7 ações de Marketing para executar antes, durante e após as feiras

marketing para feiras
7 minutos para ler

Nunca se falou tanto em Marketing para feiras, exposições, cursos e seminários. Embora as ações de comunicação e os eventos se insiram em um mesmo universo, foram as mudanças na sociedade e no comportamento do consumidor que tornaram essa parceria muito mais marcante e urgente.

Hoje, temos o Live Marketing como o resultado genuíno dessa união e cujo objetivo é justamente trazer o olhar estratégico do Marketing para a produção dos eventos, atraindo público, fortalecendo marcas e criando experiências memoráveis para clientes, colaboradores e gestores de empresas e instituições.

Neste artigo, nós trazemos um conteúdo prático destacando as principais ações de planejamento, relacionamento e promoção utilizadas em cada etapa da produção de uma feira, do planejamento ao pós-evento.

Quer saber como produzir uma experiência inesquecível para sua audiência? Então continue conosco para conferir as 7 ações de marketing que não podem faltar na produção da sua feira!

1. Pesquisa de Marketing

A criatividade é fundamental, mas sem pesquisa não existe Marketing. Nos dias de hoje, a coleta e análise de dados fazem parte da rotina de praticamente todos os processos de gestão. É um trabalho que deve começar muito antes do seu evento, e se manter ao longo de toda a trajetória do empreendimento.

Se a sua empresa realiza ou já realizou alguma feira, seus feedbacks podem ser o seu ponto de partida para antecipar eventuais falhas e identificar oportunidades de aprimoramento.

Por outro lado, se tudo isso ainda é uma novidade para o seu negócio, basta estudar a fundo a sua audiência. O verdadeiro objetivo de toda essa procura por informações é simplesmente entender as pessoas que pretendemos atingir. Conhecer suas dores e desejos, o que as entristece e o que as alegra, bem como o que reclamam e procuram no seu empreendimento.

2. Marketing Digital

Com a febre dos buscadores, e-commerces e mídias sociais, não estar presente na Internet é quase fatal para um negócio. Os eventos, porém, merecem uma atenção ainda maior nesse sentido, pois todas essas ferramentas são fundamentais para captar novos clientes e, principalmente, engajar a audiência, muito antes da sua feira acontecer.

Além disso, é importante destacar que os recursos do Marketing Digital também são excelentes instrumentos de pesquisa. Analisando o perfil e o comportamento de usuários nos seus canais de comunicação, muitos insights podem ser obtidos.

Entretanto, ainda que criar sites, páginas e eventos em redes sociais seja extremamente importante para atrair pessoas, isso não é o suficiente. São necessárias estratégias para que sua marca realmente se aproxime do seu público.

3. Marketing de Conteúdo

Observe que nenhuma ação de Marketing é desenvolvida de maneira isolada. Um trabalho de comunicação eficaz envolve uma série de práticas que se complementam e se transformam em uma só experiência para o consumidor.

Dentro do Marketing Digital, porém, uma estratégia se destaca: o Marketing de Conteúdo, cuja proposta é atrair e engajar pessoas a partir da publicação de postagens, artigos, imagens e vídeos relevantes.

A divulgação de materiais em blogs e redes sociais, no entanto, é um processo que pode exigir um longo período de trabalho até que os resultados sejam observados. É, portanto, uma estratégia que deve começar muito antes do seu evento, mas com um poder incomparável de atrair pessoas, entendê-las melhor a partir das suas interações e, o mais importante: construir relacionamento.

4. Marketing de Relacionamento

Basicamente, a proposta do Marketing de Relacionamento é promover iniciativas que iniciem e mantenham um relacionamento positivo com seus clientes, colaboradores e fornecedores. A ideia é conquistar a confiança do cliente por meio da demonstração de autoridade e competência, além de apresentar benefícios e exclusividades que reforcem essa aproximação.

O Marketing de Conteúdo nos permite desenvolver esse tipo de relação até mesmo com consumidores que ainda não compraram produtos e serviços de uma empresa. No entanto, são os seus clientes e contatos obtidos na Internet, telefone e demais canais que realmente representam uma enorme oportunidade.

