Eventos para pets: 7 ações de marketing essenciais para atrair clientes

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O que não faltam são motivos para investir em uma feira para pets. Este é um dos mercados que mais cresce no país, e a expectativa é que os números continuem subindo em ritmo acelerado com o aumento das clínicas, lojas e eventos especializados.

Diversos segmentos de serviços, da indústria e do comércio já perceberam a importância de dar um passo a mais no relacionamento com o público provendo cursos, festivais, conferências e feiras. Essas atividades reúnem todos os personagens de um mercado — desde consumidores e colaboradores até dirigentes e empreendedores — em uma mesma experiência imersiva.

Entretanto, para criar uma feira para pets de sucesso, é preciso começar a trabalhar suas ações de marketing muito antes do grande dia. Por isso, neste artigo, trouxemos as ações mais utilizadas e prestigiadas do momento e, também, algumas informações importantes para aumentar os seus resultados nessa área. Vamos lá?

Quais são as possibilidades do mercado pet no Brasil?

Mesmo diante de um cenário econômico ainda incerto, alguns segmentos seguem apresentando um desenvolvimento rápido no Brasil. É o caso do mercado pet, que já se consolidou como o terceiro maior do mundo e, de acordo com uma projeção realizada pelo Grupo GS & Gouvêa de Souza, promete movimentar R$20 bilhões em 2020.

O fato é que as residências do país já abrigam mais animais de estimação do que crianças, segundo o IBGE, e a procura por serviços de saúde, cuidado, lazer e entretenimento para os bichinhos está aumentando.

Nesse cenário, as feiras para pets estão ganhando força, desde as tradicionais iniciativas de resgate e doação a exposições de produtos e serviços inovadores voltados exclusivamente para animais domésticos. No entanto, ainda que o clima seja favorável, é preciso acertar no planejamento, na experiência e na comunicação do seu evento, e é sobre isso que falamos a seguir.

Como criar uma feira para pets de sucesso? 7 ações de marketing essenciais!

Um bom trabalho de marketing começa muito antes do evento começar e não deve parar nunca. Confira, a seguir, as 7 ações que não podem faltar na produção da sua feira para pets!

1. Pesquisa de marketing

Começando pelo item mais essencial, temos a pesquisa como o ponto de partida de qualquer empreendimento de sucesso. No tópico anterior já apresentamos alguns dados gerais sobre o mercado que podem ser incluídos em seu planejamento, mas isso é só o princípio.

Procure conhecer melhor o seu público identificando padrões no comportamento dos seus clientes, visite outras feiras e converse com empreendedores e consumidores de diferentes perfis. Se abasteça com o máximo de informações que puder encontrar e use tudo isso para preparar uma experiência realmente satisfatória para o seu público.

2. Marketing Digital

Não é porque o seu evento é presencial que as mídias sociais podem ser negligenciadas. Muito pelo contrário, as ferramentas de Marketing Digital não só podem ajudar a divulgar a sua feira, como também são uma oportunidade única de relacionamento.

Estratégias de conteúdo, como o Inbound Marketing, são uma maneira extremamente eficaz de atrair pessoas e aumentar o reconhecimento da sua marca, entretanto, elas precisam ser trabalhadas com muita antecedência para gerarem resultados relevantes.

3. Marketing de Relacionamento

Com tantas marcas, produtos e materiais publicitários disponíveis, não basta alcançar o seu público, é preciso criar laços com a audiência. A presença ativa de empresas nas redes sociais, bem como o uso de estratégias de relacionamento, como campanhas de e-mail marketing e programas de fidelização, são alguns instrumentos capazes de aproximar os consumidores.

O objetivo é fazer com que a empresa faça parte da vida das pessoas, seja por meio do uso de seus serviços e produtos, seja pela divulgação espontânea dos seus diferenciais feita pelo seu público. Sua feira precisa estar na mente dos seus consumidores, muito antes dela acontecer, de fato.

4. Marketing Promocional

Consideramos como Marketing Promocional qualquer iniciativa empresarial diferenciada promovida para aumentar a visibilidade, o interesse ou a percepção de valor de uma marca no mercado.

