Marketing social: entenda o que é e sua importância para empresas

Marketing social: entenda o que é e sua importância para empresas
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Você não acha que uma empresa deveria se preocupar mais com o bem-estar da sociedade? Cada um de nós é responsável por tornar o mundo um pouquinho melhor. Isso porque nem tudo gira em torno do lucro, concorda? Para abordar esse tema, vamos falar sobre marketing social.

Neste post, além do conceito, vamos mostrar alguns tipos de marketing social, como funciona na prática e as maiores vantagens de investir. Aproveite a leitura.

Entenda o conceito de marketing social

O marketing social é uma abordagem usada para desenvolver atividades destinadas a mudar ou influenciar o comportamento das pessoas em benefício dos indivíduos e da sociedade como um todo.

Combinando ideias do marketing comercial e das ciências sociais, é uma ferramenta comprovada que engaja os participantes de forma sustentável e econômica.

A teoria original surgiu na década de 1970 por Philip Kotler e Gerald Zaltman, quando técnicas de marketing foram realizadas para vender ideias, atitudes e comportamentos dentro da filosofia da educação e entretenimento.

Conheça alguns tipos de marketing social

A estratégia de marketing social e o propósito organizacional permitem que a empresa satisfaça as necessidades dos clientes e, ao mesmo tempo, defenda o bem comum entre as pessoas. Confira os principais tipos.

Saúde do consumidor

O marketing social também enfatiza a saúde do consumidor. É uma exigência das marcas que produzem produtos com ingredientes químicos e orgânicos. Elas devem garantir que os itens sejam seguros para consumo.

Os profissionais de marketing social usam uma ampla gama de estratégias de comunicação em saúde com base em meios de comunicação de massa. Eles também usam mediadores (como provedores de serviços de saúde) públicos ou particulares e métodos de marketing como inserção de mensagens (por exemplo, em clínicas), promoção, disseminação e divulgação no nível da comunidade.

Marketing ecológico

Existem empresas que lidam com produtos reciclados e orgânicos. Nenhum deles interfere na camada de ozônio, por exemplo. Sendo assim, elas se apresentam como organizações ambientalmente limpas, sensíveis e sustentáveis.

Negócios e fazendas locais

No marketing social, espera-se que as empresas apoiem empresas próximas da comunidade. Isso pode ser viabilizado por meio da aquisição de matérias-primas da fazenda local e resulta em crescimento econômico.

Saiba como funciona na prática

A ideia é usar técnicas que entendam como e por que as pessoas se comportam de certas maneiras e influenciá-las a fazer escolhas positivas que serão boas tanto para elas como para as outras e para o meio ambiente.

Quanto mais você conhece o seu tipo de público, maiores são as chances de impactá-lo de forma memorável. Isso permite o desenvolvimento de produtos e serviços mais valiosos e proporciona mudanças significativas no modo de pensar ou agir.

O marketing social tem se mostrado altamente bem-sucedido em campanhas de consumo responsável, iniciativas de combate ao crime, educação ambiental, serviços de saúde e muitos outros projetos.

Enfim, não é sobre enviar uma mensagem ao consumidor, mas dizer algo no qual ele vai concordar, se identificar e ser capaz de vivenciar uma experiência positiva.

Recentemente, a Ferrero Rocher, uma das maiores indústrias de fabricação de chocolates, em parceria com a Outra Praia, convidou 10 artistas renomados para decorar ovos de páscoa gigantes na véspera do Natal.

Uma grande exposição foi montada para receber os visitantes e leiloar os chocolates. O dinheiro arrecadado foi doado para a ONG Banco de Alimentos. Quem participou do evento viu o processo criativo dos artistas em tempo real, levou ovos de chocolate para casa e ainda praticou a solidariedade.

Confira as vantagens de investir em marketing social

Essa estratégia traz diversas vantagens, como você pode ver a seguir.

Benefício para a sociedade de diferentes maneiras

Esse é o valor percebido ou real, como é definido pelas pessoas que são alvo de uma intervenção de marketing social. O principal indicador é a felicidade.

Visibilidade nos mecanismos de pesquisa

Cada novo post que você adiciona ao seu blog sobre os eventos que cria é outra página que o Google vai indexar. Então, a sua empresa começa a aparecer nas buscas mais direcionadas para conservar a cultura da ética e sustentabilidade.

Aumento da credibilidade

Ajudar as outras pessoas aumenta o conhecimento, a autoridade, a relevância e a confiança do seu negócio. Assim, quanto mais eventos produzir, mais será visto como uma organização boa, respeitável, confiável.

Potencial de conversão

Os seus principais objetivos com marketing social são envolver, informar, ajudar e agregar valor para os seus clientes. Depois disso, você pode usar qualquer espaço restante para lançar um dos seus produtos ou serviços. Se isso for feito com foco no público, é possível aumentar facilmente o número de conversões obtidas.

Melhor reputação da marca

Quando participam de eventos sociais, as pessoas criam uma impressão da sua marca. Se acharem que o que você faz é útil, informativo ou esclarecedor, pensarão positivamente sobre a sua empresa.

Relacionamentos mais estreitos com clientes

Uma reputação de marca maior pode ajudar com o tamanho e o reconhecimento de seu público, mas uma estratégia voltada para o social também pode aumentar a lealdade e a proximidade do seu relacionamento com o cliente.

Segmenta grupos específicos

O estabelecimento de sites e comunidades direcionadas a grupos específicos permite escolher as áreas de marketing social mais adequadas ao seu site e aos seus objetivos.

Gera propaganda boca a boca

Faz com que os usuários que encontrarem as suas informações em redes sociais se emocionem e compartilhem facilmente a mensagem com amigos e familiares.

Aumenta os links relevantes

As marcas que praticam marketing social são consideradas fontes confiáveis de informações e geralmente aparecem com destaque nos resultados dos mecanismos de busca.

Compartilha informações

Quando os usuários compartilham os materiais produzidos pela marca, o marketing social se torna mais efetivo. As informações frequentemente replicadas podem ser: comunicados à imprensa, artigos, postagens em blogs, fotos e vídeos.

Como você viu, o conceito de marketing social resulta na melhoria do bem-estar social das empresas que abraçam a ideia. O impacto é evidente no fortalecimento da marca, principalmente porque a organização consegue transmitir o seu compromisso com a ética e a cidadania.

Se gostou de ler este artigo, aproveite para conferir também: Entenda o que são e como fazer campanhas de incentivo. Além de conhecer os benefícios, você vai receber dicas de como colocar em prática.

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