Inovação de marketing: o que fazer para se diferenciar no mercado?

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Sua empresa está preparada para se adaptar às mudanças? Pois saiba que uma estratégia de marketing eficaz exige que você “prefira ser uma metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”, como diria Raul Seixas. Mas o que fazer quando nem o cliente sabe direito o que deseja? A resposta está na inovação de marketing.

Afinal, não precisa ser um Steve Jobs para desenvolver soluções incríveis. Qualquer empreendedor atualizado com as principais tendências é capaz de ter ideias criativas, sustentáveis, escaláveis e o melhor: colocar o projeto em prática com ajuda de pessoas e ferramentas.

Neste artigo, vamos mostrar a importância de investir em excelência e apresentar dicas para você promover mudanças significativas no seu negócio. Continue a leitura.

Qual a importância de investir em inovação de marketing?

Só para ter uma ideia, quando a inovação não é priorizada, impactos negativos e irreversíveis podem acontecer. Por exemplo, diante de dados incompletos ou falta de informação sobre o mercado, clientes, usuários e suas necessidades, diversas decisões erradas são tomadas.

Dessa forma, demandas irrelevantes são atendidas e o produto não vende, causando desperdício de tempo e dinheiro. O Raul Seixas do marketing digital diria para você tomar cuidado, pois “se hoje o cliente é uma estrela, amanhã já se apagou. Se hoje ele te odeia, amanhã lhe tem amor”.

Quer a garantia de ter um público apaixonado pela sua marca? Inove. Inovar é a exploração lucrativa de ideias. Processo amplamente reconhecido como um dos principais requisitos para o sucesso na conquista da vantagem competitiva tão sonhada pelos empreendedores no mercado global.

Além de tudo, essa atitude dá certo em todas as fases do negócio. Ou seja, é possível aplicar tanto no design da embalagem de um produto como na criação de eventos memoráveis de live marketing. Não se esqueça de que, para ser bem-sucedido, é importante manter os holofotes apontados para a experiência do cliente.

Como promover a inovação em sua empresa?

A criatividade é parte essencial de qualquer negócio, independentemente se você vai lançar produto, montar um evento ou apenas quer encontrar maneiras práticas de resolver problemas. Confira algumas dicas para aprender a surfar nessa onda!

Tenha boas ideias

Um projeto de inovação de marketing começa com a busca de ideias, passa pelo processo de integração e termina com a entrega bem-sucedida. Não deve ser considerado finalizado até que tudo em termos de produção e distribuição esteja funcionando corretamente.

Exemplo disso é o que a equipe de marketing do cartunista Mauricio de Sousa fez recentemente. Sabendo que muitas pessoas abandonaram o hábito de ir a uma banca de revistas e o preço da assinatura de um impresso quinzenal não é acessível para a maioria, a marca lançou um aplicativo para a leitura dos gibis da Turma da Mônica.

O app permite acessar edições desde a década de 1950 aos dias atuais. Além disso, oferece quatro opções de assinatura para o usuário ler imediatamente no computador, celular, smarTV ou tablet. Legal, não é? Com essa prática, quem acompanhava as histórias quando era criança vai poder matar a saudade e, de quebra, os personagens vão conquistar novos públicos.

Fique atento às tendências de mercado

Hoje, quase tudo está voltado para o digital. Para você acompanhar o cenário em constante mudança é essencial ficar de olho nas tendências tecnológicas em evolução. Recursos como a inteligência artificial são usados por empresas que desejam alcançar as metas de crescimento.

Isso porque, assim, é possível personalizar o marketing para cada lead nas diferentes etapas da jornada de compras. Paralelo a isso, o consumidor moderno utiliza diversos canais de comunicação. Você pode transmitir a mensagem por meio de anúncios segmentados no Facebook, Twitter ou outros.

Embora o sistema de multicanais seja um passo à frente do tradicional, sabemos que a solução mais recomendável é omnichannel. Por vários motivos: a comunicação é contínua, existe um padrão de excelência no atendimento em diferentes canais integrados etc.

Entenda como o seu público se comunica

O consumidor moderno adora se comunicar, mas o que mais gosta é poder escolher como, quando e onde interagir. Quais são os veículos preferidos do seu cliente: e-mail, telefone, redes sociais, formulário de contato, aplicativo, chatbot? Que horários costuma navegar na internet? Qual tipo de conteúdo lê?

Essas e outras informações são necessárias para você acertar o tom de voz, investir nos canais com mais popularidade e ganhar mais eficiência na entrega da mensagem. A automação de marketing é uma prática que vai permanecer forte nos próximos anos. Então, aproveite recursos como o bom e velho e-mail para atingir a audiência e estude outras maneiras de se relacionar.

Aprenda a driblar os desafios

Não fique desmotivado se, por acaso, der de cara com burocracias dentro do processo de inovação. Para chamar a atenção do novo consumidor, o negócio deve ser criativo e incorporar métodos capazes de fortalecer a identidade da marca.

Isso significa ser persistente, quebrar os obstáculos para que as dificuldades sejam superadas. Por isso, recomendamos que você integre os departamentos, promova reuniões informais, ouça a opinião dos colaboradores e facilite o feedback do cliente.

Invista em tecnologia

O departamento de marketing e o de tecnologia não são, e nem podem ser, a mesma coisa. No entanto, um completa o outro. Você vai se deparar com inúmeras possibilidades, mas jamais se esqueça de que o foco é sempre a experiência do cliente.

Nesse sentido, qualquer projeto deve estar de acordo com o que o público quer (ou tem interesse, mas ainda não sabe disso). Portanto, faça pesquisas de mercado, levando em consideração também os investimentos em mobile, aplicativos, games etc. Prepare-se para os desafios com boas fontes de informação.

Conte com a parceria de profissionais

Um projeto que envolve inovação é sempre audacioso. Mesmo que você tenha ideias mirabolantes, é importante saber como transformá-las em realidade. Por isso, é bom contar com apoio de uma empresa especializada. Até porque a disponibilidade de uma equipe qualificada para gerenciar cada etapa do processo é indispensável. Um parceiro de negócios vai oferecer essa segurança, além da expertise e habilidades necessárias.

Percebeu a relevância da inovação de marketing? Sem dúvidas, adaptar-se às mudanças e criar novos conceitos são estratégias capazes de atrair a atenção do consumidor, promover um melhor relacionamento com quem já é cliente e conquistar novas audiências. Pense nisso.

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