Confira 7 dicas para produzir um evento para crianças impactante

evento infantil: mulher negra fazendo o planejamento
6 minutos para ler

Produzir um evento para crianças exige alguns cuidados especiais. Além de ser um público que exige criatividade para entretê-los, existem outras questões que precisam ser levadas em consideração na hora de montar uma boa estrutura.

O grande segredo está em se preocupar com cada detalhe do planejamento de um evento para crianças, já que qualquer tipo de falha fica evidente na visão dos pais. Dessa maneira, ao acertar em cheio tanto nas atividades quanto na segurança, seu negócio ganha credibilidade e se destaca no mercado.

Quer saber mais? Vamos mostrar 7 dicas de como produzir um evento impactante para as crianças. Acompanhe!

1. Traga atrações de apelo infantil

Realizar um evento para crianças exige bastante dedicação. O primeiro passo envolve encontrar uma programação que tenha a ver com a proposta do trabalho. Afinal de contas, de nada adianta fazer algo bem estruturado sem conhecer os interesses do público.

Comece os preparativos com bastante antecedência para imergir nesse universo e pensar fora da caixinha. Desse modo, se torna mais simples agradar não só os pequenos, como também os pais, por conta do cuidado em impactar até nos mínimos detalhes.

2. Priorize o planejamento do evento infantil

Tenha em mente que sem planejamento é impossível organizar qualquer tipo de evento, desde os mais simples, como uma festa pequena de aniversário, até um congresso empresarial de grande porte. Em função disso, crie um cronograma antecipado que sirva como um verdadeiro guia direcionador do trabalho.

Então, tire as ideias da cabeça e coloque tudo no papel. O mais importante é perceber que além da disciplina, as necessidades do passo a passo da estrutura acabam surgindo de maneira quase que automática.

Por exemplo, ao definir a temática da programação, em seguida, é preciso ter um local escolhido, acomodações seguras, preocupações com a montagem e assim por diante.

3. Invista em segurança

Quando se trata de um ambiente repleto de crianças, pensar em segurança se torna fundamental. Isso porque, sem confiar no trabalho da empresa responsável pela organização, os pais não se sentem tranquilos em expôr os filhos.

Dessa forma, uma das prioridades deve ser a segurança para evitar acidentes e criar um ambiente harmonioso. Não importa qual seja o segmento do evento, existem alguns detalhes que devem ser levados em consideração. Veja os principais:

  • acessibilidade do local;
  • ruas seguras em torno;
  • sem escadarias e janelas ao alcance das crianças;
  • limpeza adequada;
  • sem fiações expostas;
  • móveis e brinquedos com materiais não tóxicos.

4. Escolha um local adequado

Como já citamos, o local onde o evento será realizado é determinante no sucesso de seu projeto. Imagine só se o responsável pela organização não calcula corretamente a capacidade da casa e deixa o espaço superlotado, sem nenhum conforto para os participantes. Seria um atestado de descuido, não é mesmo?

Para evitar esse tipo de problema, invista o orçamento de maneira certa em coisas que realmente fazem diferença na visão do público e geram credibilidade.

Coloque a escolha do espaço no projeto, como decisão número um do seu checklist. Assim, se torna muito mais simples definir a temática a ser seguida de acordo com as preferências dos pequenos.

5. Busque inspirações

Fazer sucesso com as crianças não é uma questão simples. De fato, esse tipo de público costuma ser muito sincero e abraça verdadeiramente quando algo agrada.

Por isso, se as atividades da programação deixam a desejar, com certeza, será perceptível a todos. O ponto-chave, nesse caso, está em incluir na lista de afazeres uma busca minuciosa por inspirações.

Isso mesmo! Claro que a intenção é sempre pensar fora da caixinha para se colocar um passo a frente. Porém, ficar por dentro desse universo tão alegre auxilia muito na busca por resultados positivos. Um bom exemplo de case de sucesso é O Dia de Brincar, da Nickelodeon.

O evento gratuito oferece atividades divertidas ao ar livre para que as crianças mexam o corpo e coloquem toda a criatividade em ação. A proposta, que envolve uma série de marcas patrocinadoras renomadas, coloca as famílias para interagir em meio a espaços repletos de natureza.

6. Pense em toda a estrutura

Além da segurança e de um espaço confortável, também é preciso montar uma estrutura eficiente para que as crianças se divertam. Caso seja necessário uma área só de brinquedos, tenha atenção especial com a distância segura entre as peças, calcule a altura e disponibilize monitores em cada parte do ambiente.

Outro ponto muito importante está no trabalho com fornecedores de confiança. Ao fazer eventos para o público infantil, optar por algo mais barato pode acabar saindo caro por comprometer seu nome no mercado.

Então, priorize alimentos de qualidade, equipe de montagem experiente e faça vistorias de segurança com a intenção de eliminar qualquer peça fora do lugar que possa causar um acidente.

7. Selecione os jogos e brincadeiras

Entretenimento infantil exige brincadeiras que tirem os pequenos de seu ambiente habitual e os faça explorar toda a criatividade para gastar energia. Caso tenha a ver com a temática do evento, aposte também em palhaços, shows de mágicas e personagens fantasiados.

Separe uma parte do investimento para alugar serviços de brinquedos clássicos, como pula-pula, piscina de bolinhas ou escorrega inflável.

Quando a ideia gira em torno de fazer algo diferenciado, você pode optar por reviver jogos de infância que promovem a interação entre pais e filhos em uma experiência agregadora. Veja algumas dicas:

  • amarelinha;
  • passa-anel;
  • adedonha;
  • bolinha de gude;
  • queimada;
  • cabo de guerra;
  • elástico em pé;
  • corre cotia.

Lembre-se também que oferecer brindes com lembrancinhas relacionadas ao objetivo do evento faz muita diferença na forma como a estratégia é percebida. Essa medida ajuda a deixar os pais ainda mais contentes quando o item escolhido é uma coisa que pode ser utilizada no dia a dia da criança.

Pronto! Agora você já sabe como fazer um evento para crianças. O diferencial está em conhecer seu público a fundo para que cada detalhe seja impressionante. Assim, os cuidados com o evento para crianças mostram a excelência do trabalho aos pais e divertem bastante as crianças.

Gostou das informações deste texto? Então nos siga no Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitter e YouTube.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-