Experiência do consumidor: entenda a importância dessa estratégia para a sua marca

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Se antes o consumidor procurava apenas por preço baixo, atualmente a decisão de compra é pautada por toda a experiência vivida diante da marca.

De fato, sair do básico e aprimorar o relacionamento com o cliente se mostra fundamental no momento de se destacar da concorrência com o intuito de agregar valor aos produtos.

Saiba que o melhor caminho para tirar o planejamento do papel envolve conhecimento sobre seu mercado de atuação.

Dentro desse contexto, ao olhar primeiro internamente fica muito mais fácil surpreender na medida certa com ações que fazem muita diferença na imagem do negócio.

Quer saber mais sobre a importância da experiência do consumidor com a sua marca? Para isso, tiraremos suas principais dúvidas sobre esse tipo de estratégia. Acompanhe!

O que é a experiência do consumidor?

Hoje em dia, com tanta concorrência no mercado, uma empresa precisa oferecer muito mais do que qualidade para se destacar na visão dos clientes.

A jornada de compra, por exemplo, deve ser diferenciada com a intenção de criar um relacionamento de confiança e não apenas receber dinheiro por um determinado produto.

Diante disso, saiba que a experiência do consumidor consiste no conjunto de momentos vividos junto a marca que resultam em fidelização.

Ao garantir que o bom atendimento supere as expectativas e atenda as necessidades, certamente, o resultado será o aumento da credibilidade no mercado de maneira meteórica.

Qual a sua importância para as marcas?

Se você não se preocupa com a experiência do consumidor, então, está com a receita perfeita em mãos para perder dinheiro. Isso mesmo! Negligenciar esse ponto dentro da estratégia de trabalho faz muita diferença no número de vendas — porém, de forma negativa.

A lembrança positiva que fica na memória do consumidor deve mostrar que a marca prioriza a qualidade em todos os relacionamentos com foco em solucionar os problemas do público. Claro que, muitas vezes, imprevistos acontecem logo na primeira compra de um cliente.

No entanto, saiba que o que faz mesmo uma experiência positiva é a maneira como a marca se mobiliza para resolver a situação.

Em um restaurante, por exemplo, o prato pode até não vir conforme a pessoa pediu, mas ao chamar o gerente, ele precisa ter um plano rápido de ação que faça todos ficarem satisfeitos.

Como pode afetar a imagem da empresa?

Ao procurar por um produto na internet, todo mundo lê as avaliações e compara os preços antes de tomar uma decisão.

Diante disso, ter uma imagem positiva na visão dos consumidores se mostra fundamental na hora de melhorar os números em longo prazo. Além de incentivar gatilhos mentais que geram impulsos de compras.

Ou seja, sem proporcionar uma experiência significativa, a marca perde espaço por se parecer com todas as outras já existentes. Tenha em mente que não precisa de investimento financeiro alto na hora de impressionar o consumidor.

O grande segredo está, na verdade, em conhecer bem quais são as suas preferências e entregar algo que agregue muito valor, como a combinação de produtos de qualidade, bons preços e ações adicionais.

Sempre que possível, elabore planos com descontos ou clubes de vantagens que, inconscientemente, façam sua empresa ser prioridade.

Qual impacto da transformação digital?

Fidelizar um cliente não é uma tarefa fácil. Afinal de contas, com tantas opções no mercado, as pessoas tendem a ser bombardeadas por informações a todo momento.

Sem enxergar um valor agregado, dificilmente uma marca será escolhida como o ponto ideal na hora de fechar o negócio.

Ponta conta disso, os responsáveis por marketing devem se conscientizar que estamos vivendo a era do consumidor, especialmente, pelo acesso rápido à internet.

O boca a boca, famoso pela possibilidade de levantar ou derrubar de vez uma marca, mudou de lugar e agora precisa de novos investimentos em planejamento.

Isso porque a força dos consumidores em uma página do Facebook, por exemplo, tem o poder de comprometer toda a imagem da empresa em poucos minutos.

Pode até parecer exagero em um primeiro momento, mas uma crítica de experiência de descaso capaz de viralizar tem consequências incalculáveis.

Como trabalhar para gerar experiências positivas?

Agora que você já compreendeu a importância de oferecer uma experiência diferenciada ao consumidor deve ter se questionado sobre como tirar as ideias do papel, não é mesmo?

O mais importante, em uma situação como essa, está em saber que não existe uma dica ideal e, sim, um conjunto de ações que interfere diretamente no posicionamento de sua empresa junto ao público.

Expressar o conceito da marca deve ser o ponto central nas estratégias de relacionamento para mostrar os benefícios que somente sua empresa oferece.

Contudo, não pense que isso acontece da noite para o dia, é necessário caminhar um passo de cada vez antes de conquistar a preferência do cliente. Veja, abaixo, ações que chamam atenção:

  • atendimento personalizado;
  • brindes de qualidade e funcionais conforme o perfil do público;
  • ações promocionais com foco em interatividade;
  • portfólio sólido de produtos ou serviços;
  • divulgação em locais adequados;
  • posicionamento estratégico em feiras e estandes;
  • planejamento baseado em se relacionar com o cliente em longo prazo.

Outra questão importante em uma situação como essa é investir em uma comunicação eficiente tanto na solução de crise quanto na abordagem dos potenciais clientes.

Assim sendo, a marca se mostra de maneira mais humanizada com um conceito capaz de gerar identificação a partir de um posicionamento inteligente sem deixar de lado o crescimento de mercado.

É preciso treinar bem a equipe para oferecer um padrão de atendimento diferenciado. Explique que a jornada do cliente se inicia bem antes da contratação de um serviço.

Por isso, tenha como foco sempre ser atencioso mesmo que a situação seja apenas uma troca ou uma dúvida corriqueira. Com certeza, quando existir necessidade de procurar por um produto do seu nicho, a gentileza será lembrada.

Pronto! Agora você já conhece a importância da experiência do consumidor no processo de compra.

Lembre-se de que, nesse caso, o conhecimento sobre as brechas existentes no mercado fornece informações precisas sobre como conquistar um relacionamento de confiança que reflete diretamente nos lucros.

Gostou das informações deste artigo? Então deixe seu comentário e nos conte suas ideias para aprimorar a experiência do público em sua empresa.

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