Afinal, o que é marketing criativo e como implantá-lo na sua empresa?

marketing criativo
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É natural que o termo “marketing criativo” desperte alguma estranheza nas pessoas. Afinal — você poderia se perguntar —, o marketing, por si só, já não deve ser criativo?

Sim, é verdade, mas o suposto pleonasmo tem seu lugar. Embora a criatividade sempre tenha sido considerada um ingrediente indispensável para a divulgação das empresas, um trabalho profissional exige que as criações sejam orientadas por um planejamento ponderado.

Campanhas inovadoras, aparentemente produzidas a partir de uma ótima ideia, na maioria das vezes são estruturadas após longos estudos e discussões. Em outras palavras, o que as agências divulgam para o público é um grande espetáculo, mas não podemos nos esquecer dos bastidores que dão vida àquela experiência.

Neste post falamos sobre marketing criativo. Discutimos o conceito, dicas e até alguns exemplos para ensinar você a aplicá-lo na prática. Continue conosco para conferir!

O que é marketing criativo?

Ainda que o marketing e a criatividade estejam sempre dividindo espaço nos conteúdos sobre a área, essencialmente, o marketing está mais ligado à estratégia do que à criação. Por esse ponto de vista, fica um pouco mais fácil entender a proposta do marketing criativo.

De acordo com John Howkins, pesquisador e escritor do tema, a criatividade, de fato, é a soma de estudo com a adaptação de ideias, e é exatamente essa a proposta dos profissionais e empresas de comunicação atuais.

Com a ascensão e a acessibilidade das estratégias de marketing, principalmente nas plataformas digitais, a publicidade se tornou um verdadeiro campo de guerra, obrigando as empresas a investirem em ações inovadoras para conseguirem se diferenciar.

O marketing criativo é muito conhecido como marketing de guerrilha, inclusive, e seu objetivo principal é gerar uma boa exposição de marca, sem necessariamente investir em grandes veículos de mídia como TV, rádios ou revistas.

Os vídeos virais são uma das ações mais conhecidas, mas essa estratégia pode ser trabalhada em vários outros tipos de iniciativa empresarial, como eventos corporativos, feiras de negócios e campanhas institucionais. A criatividade é o limite!

Como as empresas podem inovar em suas campanhas?

Observar o que as outras empresas estão fazendo é um ótimo começo, porém, se realmente desejamos inovar, não basta apenas repetir o que já foi feito. Esse é o famoso efeito manada do marketing e você não vai querer fazer parte dele!

Toda empresa tem uma essência que não deve ser negligenciada em momento algum. O segredo, portanto, é saber unir o melhor das tendências e o melhor da sua história em uma mesma experiência. Confira algumas dicas a seguir para trabalhar o marketing criativo do jeito certo no seu negócio!

Encontre ações sociais alinhadas com a sua marca

O marketing social é um instrumento muito poderoso por uma série de fatores, entre eles um que se destaca: a empatia.

Promovendo ações sociais, uma empresa tem a oportunidade de emocionar, causar impacto e ainda contribuir com a sociedade de alguma forma. Tudo isso cria uma experiência inesquecível.

Sendo assim, procure sempre estudar temas ou causas sociais em que a sua marca se insere ou é capaz de entregar benefícios. Tenha certeza de que esse tipo de ação não apenas instigará o seu público como também motivará profundamente os seus colaboradores.

Invista em uma identidade visual única

Desde os seus primórdios, o ser humano é extremamente visual, uma característica que ganhou um apelo ainda maior nos dias de hoje devido à explosão dos conteúdos e plataformas digitais.

Nesse cenário, é fundamental que as marcas trabalhem seu estilo com muito empenho e carinho, pois pequenos elementos visuais, como cores, fontes ou figuras, são suficientes para mudar completamente a percepção das pessoas sobre a empresa e seus produtos.

Entre no universo do seu público

Se há algo que mudou no relacionamento entre consumidores e empresas nos últimos anos é que, pela primeira vez, marcas e clientes tornaram-se bons amigos e se comunicam como tal.

