Descubra como executar ações de marketing promocional com maestria

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Executar uma campanha de ações de marketing promocional não é uma tarefa simples. De fato, qualquer coisa que fuja do planejamento salta aos olhos do público e pode comprometer todo o resultado do trabalho. E para encontrar a fórmula certa, você precisa compreender que existe um longo caminho a ser traçado.

Tudo depende de um bom planejamento, além de contar com ajuda especializada e conhecer as preferências dos consumidores. Quer saber mais? Aqui, mostraremos um verdadeiro passo a passo de como criar ações promocionais de sucesso. Acompanhe!

Conheça seu público

Antes de mais nada, para que suas ações de marketing promocional tenham resultados positivos, você precisa conhecer bem o público. Afinal de contas, de nada adianta investir em grandes estratégias se elas não falarem diretamente com a audiência que traz retorno nos números.

O grande segredo está em começar todo o processo de trabalho em torno de uma pesquisa detalhada sobre as preferências e as necessidades dos clientes. Assim, se torna muito mais simples ter boas ideias e definir os melhores caminhos para colocar as campanhas em prática.

Estude cada informação recebida com a intenção de formar uma verdadeira base de dados que sirva como referência para mensurar o retorno desses investimentos em longo prazo.

Sem contar que, ao se situar sobre as expectativas dos clientes, surpreendê-los não será mais considerado uma tarefa complicada.

Tenha um planejamento detalhado

Montar um planejamento detalhado é fundamental no andamento do trabalho promocional.

Isso porque não importa o que você esteja organizando, desde um jantar para amigos em casa até um evento de grandes proporções, sem um alinhamento rigoroso o objetivo não será alcançado. Dessa maneira, trace o passo a passo das campanhas como o ponta pé inicial.

Coloque na ponta do lápis tudo o que precisará ser construído conforme as necessidades da empresa e os interesses do público. Só assim será possível seguir o projeto de cada ação sem um relógio gigante te obrigando a tomar decisões dentro de uma panela de pressão.

Outro ponto importante é que o papel do planejamento também é fundamental para que você não se esqueça de nada essencial na hora de colocar a campanha em prática e acabe tendo efeitos negativos.

Crie objetivos possíveis

Quando o trabalho de marketing é baseado em metas reais, o crescimento do negócio no relacionamento com o público se mostra muito significativo.

Tenha em mente que não existe nada mais frustrante do que criar um calendário de ações promocionais, investir tempo e dinheiro em algo que dificilmente vai trazer algum retorno.

Seja por conta de falar com público errado, por lançar um produto obsoleto ou querer aumentar a área de atuação em 300% em dias, criar objetivos impossíveis é uma grande perda de tempo que só costuma ser identificada muito tempo depois.

No entanto, ao combinar boas pesquisas, com o planejamento minucioso, o processo ganha força por saber exatamente do que sua empresa precisa para se destacar da concorrência e trazer resultados cada vez melhores.

Conte com uma equipe engajada

Por mais que você seja experiente em sua área de atuação, ninguém consegue fazer um trabalho de grandes proporções sem ajuda. Tendo isso claro, saiba que contar com uma equipe engajada faz toda a diferença no alcance das ações e permite uma pitada a mais de criatividade.

Imagine só se para atender um cronograma anual de ações, as decisões do processo ficassem nas costas de apenas uma pessoa. Seria extremamente cansativo, não é mesmo? Por isso, forme uma equipe que tenha experiência no assunto e compreenda o posicionamento da empresa.

Ao ter confiança no time de apoio, se torna mais simples desenvolver estratégias diferenciadas pela liberdade de focar no que realmente é importante e oferecer autonomia na medida certa.

Ouça os feedbacks

Não importa qual seja o setor de atuação de sua empresa, sem ter uma linha de comunicação efetiva com o público, dificilmente, as ações promocionais resultam em números relevantes.

Em função disso, colha feedbacks durante todo o processo para construir uma estratégia direcionada capaz de impactar os clientes de maneira surpreendente.

A partir de análises relacionadas ao retorno, o profissional responsável pelo marketing consegue interromper os investimentos em planos que estão fadados ao fracasso e criar campanhas com maior chances de sucesso por conta da soma de vários acertos ao longo do desenvolvimento do relacionamento com a audiência.

Pense em estratégias de divulgação

Ações promocionais precisam ser amplamente divulgadas para trazer o resultado esperado. Hoje em dia, com tantas informações em todos os lugares, quem não sabe se posicionar perante o público perde espaço no mercado de atuação.

Por este motivo, use o estudo sobre as preferências dos clientes para saber em qual meio de divulgação investir e procure por profissionais especializados. Uma boa sugestão, nesse caso, está em usar as redes sociais para ir além do alcance esperado inicialmente.

Além deter baixo custo inicialmente, a proposta ainda é capaz de gerar engajamento, fidelizar e transformar os seguidores em propagadores genuínos do serviço ou produto oferecido.

Tudo isso, é claro, quando a marca encontra a linguagem adequada e as estratégias saem do mais do mesmo.

Busque inspirações

Por mais que seja preciso pensar fora da caixinha para atrair a atenção do público, não existe nada de errado em se inspirar em cases de sucesso. Ao buscar um universo de possibilidades, as ações ganham mais força no mercado e consegue resultados muito além dos esperados em um primeiro momento.

Um exemplo de destaque é a campanha do Ibis Budget feita pela agência Outra Praia. O objetivo principal era transformar o conceito da marca em brand experience e por isso foi lançada uma promoção no Facebook. Os seguidores precisavam mandar uma frase para concorrer a viagens pelo Brasil e um mochilão em Paris.

Os vencedores foram desafiados a criar um vídeo com seus amigos em meio a gincanas na cidade escolhida no estilo reality show. O resultado foi um aumento de 315% de fãs na página alçando o maior número entre as mídias sociais da rede no mundo inteiro.

Pronto! Agora você já sabe como executar ações de marketing promocional com maestria. Lembre-se que nada acontece da noite para o dia e, por isso, a regra número um é apostar em planejamento.

Dessa forma, ao identificar os objetivos do trabalho, traçar o caminho até o sucesso se mostra uma tarefa muito mais simples.

Gostou das informações deste artigo? Então entre em contato com a Outra Praia para encontrar a estratégia ideal na hora de impactar seus clientes.

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