5 razões para desenvolver ações que promovam experiência da marca

5 razões para desenvolver ações que promovam experiência da marca
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A experiência de marca é um verdadeiro diferencial para o seu negócio. Quando bem aplicado, este conceito pode ajudá-lo a criar um relacionamento de confiança entre o cliente e a marca, apresentando excelentes resultados. 

O segredo está em elaborar ações baseadas em estratégias que surpreendam com emoções positivas. Assim, cada encontro com os consumidores se torna uma oportunidade de se destacar da concorrência por meio do processo de fidelização em longo prazo. 

Quer saber mais? Vamos mostrar como usar a brand experience de forma expressiva no seu mercado de atuação. Acompanhe! 

1. Atrair clientes promotores

Com tantas marcas disputando a atenção da audiência, se destacar fica cada vez mais difícil. Isso porque a receita do sucesso envolve manter a qualidade no serviço oferecido, encontrar diferenciais e criar um relacionamento de confiança. O resultado dessa combinação traz os tão almejados clientes promotores. 

Na prática, esse processo transforma os consumidores em divulgadores do seu serviço, o que conta muitos pontos nas mídias sociais. Pense bem, antes de realizar uma compra significativa, o caminho mais fácil para averiguar o custo-benefício de um produto é pesquisar nas mídias sociais, 

Encontrar comentários positivos sobre uma empresa, tanto online quanto no famoso boca a boca, se torna um fator decisivo, e esse tipo de engajamento acontece a partir de experiências planejadas minuciosamente para criar identificação. 

2. Proporcionar momentos inesquecíveis aos clientes

 Planejar ações que se encaixem nos interesses do seu público é uma forma eficiente de criar memórias positivas que influenciam no processo de fidelização. Tenha em mente que a experiência de marca pode ser inserida em diversos formatos que impulsionam não só o crescimento no mercado, como também a fidelização. 

Esses momentos inesquecíveis são parte importante da vida de um consumidor. Afinal de contas, alcançar o sucesso no marketing é o resultado de várias ações que despertam um relacionamento de confiança, embasado na qualidade. 

Faça um planejamento detalhado e crie um cronograma baseado em interações criativas que mostrem o conceito da marca junto das vantagens de cada compra. Veja, a seguir, algumas sugestões de como as ações podem ser colocadas em prática: 

  • ações interativas nas redes sociais;
  • experiências imersivas com realidade aumentada;
  • investimentos no PDV;
  • ações de patrocínio em outros eventos que estimulem o público com brindes ou atividades divertidas;
  • disputas de jogos em eventos para ganhar prêmios;
  • criações que demostram a importância do cliente para a empresa, como as que devolvem o dinheiro caso o resultado não seja satisfatório. 

3. Aumentar a visibilidade da marca

Você já deve ter ouvido por aí que “quem não é visto, não é lembrado”. Nesse sentido, investir em visibilidade da marca é em uma boa receita para aumentar o faturamento. Ao se posicionar no mercado como uma opção viável ao seu nicho clientes e impactá-los com as ações, se fortalece a confiança. 

Quando um consumidor é fidelizado com sucesso, mesmo que um concorrente faça uma promoção-relâmpago de um produto, por exemplo, ele vai priorizar a compra com sua marca, justamente por reconhecer o valor agregado. 

Por isso, nas ações de experiência, é importante demonstrar que o interesse do negócio está em trazer soluções aos clientes, mesmo quando imprevistos acontecerem. A melhor forma de reforçar isso é criando uma estratégia prática de soluções no atendimento. 

Reclamações e trocas

As situações em que o público deseja fazer uma reclamação ou trocar um produto são um bom exemplo disso. Se o processo é muito complexo ou burocrático, impondo milhares de dificuldades, a pessoa já tende a se sentir enganada por adquirir algo que não foi satisfatório.

Claro que toda venda precisa ter, por trás, uma política de regras. No entanto, gerir o relacionamento com o cliente de forma justa faz muita diferença no resultado final.

4. Garantir valorização no segmento

O andamento do mercado mostra cada vez mais que vivemos na era das experiências. Por isso, conhecer as preferências do público é uma excelente maneira de identificar o ponto alto na hora de gerar impacto. Saiba que, uma ação desse tipo quando bem aplicada, não termina no prazo estipulado. 

Com tanta concorrência, você precisa ter atenção especial para que o relacionamento entre marca e cliente seja constante. Leve em consideração que, de nada adianta investir em ações que gerem comentários durante alguns dias, se o contato direto não for alimentado com a frequência certa. 

5. Ganhar vantagem competitiva

Criar uma ação diferenciada conta muitos pontos em relação à concorrência. Muitas pessoas, embora gostem do conforto de comprar pela internet, ainda preferem visitar uma loja física por conta da experiência de tocar o produto e da possibilidade de tirar dúvidas direto com os colaboradores. 

Sendo assim, use esse tipo de oportunidade como uma forma de apresentar a qualidade do trabalho em uma estratégia de aproximação. Na prática, a empresa deve evidenciar as funções únicas de um produto para que o consumidor compreenda logo de cara porque ele deve ser adquirido.

Essa medida se transforma em uma grande vantagem competitiva em relação aos concorrentes do mesmo segmento, por encontrar as brechas existentes no mercado e entregar o que o cliente precisa com um preço considerado justo por conta do valor agregado. 

Cases de sucesso

Um dos principais exemplos de ações de brand experience é o projeto feito pela marca Samsung. A empresa, que é focada em tecnologia, decidiu fazer o caminho contrário com um projeto voltado à interação física. 

A loja 837, sediada em Nova York, tem como concorrente, do outro lado da rua, nada mais nada menos do que um ponto de vendas da Apple. Para a surpresa de todos, a Samsung optou por não comercializar nada no local. Tudo funciona apenas como uma forma de proporcionar imersões exclusivas (realidade virtual e Internet das Coisas) para que os consumidores conheçam o potencial dos produtos. 

Outra ação que deu o que falar foi a proposta da Heineken de levar um consumidor até a final da Champions League. Uma promotora oferecia metade do ingresso e o participante precisava encontrar a outra metade dentro do supermercado. Dessa maneira, a marca comprovou que conhece os interesses de seu consumidor com algo valioso e exclusivo. 

Pronto! Agora você já conhece as principais razões para promover a experiência de marca em seu negócio. Ao desenvolver esse tipo de aproximação com o cliente, a marca se destaca pelas ideias inovadoras e vai muito além dos objetivos traçados inicialmente.

O post foi útil para você compreender a importância da experiência de marca? Então, entre em contato com a Outra Praia e conheça nossos serviços de brand!

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