Essa estratégia, portanto, desafia as empresas a saírem do comum e apostarem em maneiras inovadoras de divulgar suas ideias. Os eventos, por si só, podem ser considerados um tipo de Marketing Promocional, mas seu impacto só acontece mesmo quando o público é surpreendido.

Sendo assim, aposte em brindes, presentes e promoções especiais e, também, em estandes, exposições e demonstrações de produtos inusitadas.

5. Marketing Social

O mundo pet também é marcado por problemas sociais importantes como o abandono, maus tratos, o aumento de animais nas ruas, doenças altamente transmissíveis, medidas públicas questionáveis, entre vários outros temas que frequentemente ganham destaque na mídia.

Longe de qualquer espécie de oportunismo, é preciso entender que é também responsabilidade das empresas que atuam nesse segmento buscarem maneiras de solucionar esses desafios. Abraçar causas sociais, portanto, não só aumentará o engajamento da sua audiência, como também tornará o seu evento uma experiência relevante para a sociedade.

6. Publicidade

A boa e velha publicidade é um ingrediente que não pode faltar nos eventos. Banners, outdoors, panfletos, brindes promocionais e demais materiais de divulgação são elementos imprescindíveis em qualquer empreendimento dessa natureza.

No entanto, trabalhe suas peças de uma maneira inovadora. Lembre-se que o consumidor moderno é consciente e está de olho em empresas que não adotam boas práticas ambientais. Evite, portanto, os itens descartáveis, prefira utensílios que possam ser reutilizados pelas pessoas no dia a dia, e troque a tradicional papelada por conteúdos e ferramentas digitais.

7. Live Marketing

Por fim, temos o Live Marketing como a solução certeira para tornar a sua feira para pets realmente inesquecível. Ao focar as principais ferramentas do Marketing na criação de experiências memoráveis, conseguimos criar uma conexão única com as pessoas, explorando os cinco sentidos humanos.

Além disso, essa prática também prevê o uso de tecnologias inovadoras, como a Inteligência Artificial, a Realidade Aumentada e o Big Data. O objetivo é construir ambientes e espetáculos estrategicamente idealizados para impactar, emocionar e surpreender públicos de todos os tipos, com palestras, apresentações e ações interativas, como a gameficação de atrações e serviços.

Que cuidados devem ser tomados ao promover uma feira?

Ainda que você construa uma feira para pets usando as melhores estratégias de Marketing, alguns erros podem botar em cheque o sucesso do seu evento. Confira os principais cuidados que devem ser tomados na sua produção.

Conheça bem o seu público

Nem sempre as pessoas demonstram claramente o que evitam ou procuram, por isso, é importante investigar a fundo o comportamento do público e acompanhar as atitudes tomadas por essas pessoas ao longo de um período de interação, seja nas visitas em sua clínica ou loja, seja nas redes sociais e outras mídias online.

Use a linguagem certa

De nada adianta entender as dores e desejos da sua audiência se a sua marca não for capaz de dialogar de maneira clara com essas pessoas. Esse pilar da comunicação é essencial para que os consumidores se identifiquem com suas empresas preferidas.

Alinhe o discurso da sua marca

Exibir um tom agradável e receptivo em suas peças publicitárias, mas oferecer um atendimento desagradável, pode acabar de vez com a reputação da sua empresa. É fundamental que exista uma sintonia entre todos os meios de contato e comunicação da organização.

Organize sua feira com antecedência

Imprevistos acontecem e são quase certos na produção de eventos. Portanto, faça um bom planejamento, considere atrasos e eventuais correções necessárias, bem como alternativas e improvisos em todas as esferas do seu empreendimento, desde os serviços de comunicação e vendas à locação de espaços e a contratação de fornecedores.

Produzir uma feira para pets demanda uma série de responsabilidades, mas, com as ferramentas certas, seu esforço certamente será recompensado. As oportunidades desse mercado são imensas e as chances de se destacar nunca foram tão evidentes. É um verdadeiro universo de possibilidades que promete continuar construindo empreendimentos de sucesso.

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