O que são os eventos de imersão e quais as melhores dicas para realizá-los?

eventos de imersão
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Eventos de imersão trazem uma série de benefícios pela possibilidade de proporcionar uma experiência única aos participantes. Ou seja, se você precisa impactar a audiência e ainda fortalecer a marca de maneira criativa, essa opção representa um verdadeiro divisor de águas na busca pelos melhores resultados. 

Além da possibilidade de trocar conhecimento, com um conteúdo direcionado ao impacto positivo, você consegue estimular o engajamento e criar um relacionamento de proximidade duradouro. Assim, de acordo com o seu objetivo, fica mais simples se destacar da concorrência e ganhar credibilidade.

Quer saber mais? Vamos mostrar como os eventos imersivos ajudam o seu negócio e como colocá-los em prática.

Saiba como funcionam os eventos de imersão 

Considerados uma verdadeira tendência do mercado de live marketing, os eventos de imersão proporcionam uma experiência mais elaborada entre os participantes e melhores resultados conforme o objetivo dos organizadores.

Por exemplo, diante da perspectiva das empresas com campanhas de marketing, os colaboradores podem ficar ainda mais entrosados e receberem uma dose extra de motivação com esse tipo de proposta. O grande diferencial está em criar um roteiro que vá além dos interesses iniciais de cada convidado e promover surpresas.

Assim, além de embarcar no contexto, fica mais fácil fazer com todos se concentrem na programação e deixem as preocupações do lado de fora. Os resultados desse tipo de investimento são clientes e parceiros que constroem um relacionamento de confiança com a marca e conteúdo com potencial de viralizar em longo prazo. 

Estimule o contato entre os participantes

O mais importante para que a proposta do evento seja alcançada é estimular que os participantes interajam entre si e com a marca de maneira geral. Essa medida facilita que o tema geral da organização seja compreendido por todos e melhora consideravelmente a qualidade das discussões ou dos tópicos levantados em perguntas. 

Para isso, torna-se necessário pesar o contexto geral do evento. Estude seu público de maneira minuciosa e use as informações para surpreender. Se a maioria dos eventos do seu setor oferece palestras ou congressos, uma proposta interessante é promover uma mesa redonda com um show musical ao final para que o momento de diversão fique associado ao nome da marca.

Tenha cuidado com o cronograma

Com o excesso de informações que circula em diferentes meios atualmente, o público se tornou muito mais exigente tanto nas decisões de compra quanto na hora de se relacionar com uma empresa.

Por este motivo, lembre-se de que os eventos de imersão costumam ser longos e, além dos estímulos visuais, o cronograma também precisa de atenção especial. Elabore tudo com foco em fazer com que os participantes se sintam confortáveis.

Assim, você recebe um feedback positivo e garante procura em próximos trabalhos relacionados. Faça intervalos proporcionais à intensidade dos conteúdos, selecione participantes com interesses parecidos para se sentarem próximos e adicione momentos de descontração para estimular o relaxamento na medida certa. 

Aposte no diferencial do seu evento

Por mais que seu evento tenha uma proposta muito clara, a equipe envolvida na produção, certamente, conhece como ninguém os diferenciais do conteúdo. Assim, deixe claro desde o primeiro momento quais serão as vantagens de ter uma experiência desse tipo para atrair uma audiência qualificada que agrega ainda mais valor ao tema abordado.

A partir disso, se informe sobre o que os concorrentes da mesma área exploram e busque se colocar no lugar do público com o objetivo de criar identificação. Pode ser desde um evento de imersão em um local inusitado, um palestrante que não seja da área, mas que tem lições valiosas para ensinar, ou até mesmo sorteios ou gincanas que estimulem a interação.

Evita forçar situações 

Apostar em leveza na programação é fundamental para evitar constrangimentos. Mesmo que as intenções de uma dinâmica sejam as melhores possíveis, algumas pessoas sentem dificuldades de falar em público ou até mesmo vergonha de fracassar em uma dinâmica na frente de desconhecidos. Sendo assim, tenha cuidado para que as ações envolvidas não coloquem participantes sem intimidade com o tema em uma discussão acalorada logo no início. 

O melhor caminho, nesse caso, é pensar o passo a passo cuidadosamente para que a primeira fase seja a apresentação do tema, depois dinâmicas de interação que possibilitam o entrosamento de todos. Com um cronograma baseado em eficiência e uma experiência social agradável, os participantes também podem criar um ciclo interessante de networking que funciona como um atrativo a mais ao montar a estratégia de divulgação do evento.

Crie um ambiente de concentração

A maioria dos eventos pede que seus participantes desliguem os celulares ao início das apresentações. Porém, é notório que nem todo mundo respeita esse tipo de regra, especialmente quando se trata de tirar fotos, não é verdade? Tendo isso em mente, você precisa criar entretenimento suficiente para que as pessoas se esqueçam do celular ou simplesmente integrá-lo de maneira dinâmica ao evento.

A solução mais inteligente é não proibir os participantes de usá-lo, pois isso desperta curiosidade para checar os e-mails, ver as últimas novidades nas redes sociais ou mandar mensagens. Avalie o evento como um todo antes de tomar esse tipo de decisão. Se as atividades envolvem acessar um QR Code, por exemplo, o smartphone passa a ser protagonista no processo de imersão e isso precisa ser considerado pela organização. 

Pense no pós-evento 

De nada adianta investir todas as fichas em um evento de imersão se a empresa não tiver atenção especial com as fases do pós-evento. Isso porque a experiência costuma reverberar ao longo dos dias e ter impactos positivos que merecem ser acompanhados de perto. Crie estratégias de contato que mostre aos participantes quais são os próximos passos. 

Só assim será possível colher um feedback decisivo, mostrar que a marca está presente em diferentes etapas da jornada de compra e que o conceito de interatividade também é aplicado em outras plataformas. Logo, o público tende a ficar bastante ansioso para manter contato e conhecer a qualidade e os benefícios dos serviços oferecidos. 

Agora você já sabe o que são os eventos de imersão e como eles podem ajudar os resultados de sua empresa. Para isso, considere a experiência do público e crie algo que tenha tudo a ver com o tema abordado e o perfil dos participantes. Essa medida é fundamental para estimular o engajamento, aumentar o interesse da audiência e tornar o momento único. 

Entre em contato com a agência de live marketing Outra Praia para criar uma estratégia direcionada às metas de sua empresa.

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