Como bombar o marketing de eventos: confira as 5 melhores ações

marketing de eventos
6 minutos para ler

Independentemente do setor, trabalhar o posicionamento de marca por meio de live marketing é uma tática efetiva para criar laços de confiança, afinidade e gerar uma boa experiência ao público que, potencialmente, se tornará cliente. No entanto, para garantir que as ações de marketing de eventos serão bem-sucedidas, você deve exercer um bom planejamento, a fim de identificar o que será mais bem-aceito pelo público.

Os esforços da equipe para construir uma boa ativação de marca em um evento começam com bastante antecedência, a partir do conhecimento do público, parcerias com fornecedores e preparo da equipe. Além disso, o ambiente digital é um aliado para engajar e despertar o interesse pela marca, antes mesmo de o evento acontecer.

Quer entender o que é o marketing de eventos e conhecer algumas dicas sobre como desenvolver boas ações? Preparamos este post para você. Confira!

O que é o marketing de eventos?

O marketing de eventos é um conjunto de ações que visa consolidar uma marca, produto ou serviço a partir da oferta de uma boa experiência ao público. O intuito é promover uma interação direta de cada potencial consumidor com a marca, a fim de gerar estímulos emocionais que provoquem afeição pelo que está sendo divulgado.

Um consumidor que gera uma conexão positiva com uma marca, produto ou serviço tem, de imediato, a oportunidade de conhecer o que está sendo ofertado e gerar uma conclusão sobre isso. Ao proporcionar uma experiência positiva, o público está mais suscetível a tornar-se, além de consumidor, promotor do que está sendo divulgado.

Como promover o marketing de eventos?

A efetividade do marketing de eventos é resultado de um conjunto de ações promovidas antes, durante e depois. Conheça algumas dicas!

1. Trabalhe o ambiente digital

O marketing digital é um aliado do marketing de eventos, já que ele auxilia na oferta de uma boa experiência em todos os momentos. Nas etapas anteriores, o ambiente digital é eficaz para despertar o interesse e a curiosidade do público. Com isso, as pessoas chegam no evento já com uma primeira percepção e uma expectativa acerca do que será encontrado.

Durante o evento, algumas ações interativas podem ser desenvolvidas, que integrem o ambiente on-line com off-line. Um dos maiores benefícios, nesse caso, é incentivar o público a compartilhar a experiência com seus amigos, ampliando, assim, o número de pessoas impactadas.

Já no pós-evento, sua marca pode manter contato com o público que vivenciou a experiência e dar sequência na construção do relacionamento, a fim de evidenciar o quanto essas pessoas são importantes para sua empresa.

As redes sociais — como Facebook, LinkedIn e Instagram — promovem grandes oportunidades nesse trabalho de engajamento do público em todas as etapas do evento. Além delas, invista na construção de materiais para o seu blog, em que você pode oferecer conteúdos mais detalhados sobre o evento e atuar, inclusive, em buscas orgânicas.

2. Invista na experiência do consumidor

Investir na experiência do consumidor é o mesmo que entender o público e entregá-lo uma proposta de valor. Isso significa que toda ação promovida — como distribuição de brindes, experimentação de produtos, ações interativas etc. — deve ter um propósito não somente para sua empresa, mas também para quem está consumindo.

Se seus potenciais consumidores são adolescentes, por exemplo, você deve planejar ações não apenas compatíveis com a idade, mas também com interesses e comportamento. Por isso, estude ao máximo o perfil de quem se interessa pela sua oferta.

3. Conte com atendentes bem preparados

Atendentes educados e bem preparados são fundamentais para a oferta de uma boa experiência. Ainda que as ações planejadas sejam totalmente alinhadas ao público, se as pessoas tiverem problemas no atendimento, a efetividade da ação não será cumprida, já que a experiência, de alguma forma, será negativa.

Além de simpatia e cordialidade, os atendentes precisam conhecer a fundo o que está sendo ofertado, já que eles serão responsáveis por apresentar ao público, esclarecer dúvidas e vender a ideia de consumo.

Além de selecionar criteriosamente as pessoas que trabalharão no evento, ofereça treinamentos e permita que esses atendentes também vivenciem a experiência consumindo o produto ou serviço — isso é fundamental para que eles também se tornem promotores da marca.

4. Ofereça algo além de panfletos

Panfletos são materiais informativos que são bem-vindos em ações de marketing de eventos. Isso porque eles deixam à disposição dados sobre o produto, serviço ou marca; informações de contato e transmitem, por meio do design, a identidade da empresa. No entanto, são facilmente perdidos ou descartados pelo público.

Por isso, uma boa prática é oferecer, além de panfletos, brindes que fazem sentido com a marca divulgadora. Durante o planejamento, ao conhecer o público, você deve investigar qual tipo de brinde será utilizado pelas pessoas. Se elas enxergam utilidade no brinde, o objeto será utilizado e, consequentemente, sua marca continuará sendo divulgada de maneira espontânea.

5. Crie um espaço confortável

O espaço que será construído no evento também deverá ser adequado com o perfil da sua marca e do seu público. Para isso, todos os detalhes deverão ser pensados, desde o design, iluminação, até os demais recursos disponíveis.

Para promover uma experiência agradável, você pode, por exemplo:

  • disponibilizar um espaço para descanso — com bancos e pufes;
  • oferecer água e café;
  • proporcionar um ambiente climatizado;
  • dispor de tomadas e carregadores para celular;
  • oferecer Wi-Fi para quem entrar no stand etc.

Esses recursos fazem com que o público passe um tempo a mais interagindo com sua marca. Enquanto isso ocorre, promova uma experimentação do produto ou serviço, aproveitando a presença das pessoas naquele momento.

O marketing de eventos promove diversos benefícios para quem investe nessa estratégia, como:

A efetividade das ações depende de um planejamento estruturado e condizente com a realidade do público e da marca. Como citado, um dos primeiros desafios é identificar os interesses e afinidades dos potenciais consumidores. Depois disso, trabalhe em ações criativas, disponibilize promoções atraentes e defina metas claras e plausíveis, a fim de obter um retorno positivo sobre o investimento.

Quer saber mais a respeito das ações para seus eventos? Então entre em contato com a Outra Praia e conte com uma parceira experiente no assunto!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-