Estratégia de diferenciação: como se destacar da concorrência

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Fazer uma boa estratégia de diferenciação não é uma tarefa fácil. De fato, com tantas informações disponíveis atualmente, você precisa se destacar da concorrência com frequência, mas não se preocupe. Todo o processo começa com um planejamento detalhado que direciona as decisões de maneira simples.

Em um panorama, esse tipo de trabalho funciona como uma forma de chamar a atenção do público por conta das particularidades de sua empresa. Dessa forma, o processo envolve tanto o conhecimento sobre os interesses do mercado quanto em relação às qualidades do próprio serviço oferecido.

Quer saber mais? Vamos mostrar a seguir dicas para ter bons resultados com estratégia de diferenciação. Acompanhe!

Defina seu público-alvo

Se o objetivo de sua empresa é se diferenciar da concorrência, o primeiro passo deve ser definir o público-alvo. Afinal de contas, quando não se sabe com quem falar, as estratégias de comunicação raramente trazem algum efeito e tudo se transforma em tiros na água.

Comece o trabalho traçando um planejamento detalhado que avalie o consumidor além das questões tradicionais. Descubra seus hábitos tanto de consumo quanto de estilo de vida, preferências, média salarial e, especialmente, as necessidades em adquirir novos produtos ou serviços.

Dessa maneira, fica muito mais simples direcionar as ações de marketing bem no ponto de dor dos clientes. Sem contar que com essas informações em mãos, você consegue criar uma linguagem adequada que ajude a impulsionar as publicações nas redes sociais ou criar um relacionamento de confiança.

Divida seus consumidores em grupos

Para ter ainda mais sucesso na proposta de se aproximar dos consumidores, o melhor caminho é dividi-los em grupos. Como muitas empresas costumam ter mais de uma definição de público-alvo, esse cuidado faz muita diferença na hora de direcionar o planejamento.

Ao elaborar o processo de segmentação, a possibilidade de agregar valor ao serviço oferecido se torna grande. Saiba que hoje em dia com o avanço significativo das tecnologias, o excesso de informações está cada vez mais sobrecarregando as pessoas. Por conta disso, as marcas se relacionam de maneira superficial com seus clientes.

O grande segredo, nesse caso, está justamente em trazer algo inverso e apostar no marketing de diferenciação. Estimule a humanização da empresa com a intenção de mostrar para os consumidores que as soluções oferecidas estão disponíveis em todos os momentos. Desde uma grande compra até em situações problemáticas, como o gerenciamento de reclamações.

Invista em pesquisas de mercado

Não importa qual seja o segmento de sua empresa, ficar por dentro do mercado de atuação se torna fundamental para aumentar o retorno de lucros.

Sendo assim, esse trabalho de pesquisa mostra em qual universo estão as melhores oportunidades entre o público virtual e o físico que consome as informações transmitidas.

Ao avaliar tudo de maneira clara, você consegue ter um panorama do processo que envolve os concorrentes, as estratégias logísticas e o que faz a diferença no momento da decisão de compra.

Além disso, também se torna mais eficiente considerar os fatores do produto oferecido diante de tudo o que já existe no mesmo segmento.

Como resultado, a equipe focada no processo operacional deve se perguntar quais brechas não são supridas pelas soluções apresentadas na concorrência.

A partir disso, aumenta a possibilidade de impactar a audiência e despertar curiosidade com um super trabalho de marketing baseado em conhecimento.

Aposte em inovações

Pode até parecer uma dica batida à primeira vista, mas buscar sair da mesmice costuma ter um efeito muito positivo no relacionamento com o público em longo prazo.

Em função disso, pense fora da caixinha para surpreender conforme o perfil da audiência. Apostar em inovações tende a custar um pouco mais do que as estratégias habituais, no entanto, quando o retorno aparece, tudo se transforma em investimento.

Claro que não é preciso extrapolar o orçamento, mas alinhar criatividade com algo que tenha relação com a proposta da empresa já impacta significativamente. O mais importante está em mostrar o quanto você conhece seu público e que está disposto a sair da zona de conforto apresentada até hoje.

Tenha atenção com o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um braço importante do marketing de diferenciação na hora de conquistar o público sem ser invasivo. Por isso, traga o conceito para dentro de sua estratégia com a intenção de gerar conteúdo relevante. Essa medida costuma mostrar de forma clara como consolidar o serviço oferecido e engajar os potenciais clientes.

Tenha em mente que tudo faz parte de um verdadeiro ciclo interligado. Ou seja, esse plano de ação traz resultados quando bem executado e alinhado diretamente com as informações levantadas com a segmentação dos clientes. Sem contar que existem inúmeras formas de divulgar o conteúdo para que a audiência se sinta identificada.

Conheça o trabalho da concorrência

De nada adianta elaborar um planejamento repleto de ações tecnológicas ou investir em propostas caras, como uso da realidade virtual, se não for novidade ao seu público. Para estar sempre um passo a frente se torna indispensável conhecer bem as estratégias da concorrência.

Isso mesmo! Boa parte do trabalho de marketing envolve ficar por dentro da abordagem de outras empresas do mesmo setor. Assim, ao coletar os dados com um olhar profissional sobre o assunto, fica mais fácil se colocar no lugar do consumidor para descobrir como se relacionar de maneira próxima.

Ofereça preços diferenciados

Mesmo que seus produtos sejam de extrema qualidade, quem nunca realizou nenhuma compra, com certeza, vai ser atraído inicialmente pelo preço.

Por esse motivo, coloque no calendário de marketing o máximo de promoções possíveis para ganhar credibilidade diante de um novo nicho de interesse.

Entretanto, tenha cuidado no momento de elaborar a ação, já que clientes satisfeitos tendem a voltar a comprar no mesmo lugar mesmo com preços mais caros.

Agora, se a experiência não for realmente vantajosa, o efeito pode ser completamente contrário e a primeira impressão ganha um contexto negativo.

Pronto! Agora você já sabe como fazer uma estratégia de diferenciação eficiente. Lembre-se que se destacar no mercado de atuação exige um trabalho minucioso focado nas preferências do público. Só assim será possível conquistar engajamento em longo prazo e aumentar o retorno de lucros.

Gostou das informações deste artigo? Então, leia também sobre como fazer um planejamento de marketing eficiente em 2019.

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