Live marketing: saiba o que é e quais são seus benefícios

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Se você trabalha diretamente com a gestão de marketing da empresa, sabe que precisa de muito mais do que contratar uma agência para planejar as campanhas publicitárias. Cada vez mais o marketing está relacionado a experiências e à criatividade estratégica, e é dentro desse conceito que vem surgindo uma nova tendência: live marketing.

Com a rotina atribulada, muitas vezes fica difícil acompanhar todas as inovações do mercado, não é mesmo? No entanto, vale a pena gastar um tempinho lendo este post para descobrir o que é o live marketing e por que essa pode ser uma excelente estratégia para a sua empresa.

O que é live marketing?

Hoje é comum ouvirmos marcas ou até mesmo alguma personalidade dizendo que está fazendo uma live. O termo é típico da era digital e pode ser definido como “ao vivo”.

Isso significa que o live marketing é “marketing ao vivo”? Sim e não. O live marketing é sim realizado “ao vivo”, mas muito mais do que isso: uma estratégia de live marketing bem executada tem como base o brand experience.

Assim, o live marketing é voltado para a interação direta com o público, a fim de gerar relacionamentos e diálogos entre marcas e pessoas, promovendo engajamento real. Seja em um evento ou em uma ação promocional, o live marketing visa, por meio de contato e experiências sensoriais, alcançar resultados estratégicos de fortalecimento de marca, vendas e fidelização.

Do marketing promocional ao live marketing

Podemos dizer que o live marketing teve sua origem no marketing promocional. No mercado brasileiro, o termo começou a despontar em 2013 e é uma tendência de mercado cada vez mais forte por apresentar resultados tão efetivos.

Outro fator de grande destaque para o crescimento desse tipo de estratégia foi a consolidação da era digital. Com a popularidade dos dispositivos móveis e conexão em tempo integral, o relacionamento entre público e marca tornou-se muito mais próximo e ativo.

Ao mesmo tempo, o consumidor também está mais próximo dos seus concorrentes e, especialmente após a invenção das redes sociais, tornou-se muito mais fácil manifestar sua insatisfação com algum produto ou serviço.

Além disso, todos temos acesso a uma quantidade enorme de dados e informações. É exatamente nesse contexto que o live marketing aparece como alternativa viável às empresas que desejam se destacar. Com base em pesquisa e criatividade é possível investir em ideias inovadoras, com um novo olhar estratégico para as campanhas da sua marca.

Live marketing e brand experience

Vale destacar que a essência do live marketing deve estar sempre focada na experiência do consumidor. Ainda que o objetivo final de toda empresa seja a venda, é importante lembrar que não basta simplesmente exibir sua marca em tempo real para os consumidores ou fazer uma ação promocional igual àquelas que já são feitas por todas as outras marcas.

Lembra que comentamos que o live marketing era muito mais do que o “marketing ao vivo”? É exatamente disso que estamos falando aqui: uma ação efetiva de live marketing deve estar centrada no brand experience, e é por isso que você deve entender qual é o impacto e a sensação que aquela ação pode causar no consumidor — e por que isso pode ser benéfico para o seu negócio.

A ideia não é pensar em um evento mirabolante ou mesmo distribuir brindes com o seu logo estampado em cores fortes. Para resultados satisfatórios a ação precisa ser pensada estrategicamente, de forma a transformar seus clientes em promotores de marca. Não basta vender: é preciso surpreender e criar vínculos com os consumidores.

Na verdade, podemos perceber que o próprio conceito do live marketing traz, necessariamente, o conceito de marketing de experiência. A ideia é proporcionar experiências marcantes e relevantes que estejam intrinsecamente ligadas à sua marca.

Live marketing como estratégia de negócios

Um ponto importante também deve ser ressaltado aqui: live marketing como estratégia de negócios é muito além de realizar uma ação promocional. Live marketing é sobre estabelecer e reforçar laços com o seu público, levando o brand experience a outro patamar.

Como falamos anteriormente, estamos no auge da digitalização, em que a fronteira entre as experiências online e offline é cada vez mais tênue. Falando em business, em uma análise SWOT podemos categorizar esse “novo cenário” como oportunidade — é mais fácil escutar e se aproximar do consumidor —, mas também como ameaça — uma vez que a concorrência tem as mesmas oportunidades.

Sendo assim, se a sua empresa pretende sair na frente e aproveitar o cenário favorável para se consolidar no mercado, precisa investir em experiências diferenciadas que possam, de fato, fortalecer a identidade da marca e engajar os clientes.

Como um case de sucesso ajuda a entender melhor o assunto

Para termos um exemplo concreto e entendermos melhor o verdadeiro conceito por trás do live marketing, vejamos um exemplo. A Outra Praia, boutique de criatividade estratégica, trouxe a estratégia a fim de reforçar o branding e a ativação de marca da OLX.

Na ação, diversos vendedores ambulantes passeavam pelas praias de Copacabana, Ipanema, Leblon e Barra da Tijuca incluindo o slogan da OLX em seus bordões e interagindo diretamente com o público.

Ao proporcionar uma experiência real e “ao vivo”, a empresa conseguiu um aumento significativo imediato no número de anunciantes na praça do Rio de Janeiro.

Vale observar alguns pontos que contribuíram para que uma ação como essa tenha apresentado resultados efetivos:

  • a ação foi realizada de forma “natural”, ou seja, incorporada a uma ação rotineira do público;
  • ao mesmo tempo, foi algo incomum dentro daquele “habitat”, ou seja, ao trabalhar diretamente com os sentidos e as emoções aliados ao ambiente e à quebra do padrão comportamental, a OLX conseguiu proporcionar uma experiência diferenciada aos consumidores.

Como é possível perceber com o case citado, muito além de uma simples ação promocional ou evento, o live marketing visa levar a marca para mais perto do público com o intuito de estabelecer e firmar relacionamentos por meio de experiências marcantes, que deixam a comunicação muito mais efetiva.

Agora que você entende mais sobre o live marketing, curta as nossa páginas no Facebook e no LinkedIn para ficar por dentro de inovações e tendências do segmento e acompanhar novos cases de sucesso! Quem sabe o próximo pode ser o da sua empresa?

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