O fenômeno é mais visível nas redes sociais, mas está por toda parte. Aproveite isso para se envolver em assuntos de interesse do seu público e ajustar seu conteúdo e sua comunicação para se aproximar e, quem sabe, fazer da sua marca uma parte do cotidiano das pessoas que ela atinge.

Crie uma abordagem diferenciada

Essa é uma grande oportunidade de inovar usando o marketing criativo. Embora existam muitas formas de abordar seus clientes, as empresas, em geral, apostam em estratégias de captação e atendimento muito semelhantes e, na maioria das vezes, pouco efetivas.

O consumidor moderno não deseja apenas adquirir bens e serviços, ele quer se envolver, compartilhar, fazer parte de uma tribo que a sua marca pode criar. O começo de tudo, porém, está na linguagem e na maneira como sua organização chega até os clientes. Tudo isso deve estar fielmente alinhado às expectativas do público.

Uma dica matadora nesse tópico é a humanização. A tecnologia é muito bem-vinda, mas é preciso tomar cuidado para que a otimização não torne a sua empresa tão fria quanto um robô. Abra a conversa, ouça seus consumidores e capriche nas experiências, pois nada será tão humano quanto elas.

Como o marketing criativo funciona na prática?

Aqui na Outra Praia, nós já contribuímos com várias histórias de sucesso e usamos todo o poder do marketing criativo para resgatar ideias, promover causas e criar experiências marcantes com toda a dedicação e capricho que só uma agência especialista no assunto pode entregar.

Veja agora três exemplos de marketing criativo com alguns dos nossos cases.

Ativação de marca

Em 2013, a Redecard mudou seu nome para Rede, assim como sua logomarca, que ganhou elementos do visual de sua empresa proprietária, o grupo Itaú Unibanco.

A transformação, porém, exigia uma nova ativação, um trabalho que envolveu a capacitação de promotores, estratégias de logística e ações de promoção. Nossa equipe “invadiu” mais de 300 mil pontos de venda para levar a nova marca para seus milhares de parceiros em todo o Brasil e o resultado foi espetacular!

Ações promocionais

A operadora de seguros e previdência SulAmérica resolveu aproveitar o calor para promover seu slogan “a vida é imprevisível, e isso é muito bom”. A ação aconteceu nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife, onde sorvetes personalizados foram distribuídos na matriz, filiais, corretoras e também em parques e praias de cada região.

Foram mais de 20 mil sorvetes oferecidos gratuitamente na operação, uma surpresa que, sem dúvidas, agradou muita gente e ajudou a espalhar uma ideia estratégica para a companhia.

Marketing social

Para ilustrar o valor e a consciência de sua marca, a Ferrero Rocher uniu arte e solidariedade em uma grande exposição que, entre várias outras nobres razões, buscava celebrar a Páscoa com todo o requinte que os produtos da empresa transmitem.

Na ação realizada em 2014, dez ovos gigantes foram decorados por diferentes artistas famosos, e em cada um deles buscou-se expressar uma ideia original. Após uma breve exposição no shopping JK Iguatemi, os ovos foram leiloados e os recursos obtidos doados para a ONG Banco de Alimentos.

Como você vê, o marketing criativo é um ótimo caminho para promover uma marca, entretanto, existem muitos riscos envolvidos nesse tipo de campanha em vista de sua ampla repercussão. Um dos propósitos de investir em um planejamento sério é garantir que o conteúdo apresentado não será interpretado de maneira negativa.

Um trabalho de excelência demanda profissionais capacitados, criatividade e muita história de mercado para contar, e isso nós temos de sobra. A Outra Praia é uma agência de Live Marketing com um clima leve e descontraído que se orgulha de entregar experiências que mudam empresas e pessoas em todos os cantos do país.

Fale com a gente para conhecer melhor nosso trabalho e entender como o marketing criativo pode ser ainda mais surpreendente e lucrativo do que você imagina!

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