O que é customer experience e como aplicá-lo em eventos?

customer experience
6 minutos para ler

A era digital transformou expressivamente o consumidor. Advindo de um histórico passivo de relacionamento com as empresas, os clientes são, hoje, parte fundamental do processo e levam sua jornada de compra extremamente a sério na hora de pautar sua opinião sobre as marcas. É por isso que é tão importante compreender o conceito de customer experience.

Sendo esse o termo em inglês para experiência do usuário, customer experience não deve fazer parte apenas do dia a dia e da jornada de compra do consumidor. Ela deve estar presente em eventos e ser levada em consideração em todo e qualquer comunicação entre organização e cliente.

Se você deseja saber mais sobre o tema, não deixe de prosseguir com sua leitura!

O que é customer experience?

De maneira geral, customer experience é a percepção — e valorização por parte das marcas — do que o consumidor pensa em relação ao que está sendo oferecido a ele. Porém, de forma mais específica, é possível falar sobre esse conceito em ativações isoladas, como eventos e produtos específicos. Para isso, são somados dados em tempo real com estratégias de live marketing e mensuradas interações online e offline.

Aplicação prática

A experiência do usuário nem sempre é consciente. Muitas vezes são utilizadas, pelas marcas, estratégias que visam colocá-las na mente do consumidor sem grandes esforços — por meio da psicologia do consumidor. Nesse momento, cores, formatos e até mesmo cheiros podem fazer a diferença. Para que haja a correta aplicação da ideia de customer experience em um evento, por exemplo, é preciso:

  • conhecer o público que irá à ocasião;
  • pesquisar quais são suas dores e necessidades;
  • buscar oferecer soluções para elas de maneira sutil e superficial — para que haja procura da marca posteriormente;
  • criar cenários e dinâmicas que tornem a experiência inesquecível;
  • encantar os presentes por meio de estratégias inovadoras;
  • utilizar-se do máximo possível de personalização ao se comunicar com os presentes e muito mais.

Ao seguir esses passos, o impacto que pode ser causado nos clientes por meio de ações voltadas para a cerimônia é expressivo. Saiba mais sobre ele a seguir.

Como a Customer Experience impacta eventos?

A customer experience impacta eventos de maneira instantânea. Uma vez unidos o marketing ao vivo, os dados obtidos sobre o evento enquanto ele acontece e a interação dos presentes com ele, é possível criar ações que gerem reações instantâneas e que são alinhadas com as demandas com consumidores.

Vantagens

Em suma, é possível criar dinâmicas e situações durante o próprio evento, oferecendo aos convidados e participantes exatamente o que eles desejam ao se basear em seus perfis, dores e necessidades. Dessa forma, diversas vantagens são obtidas, como:

  • respostas imediatas aos estímulos criados;
  • customização para atender ao cliente;
  • melhora do relacionamento entre consumidor e marca;
  • implementação de soluções em tempo real — baseadas em dados e com taxas de sucesso expressivas;
  • criação de diferencial competitivo e muito mais.

Se você deseja garantir o acesso a todos os benefícios citados é importante aplicar de maneira adequada as estratégias de experiência do usuário. Sendo assim, confira dicas abaixo.

Como aplicar customer experience nos eventos corporativos?

Para aplicar boas estratégias em eventos corporativos é preciso implementar soluções analíticas em tempo real. Esse é um processo bastante específico e que pede que as empresas efetuem uma análise pontual dos dados do público que participará da ocasião. Contudo, antes disso, é preciso seguir algumas etapas — que permitem que seja angariada o maior número de informação quanto possível.

Esclarecer quais são os valores da marca

Para que possa haver um impacto real por parte da empresa nos participantes de um evento, é fundamental que seus valores organizacionais estejam claros e disponíveis para os consumidores. Uma vez que o consumidor da atualidade faz questão de se identificar com as marcas das quais adquire produtos e serviços, é preciso ser transparente em relação à sua atuação.

Esse é, de fato, o primeiro passo para atrair público para o evento e, mais importante ainda, para saber quais experiências de marca oferecer a ele. Em seguida, é preciso saber mais sobre esse público.

Fazer pesquisas de mercado

As pesquisas de mercado são a melhor forma de escutar o que seu público tem a dizer. Essa é, na verdade, a melhor estratégia possível para aprimorar sua experiência no evento. Aplicativos, formulários online, e-mail e telefone são apenas algumas maneiras pelas quais é possível fazer isso. Algumas sugestões de questionamento incluem — além de dados pessoais básicos — expectativas, desafios e facilidades enfrentadas em seu dia a dia.

Aplicar uma pesquisa de cliente oculto

A pesquisa de cliente oculto é uma estratégia que pode alavancar ainda mais os resultados da aplicação de estratégias de experiência do usuário em eventos. Afinal, ela permite que você tenha, em registro, todos os pontos positivos e negativos de eventos realizados junto ao seu público.

Essa pesquisa envolve a contratação de profissionais que, apesar de fingirem serem participantes do evento, estão lá para anotar os acontecimentos de um evento e a resposta do público a eles. Com essas anotações em mãos, então, é possível evitar e apostar em determinadas ações.

Investir em live marketing

Finalmente, é importante ressaltar a importância do live marketing em eventos que buscam impactar a experiência de seus participantes. Sua forma de conexão com os clientes — sempre em união com muita liberdade criativa — gera diferenciais que agregam valor ao evento e à marca, resultando em maior rentabilidade e visibilidade para ela. Feiras, lançamentos, eventos corporativos, propostas de negócios e demais tipos de ocasiões são palco para ele e não devem deixá-lo de lado!

Mesmo contando com todas as dicas deste artigo, não deixe de ter em mente que customer experience não é uma ciência exata. Por isso, alguns testes devem ser feitos para que a empresa possa atingir o melhor resultado ao contar com suas estratégias, realmente tornando os eventos promovidos por ela inesquecíveis.

Se você gostou de saber mais sobre esse tema, não deixe de saber ainda mais sobre o impacto que o live marketing pode oferecer para sua empresa e curta nossa página do Facebook para se manter informado!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-