada e aumentam-se as chances de alcançar uma audiência muito além da proposta inicial.

Ajuda na fidelização

O objetivo de todo time de marketing envolve sempre gerar a tão desejada fidelização, não é mesmo? Por isso, o primeiro passo das estratégias criativas giram em torno de criar atrativos que façam o cliente confiar na marca — ser responsivo é um dos principais segredos.

Isso porque de nada adianta criar grandes ações segmentadas se elas não tirarem as principais dúvidas de sua audiência. Lembre-se de que é preciso dar andamento no processo criativo com uma equipe bem preparada para responder perguntar, criar processos que estimulam o engajamento e fogem da abordagem tradicional.

O grande segredo está em levar seu atendimento ao cliente de maneira personalizada aos meios de mídias sociais. Dessa maneira, a sensação de proximidade permite que as pessoas se sintam cada vez mais valorizadas como consumidores.

Eventos empresariais

Com um mercado tão concorrido em diferentes segmentos reinventar o tradicional é uma forma de atrair atenção qualificada dos clientes. Essa ação passa por um período de inovação focado em proporcionar as melhores experiências alinhadas com as expectativas em relação ao serviço oferecido.

Ainda que o orçamento não seja favorável, investir em diferentes tipos de marketing deixou de ser considerado um luxo e passou a ser encarado como um verdadeiro investimento. O desafio encarado acaba motivando o time de criatividade a encontrar soluções que viabilizam por meio da tecnologia a interação sem exagerar com grandes luxos.

Conhecimento do público

Na verdade, quando se trata de eventos, especialmente, os corporativos, o que mais conta pontos no fim das contas é o conhecimento que cada empresa tem em relação ao seu cliente. Nem sempre uma máquia super tecnológico é o que o seu cliente precisa para se identificar, ao contar com especialistas com olhar direcionado, a ação se torna certeira dentro de um contexto personalizado.

Vale lembrar que um bom planejamento te ajuda bastante, porém, saber como fazer boas escolhas do que é indispensável na hora de distribuir os investimos. Logo, se a intenção é incentivar o engajamento, o marketing sensorial ou o live marketing pode ser uma excelente estratégia.

Cases de sucesso

Um bom exemplo de ações criativas e direcionadas está ligado ao trabalho da agência de Live Marketing Outra Praia. Em 2019, a edição do Meus Prêmios Nick do canal de TV Nickelodeon que contou com um desafio de slime em que os participam passagem por cinco fases diferentes para conquistar um brinquedo personalizado.

Consegue imaginar o impacto para as crianças com tantas opções da meleca verde?Outro ponto de destaque é a ação com a Ferrero Rocher que expôs 10 ovos de páscoas personalizados por artistas plásticos com o conceito de retratar o espírito da páscoa. Ao final da campanha, os ovos foram leiloados e o dinheiro arrecadado foi integralmente doado ao Banco de Alimentos, que é uma associação brasileira pioneira na colheita urbana.

Agora ficou mais fácil compreender a importância da criatividade estratégica na criação do marketing de eventos. O mais importante é usar os eventos empresariais como uma forma de transmitir ao público-alvo o conceito da empresa e os diferenciais do serviço que só quem conhece bem o mercado é capaz de evidenciar.

Gostou das dicas? Então, entre em contato com a Outra Praia e conheça soluções personalizadas para criar estratégias criativas conforme as necessidades de seu negócio.

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