Nesse sentido, não interessa se pensamos o Marketing para feiras, apresentações ou qualquer outro tipo de empreendimento, essa estratégia só é mesmo eficiente quando conhecemos muito bem o público que pretendemos atingir. É preciso chamar a atenção, inspirar, emocionar, algo que a publicidade não é capaz de fazer sozinha, embora ela continue exercendo um papel essencial.

5. Publicidade

A publicidade ainda é tão atrelada ao Marketing que, frequentemente, as duas áreas são entendidas como sinônimas. Como dito, todas essas faces da gestão e da comunicação se relacionam, mas, em rigor, tratamos como publicidade as mídias e ações de comunicação diretas e pagas.

Se você pretende criar uma feira de sucesso certamente precisará investir em banners, outdoors, cartazes, brindes para convidados, bem como anúncios em rádios, TV e em plataformas de divulgação online como o Google Ads e o Facebook Ads.

Observe que a publicidade deve ganhar mais destaque nas vésperas do evento e nas campanhas de venda de ingressos e promoções. No entanto, o planejamento e o preparo dos materiais precisa ser feito com muita antecedência para evitar frustrações no grande dia.

6. Marketing de Influência

Ganhar apoio de personalidades famosas é uma estratégia que ao longo das últimas décadas tem ajudado grandes empresas a aumentarem e qualificarem sua audiência. Essa prática tem seu espaço firmado no cinema e na TV, mas é na Internet que os influenciadores estão transformando completamente a maneira como as pessoas tomam decisões.

Se deseja atrair um determinado público para a sua feira, você se surpreenderá ao trazer palestrantes e empresas famosas do seu segmento. Essa, inclusive, é uma maneira prática de elevar a autoridade do seu evento instantaneamente.

Mas a escolha desses influenciadores precisa ser conduzida com muito cuidado, uma vez que, em tempos de tamanha pluralidade, uma escolha infeliz pode custar muitos clientes importantes. Para descobrir as pessoas certas é preciso mergulhar fundo no universo da sua audiência.

7. Live Marketing

Por fim, mas nem de longe menos importante, temos o Live Marketing, as práticas que prometem transformar a sua feira em uma experiência única e inesquecível. Essa espécie de “Marketing ao vivo” visa criar uma interação ativa entre marcas e pessoas, bem como promover uma percepção diferenciada dos serviços e produtos.

Shows, apresentações, palestras e exposição são ingredientes indispensáveis em uma feira de sucesso, mas essa abordagem do Marketing nos permite ir além. Interações em tempo real nas redes sociais, bem como o uso de tecnologias avançadas, como a Inteligência Artificial e a Realidade Virtual e Aumentada, são instrumentos que estão ganhando destaque em eventos de todo o mundo.

Lembre-se, porém, que a mágica dessas estratégias não está, necessariamente, nos recursos utilizados, mas no resultado gerado. Seu verdadeiro objetivo deve ser engajar, alegrar, emocionar e surpreender as pessoas.

Observe que todas essas ações dependem de um olhar global e estratégico, ou seja, elas precisam ser pensadas juntas e planejadas antes, durante e após o seu evento. Outro ponto importante é a percepção positiva da empresa em virtude de todas essas iniciativas, algo que tende a se fortalecer ao longo do tempo.

A Outra Praia é a agência de Live Marketing por trás de campanhas e eventos promovidos por várias marcas de sucesso como ViacomCBS, Nickelodeon, PayPal, Dasa e muitas outras. Dirigida por Dilma Souza Campos, sua equipe é especialista na criação de experiências marcantes para empresas de todos os segmentos.

Se você pretende investir em estratégias de Marketing para feiras, palestras e outros eventos, entre em contato conosco e descubra como a Outra Praia pode ajudar você a surpreender a sua audiência!

Você também pode gostar

66 thoughts on “7 ações de Marketing para executar antes, durante e após as feiras

  1. Hmm is anyone else experiencing problems with the images on this blog loading?
    I’m trying to determine if its a problem on my
    end or if it’s the blog. Any suggestions would be greatly appreciated.
    0mniartist asmr

  2. Have you ever thought about creating an ebook or guest
    authoring on other blogs? I have a blog based on the same information you discuss and would love to have
    you share some stories/information. I know my visitors would appreciate your work.

