Como fazer eventos empresariais internos e obter ótimos resultados

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Marcas que geram emoções são capazes de inspirar ações favoráveis dos seus colaboradores e consumidores, e os eventos empresariais estão na vanguarda desse novo marketing, no qual a humanidade e a emocionalidade nunca foram tão importantes.

Feiras, happy hours, jantares de negócio, confraternizações, festas de fim de ano, palestras, programas educativos e vários outros modelos de evento podem ser utilizados para valorizar e engajar equipes de trabalho, contribuindo para o sucesso do negócio.

O assunto deste post está inserido no endomarketing, ou seja, o marketing voltado para o público interno de uma organização, e nele você entenderá a importância de tais iniciativas e como criar experiências memoráveis para os seus colaboradores. Vamos lá?

Qual a importância do endomarketing?

Qualquer tipo de iniciativa que promova o alinhamento de colaboradores, sócios e dirigentes com as estratégias adotadas pela companhia, pode ser considerado endomarketing. Esse trabalho pode ser realizado via informação (comunicação interna) ou integração, na qual entram as reuniões, encontros e eventos corporativos.

As organizações estão tentando romper a velha abordagem vertical em que os líderes são inacessíveis e os funcionários são interpretados como meras ferramentas de trabalho. A atual conjuntura do mercado e das ações de marketing exige uma abordagem mais horizontal, na qual os diferentes setores e cargos executam suas tarefas de maneira integrada.

Isso significa que oferecer informações não é mais o bastante, é necessário envolver os colaboradores com as ideias e propostas de valor da empresa, além de dar voz a essas pessoas e permitir que elas também participem da construção do ambiente de trabalho.

Quais os benefícios gerados pelos eventos corporativos?

Funcionários valorizados e motivados também são mais produtivos, criativos e engajados. Sendo assim, investir no seu endomarketing pode ser tão benéfico para o empreendimento, se não mais, que investir em campanhas publicitárias tradicionais.

Os eventos empresariais, por sua vez, são uma das maneiras mais legítimas de cativar o seu público interno e, por isso, conquistam cada vez mais espaço na agenda das organizações. Entre os benefícios garantidos por essas ações, podemos citar alguns muito importantes.

Melhoram o clima organizacional

O maior barato dos eventos empresariais é que eles rompem barreiras. Todo o corporativismo, a hierarquia e até a etiqueta típica dos escritórios pode ser colocada de lado para uma relação mais humana e autêntica naquele momento.

O resultado é que esse breve período de descontração é capaz de mudar o clima organizacional. Mesmo quando todos retomam suas devidas rotinas de trabalho, as relações parecem mais leves, principalmente entre os executivos e funcionários.

Proporcionam a integração

Como destacado, os eventos são fantásticos para promover a integração entre todas as pessoas que dão vida ao empreendimento, reduzindo os ruídos e rompendo barreiras e tabus corporativos, mas não para por ai. Embora a boa convivência seja fundamental, essa aproximação tem muito a beneficiar os negócios.

Tendemos a acreditar que as soluções inovadoras nascem apenas nas áreas de gestão e marketing, mas isso é um engano. O potencial criativo dos colaboradores precisa ser desenvolvido, e a aproximação deles com os líderes favorece essa troca de ideias e experiências.

Estimulam o engajamento

Os eventos também são extremamente eficazes para gerar uma sensação de acolhimento e empatia com as marcas. A sintonia entre as propostas de uma empresa e suas equipes de trabalho é essencial para garantir que a mensagem transmitida pelo negócio seja realmente verdadeira.

Funcionários que se identificam com os valores e estratégias de uma organização se empenham mais, participam mais e, ainda, se tornam defensores da companhia, sempre destacando seus pontos positivos não só para clientes, mas também para familiares e amigos.

Podem oferecer capacitações

É importante ressaltar que o endomarketing, principalmente suas iniciativas ao vivo, não se resumem a meros coquetéis e dinâmicas motivacionais. Estimular líderes e colaboradores é, de fato, uma das propostas dos eventos internos, mas eles também podem oferecer benefícios mais tangíveis.

Nos dias de hoje, manter profissionais atualizados é imprescindível, e por isso, promover cursos, palestras e reuniões com especialistas é uma necessidade constatada por empresas de diferentes setores. Os eventos, portanto, também são capazes de desempenhar um papel educacional, assim como podem sediar dinâmicas que visam o desenvolvimento de soluções para serviços e produtos.

Reduzem os índices de rotatividade

Esse é, provavelmente, um dos pontos mais críticos para dirigentes e empreendedores. Desenvolver um funcionário que já está familiarizado com o negócio exige muito menos custo e esforço do que treinar e introduzir um novo membro na empresa.

Sendo assim, reduzir a rotatividade é essencial, não só em virtude dos custos, mas também para assegurar a constância das atividades realizadas pela corporação. A questão é que todos os benefícios citados interferem diretamente nesse sentido, uma vez que colaboradores satisfeitos, motivados e engajados naturalmente tendem a se manter na mesma organização.

Como criar um evento impactante?

Está claro a importância dos eventos empresariais para o sucesso de um negócio, e agora é hora de botar a mão na massa. O problema é que gestores que nunca realizaram ações do tipo costumam apresentar dúvidas e receios sobre como criar uma experiência impactante. Pensando nisso, separamos algumas dicas essenciais para a realização de qualquer evento corporativo.

Invista em um bom planejamento

Todo bom trabalho necessita de um bom plano. Se tratando de eventos empresariais precisamos pesquisar locais interessantes, comparar preços e fornecedores, e tudo com o máximo de antecedência para facilitar negociações e garantir a confirmação do público.

Monte uma equipe responsável

Eventos podem ser complexos, pois envolvem o trabalho coordenado de várias empresas e funcionários diferentes ao mesmo tempo. Sendo assim, você precisará de pessoas de confiança para te ajudar a orquestrar todos os elementos e atrações que farão parte da experiência.

Defina a melhor data

Se engana quem pensa que a estrela de um evento é quem está no palco, é o público que faz qualquer show, festa ou palestra acontecer. O pior cenário para qualquer promotor de eventos é a escassez de audiência e, por isso, a data precisa ser muito bem planejada e anunciada com antecedência para permitir que os convidados se planejem.

Aposte na inovação

Não adianta entregar apenas aquilo que as pessoas esperam, é preciso surpreender. A qualidade e a exclusividade do conteúdo apresentado é o ponto-chave para despertar o brilho nos olhos do público, mas existem diversos recursos capazes de tornar a experiência mais cativante, desde a contratação de personalidades famosas ao uso de jogos recreativos e tecnologia de ponta.

Aqui na Outra Praia, nós nos definimos como uma boutique de criatividade estratégica e estamos no mercado a mais de 6 anos criando experiências inesquecíveis para empresas dos mais diversos setores. Se você precisa de uma ajudinha para realizar seus eventos empresariais, nós temos a equipe e a expertise que você procura.

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