7 ações de Marketing para executar antes, durante e após as feiras

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Nunca se falou tanto em Marketing para feiras, exposições, cursos e seminários. Embora as ações de comunicação e os eventos se insiram em um mesmo universo, foram as mudanças na sociedade e no comportamento do consumidor que tornaram essa parceria muito mais marcante e urgente.

Hoje, temos o Live Marketing como o resultado genuíno dessa união e cujo objetivo é justamente trazer o olhar estratégico do Marketing para a produção dos eventos, atraindo público, fortalecendo marcas e criando experiências memoráveis para clientes, colaboradores e gestores de empresas e instituições.

Neste artigo, nós trazemos um conteúdo prático destacando as principais ações de planejamento, relacionamento e promoção utilizadas em cada etapa da produção de uma feira, do planejamento ao pós-evento.

Quer saber como produzir uma experiência inesquecível para sua audiência? Então continue conosco para conferir as 7 ações de marketing que não podem faltar na produção da sua feira!

1. Pesquisa de Marketing

A criatividade é fundamental, mas sem pesquisa não existe Marketing. Nos dias de hoje, a coleta e análise de dados fazem parte da rotina de praticamente todos os processos de gestão. É um trabalho que deve começar muito antes do seu evento, e se manter ao longo de toda a trajetória do empreendimento.

Se a sua empresa realiza ou já realizou alguma feira, seus feedbacks podem ser o seu ponto de partida para antecipar eventuais falhas e identificar oportunidades de aprimoramento.

Por outro lado, se tudo isso ainda é uma novidade para o seu negócio, basta estudar a fundo a sua audiência. O verdadeiro objetivo de toda essa procura por informações é simplesmente entender as pessoas que pretendemos atingir. Conhecer suas dores e desejos, o que as entristece e o que as alegra, bem como o que reclamam e procuram no seu empreendimento.

2. Marketing Digital

Com a febre dos buscadores, e-commerces e mídias sociais, não estar presente na Internet é quase fatal para um negócio. Os eventos, porém, merecem uma atenção ainda maior nesse sentido, pois todas essas ferramentas são fundamentais para captar novos clientes e, principalmente, engajar a audiência, muito antes da sua feira acontecer.

Além disso, é importante destacar que os recursos do Marketing Digital também são excelentes instrumentos de pesquisa. Analisando o perfil e o comportamento de usuários nos seus canais de comunicação, muitos insights podem ser obtidos.

Entretanto, ainda que criar sites, páginas e eventos em redes sociais seja extremamente importante para atrair pessoas, isso não é o suficiente. São necessárias estratégias para que sua marca realmente se aproxime do seu público.

3. Marketing de Conteúdo

Observe que nenhuma ação de Marketing é desenvolvida de maneira isolada. Um trabalho de comunicação eficaz envolve uma série de práticas que se complementam e se transformam em uma só experiência para o consumidor.

Dentro do Marketing Digital, porém, uma estratégia se destaca: o Marketing de Conteúdo, cuja proposta é atrair e engajar pessoas a partir da publicação de postagens, artigos, imagens e vídeos relevantes.

A divulgação de materiais em blogs e redes sociais, no entanto, é um processo que pode exigir um longo período de trabalho até que os resultados sejam observados. É, portanto, uma estratégia que deve começar muito antes do seu evento, mas com um poder incomparável de atrair pessoas, entendê-las melhor a partir das suas interações e, o mais importante: construir relacionamento.

4. Marketing de Relacionamento

Basicamente, a proposta do Marketing de Relacionamento é promover iniciativas que iniciem e mantenham um relacionamento positivo com seus clientes, colaboradores e fornecedores. A ideia é conquistar a confiança do cliente por meio da demonstração de autoridade e competência, além de apresentar benefícios e exclusividades que reforcem essa aproximação.