    If you are even remotely interested, feel free
    to send me an e mail.

    my homepage :: 918kiss plusapk ios

  3. Today, I went to the beach front with my children.
    I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She placed the shell to her ear and screamed.
    There was a hermit crab inside and it pinched
    her ear. She never wants to go back! LoL I know this is totally off topic but I had to tell someone!

    Here is my web page ace333 id test

  4. I loved as much as you will receive carried out right
    here. The sketch is tasteful, your authored subject matter stylish.
    nonetheless, you command get bought an nervousness over that you
    wish be delivering the following. unwell unquestionably come more formerly again since exactly
    the same nearly a lot often inside case you shield this
    hike.

    my site :: bostonsoftwaregroup.us

  5. Howdy! I could have sworn I’ve been to this blog before but after browsing through a few of the articles I realized it’s new to me.
    Anyways, I’m definitely delighted I found it and
    I’ll be bookmarking it and checking back regularly!

    my homepage mintjasia.com

  6. What’s Happening i am new to this, I stumbled upon this I have discovered It positively useful and it has aided me out loads.
    I’m hoping to give a contribution & assist other users like its helped me.
    Great job.

  7. Its like you read my thoughts! You seem to understand so much approximately this, such as you wrote the
    ebook in it or something. I feel that you just can do with a few % to force the message
    home a little bit, but instead of that, this is great blog.
    A fantastic read. I’ll certainly be back.

  8. This is really fascinating, You’re a very skilled blogger.
    I’ve joined your rss feed and look forward to in the hunt for more of your excellent post.
    Also, I’ve shared your site in my social networks

  9. Its like you read my thoughts! You seem to grasp a lot
    about this, like you wrote the e-book in it or something. I believe that
    you just can do with a few p.c. to power the message home a bit, however other than that, this is great blog.
    A great read. I’ll certainly be back.

  10. Greetings! Quick question that’s entirely off topic.
    Do you know how to make your site mobile friendly? My site looks weird when viewing from my iphone.
    I’m trying to find a template or plugin that might be able to
    resolve this issue. If you have any suggestions, please share.
    Many thanks!

  11. scoliosis
    My brother suggested I might like this website. He was entirely right.
    This put up actually made my day. You can not consider
    just how a lot time I had spent for this info! Thank you!
    scoliosis

  12. dating sites
    After looking at a few of the blog posts on your
    web page, I seriously like your way of writing a blog.
    I saved it to my bookmark site list and will be checking back
    in the near future. Please check out my web site too and let me know
    how you feel. free dating sites

  13. I’m no longer positive the place you are getting your information, however good topic.
    I must spend a while studying more or working out more. Thanks for magnificent
    information I used to be in search of this information for my mission.

  14. Its like you read my mind! You appear to know a lot about this, like you wrote the book in it or something.
    I think that you can do with some pics to drive the message home a bit, but other than that, this is excellent blog.
    An excellent read. I’ll certainly be back.

  15. Superb blog! Do you have any suggestions for aspiring writers?

    I’m hoping to start my own website soon but I’m a little lost
    on everything. Would you recommend starting with a free platform like WordPress or go
    for a paid option? There are so many choices out
    there that I’m completely confused .. Any ideas? Cheers!

  16. Greetings from Carolina! I’m bored to death at work so I decided to check out your blog on my iphone during lunch
    break. I really like the knowledge you provide here and can’t wait to
    take a look when I get home. I’m amazed at how quick your blog
    loaded on my mobile .. I’m not even using WIFI,
    just 3G .. Anyways, awesome blog!

  17. When someone writes an piece of writing he/she keeps the plan of a user
    in his/her mind that how a user can know it. So that’s why this piece
    of writing is outstdanding. Thanks!

  18. Hey there this is kinda of off topic but I was wanting to know if blogs use WYSIWYG editors or if you have to manually code with HTML.
    I’m starting a blog soon but have no coding know-how so
    I wanted to get guidance from someone with experience. Any help would be enormously appreciated!

Deixe uma resposta

-