Qual a importância de celebrar o dia da consciência negra nas empresas?

dia da consciência negra
4 minutos para ler

O dia da consciência negra é uma data que ganha cada vez mais atenção dentro do universo institucional. Além de ser importante por conta do contexto histórico, também representa uma forma de posicionar sua empresa positivamente e estimular a diversidade dentro do ambiente de trabalho em diferentes vertentes.

Saiba o significado do dia da consciência negra

O dia da consciência negra, comemorado em 20 de novembro, homenageia Zumbi dos Palmares, que foi um líder do conhecido Quilombo dos Palmares, em Pernambuco. Feriado em mais de mil municípios, a data tem como objetivo principal incentivar a reflexão sobre a cultura africana e a importância dos negros no desenvolvimento histórico.

Desde de 2011, o dia da consciência negra é instituído pela Lei 12.519 em meio a semana de mesmo nome focada em extinguir qualquer tipo de discriminação racial. Outro ponto importante também está na discussão sobre o racismo velado que ainda existe em vários pontos da Brasil e as diferenças de oportunidades e ganhos no mercado de trabalho especializada.

Atitude consciente dentro das empresas

Uma data tão importante como essa é fundamental para estimular a diversidade dentro do ambiente de trabalho. O grande segredo de um gestor bem-sucedido está em reconhecer as competências de seus talentos de maneira inclusiva e partir de uma cultura organizacional engajada.

Ao empregar esse tipo de mentalidade consciente aos seus colaboradores, o clima interno se torna mais positivo e os resultados chegam em pouco tempo. Além disso, defender a diversidade no mundo corporativo é essencial na hora de abrir a mente dos profissionais para a boa convivência em relação a todo tipo de diferença.

O mais importante, independentemente do nível hierárquico, é criar um ambiente em que exista respeito acima de tudo e os colaboradores possam alcançar todo o seu potencial no dia a dia de trabalho de maneira reconhecida.

Promova palestrantes sobre o tema

O Brasil tem uma cartela muito grande de líderes negros engajados em causas sociais. Por isso, para celebrar essa data tão importante, ofereça uma palestra com um nome reconhecido no mercado que fale sobre diversidade e outros pontos importantes de desigualdade dentro do universo corporativo.

Em uma programação como essa, caso exista entre os colaboradores alguma história que envolva preconceito racial, um debate sobre o assunto pode ser estimulado.

Inclua ações afirmativas no DNA da empresa

Muitas empresas que atuam diretamente na área do marketing social acabam ficando receosas em criar ações que defendem o combate ao racismo. Esse tema tão delicado precisa ser levantado de maneira estratégica com o intuito de reforçar seus valores na área de atuação.

Para começar, as açõe afirtmativas devem fazer parte do DNA da instituição. De nada adianta querer se posicionar, justo no dia da consciência negra, se em nenhuma causa social existir apoio durante o ano.

Além de trazer orgulho aos colaboradores de vestirem a camisa, esse tipo de iniciativa ainda conta muitos pontos no posicionamento da marca em relação aos concorrentes. No fim das contas, se as vendas e parcerias aumentarem por fazer a coisa certa, a empresa se beneficia duas vezes.

Foi o que a Y&R realizou no

O Papel e Caneta

Invista em Live Marketing

A proposta de falar sobre diversidade é uma das principais tendências do momento no universo institucional. Marcas conceituadas, como Dove, Avon, C&A e Skol, promovem o estímulo ao amor próprio e as oportunidades variadas de emponderamento.

Como resultado, o público associa quase que imediatamente esse novo conceito de maneira positiva e compartilha dos mesmos valores. Todo esse posicionamento alcança resultados rápidos por meio de ações de live marketing.

O chamado marketing ao vivo abre espaço para expressar os valores internos de uma forma que dialogue diretamente com o público e estimule o relacionamento de confiança. Contratar a ajuda de uma agência especializada no assunto pode ser um verdadeiro divisor de águas para fazer de sua organização um espaço mais democrático em todos os sentidos.

Pronto! Agora você já conhece a importância do dia da consciência negra no ambiente corporativo. O mais importante é construir uma proposta de valores internos que estimule o engajamento entre os colaboradores e traga o desejo de parceira de cada vez mais clientes preocupados em mudar o mundo corporativo e verdadeiramente construir ações afirmativas inclusivas.

Gostou das informações deste artigo? Então, deixe seu comentário e nos conte uma sugestão interesse na hora de abordar o dia da consciência negra.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-