O Marketing de Conteúdo nos permite desenvolver esse tipo de relação até mesmo com consumidores que ainda não compraram produtos e serviços de uma empresa. No entanto, são os seus clientes e contatos obtidos na Internet, telefone e demais canais que realmente representam uma enorme oportunidade.

Nesse sentido, não interessa se pensamos o Marketing para feiras, apresentações ou qualquer outro tipo de empreendimento, essa estratégia só é mesmo eficiente quando conhecemos muito bem o público que pretendemos atingir. É preciso chamar a atenção, inspirar, emocionar, algo que a publicidade não é capaz de fazer sozinha, embora ela continue exercendo um papel essencial.

5. Publicidade

A publicidade ainda é tão atrelada ao Marketing que, frequentemente, as duas áreas são entendidas como sinônimas. Como dito, todas essas faces da gestão e da comunicação se relacionam, mas, em rigor, tratamos como publicidade as mídias e ações de comunicação diretas e pagas.

Se você pretende criar uma feira de sucesso certamente precisará investir em banners, outdoors, cartazes, brindes para convidados, bem como anúncios em rádios, TV e em plataformas de divulgação online como o Google Ads e o Facebook Ads.

Observe que a publicidade deve ganhar mais destaque nas vésperas do evento e nas campanhas de venda de ingressos e promoções. No entanto, o planejamento e o preparo dos materiais precisa ser feito com muita antecedência para evitar frustrações no grande dia.

6. Marketing de Influência

Ganhar apoio de personalidades famosas é uma estratégia que ao longo das últimas décadas tem ajudado grandes empresas a aumentarem e qualificarem sua audiência. Essa prática tem seu espaço firmado no cinema e na TV, mas é na Internet que os influenciadores estão transformando completamente a maneira como as pessoas tomam decisões.

Se deseja atrair um determinado público para a sua feira, você se surpreenderá ao trazer palestrantes e empresas famosas do seu segmento. Essa, inclusive, é uma maneira prática de elevar a autoridade do seu evento instantaneamente.

Mas a escolha desses influenciadores precisa ser conduzida com muito cuidado, uma vez que, em tempos de tamanha pluralidade, uma escolha infeliz pode custar muitos clientes importantes. Para descobrir as pessoas certas é preciso mergulhar fundo no universo da sua audiência.

7. Live Marketing

Por fim, mas nem de longe menos importante, temos o Live Marketing, as práticas que prometem transformar a sua feira em uma experiência única e inesquecível. Essa espécie de “Marketing ao vivo” visa criar uma interação ativa entre marcas e pessoas, bem como promover uma percepção diferenciada dos serviços e produtos.

Shows, apresentações, palestras e exposição são ingredientes indispensáveis em uma feira de sucesso, mas essa abordagem do Marketing nos permite ir além. Interações em tempo real nas redes sociais, bem como o uso de tecnologias avançadas, como a Inteligência Artificial e a Realidade Virtual e Aumentada, são instrumentos que estão ganhando destaque em eventos de todo o mundo.

Lembre-se, porém, que a mágica dessas estratégias não está, necessariamente, nos recursos utilizados, mas no resultado gerado. Seu verdadeiro objetivo deve ser engajar, alegrar, emocionar e surpreender as pessoas.

Observe que todas essas ações dependem de um olhar global e estratégico, ou seja, elas precisam ser pensadas juntas e planejadas antes, durante e após o seu evento. Outro ponto importante é a percepção positiva da empresa em virtude de todas essas iniciativas, algo que tende a se fortalecer ao longo do tempo.

A Outra Praia é a agência de Live Marketing por trás de campanhas e eventos promovidos por várias marcas de sucesso como ViacomCBS, Nickelodeon, PayPal, Dasa e muitas outras. Dirigida por Dilma Souza Campos, sua equipe é especialista na criação de experiências marcantes para empresas de todos os segmentos.

Se você pretende investir em estratégias de Marketing para feiras, palestras e outros eventos, entre em contato conosco e descubra como a Outra Praia pode ajudar você a surpreender a sua audiência!

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