O que faz uma agência de live marketing e por que contratá-la?

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Em poucas palavras, podemos definir uma agência de live marketing como uma verdadeira fábrica de experiências. Seu modelo de divulgação engloba a ativação, o incentivo, a promoção e o relacionamento com empresas e seus respectivos serviços e produtos.

Entretanto, o que torna o live marketing realmente especial é a sua capacidade de promover emoções e sensações de fato, não apenas impressões ou conceitos comprados. O impacto causado por esse tipo de comunicação é tão grande que, de maneira espontânea, é capaz de transformar meros espectadores em fiéis multiplicadores da mensagem de uma marca.

O assunto deste artigo não se limita ao live marketing, mas a como uma agência especializada nesse serviço pode entregar resultados surpreendentes e resgatar o brilho dos olhos de colaboradores e clientes. Você não vai perder essa leitura, vai?

Quais são as soluções oferecidas por uma agência de live marketing?

Em livre tradução, o live marketing pode ser entendido como uma espécie de marketing ao vivo, mas essa estratégia vai muito além disso. As ações promocionais são importantes e perfeitamente capazes de chamar a atenção do público, mas nem sempre são impactantes o suficiente para envolver e inspirar a audiência de uma marca.

O caminho mais curto para conquistar o consumidor moderno consiste em criar experiências marcantes, e foi diante dessa necessidade que as agências de live marketing foram idealizadas. O marketing de experiência, como também é conhecido, visa a criação de ações que promovem a interação direta entre os clientes, colaboradores e suas marcas preferidas.

Desde a utilização de estandes, equipamentos e dinâmicas em ambientes públicos até seminários, gincanas e competições para distribuição de prêmios em eventos corporativos, as possibilidades são infinitas. A adoção de novas tecnologias como a realidade virtual e aumentada prometem interações cada vez mais ricas e surpreendentes.

Todo o conhecimento, a energia, a emoção e a inspiração gerados pelas campanhas, ações e pelos eventos de live marketing são convertidos em valor para as marcas que entenderam o poder de engajamento que essa aproximação humana é capaz de gerar.

Quais são as vantagens e os diferenciais do live marketing?

O grande diferencial dos serviços prestados por uma agência de live marketing em relação aos de uma agência tradicional está no direcionamento das ações executadas. O “ponto fraco”, digamos assim, das estratégias de comunicação tradicionais está em seu demasiado foco no apelo visual.

Não que isso não seja importante — muito pelo contrário, a imagem é essencial! No entanto, ao trabalhar dinâmicas que exploram outros sentidos humanos além da visão, temos a oportunidade de criar uma experiência muito mais rica e memorável.

O live marketing, portanto, não se contenta com meras figuras, vídeos e apresentações: ele encoraja o consumidor a tocar o produto com as próprias mãos, sentir seus odores, ouvi-lo e percebê-lo de perto, ou ainda experimentar um serviço pessoalmente, de uma maneira única e inesquecível.

Tudo isso pode ser trabalhado de diversas formas, mas de maneira geral, o live marketing engloba 5 tipos de ações diferentes, que podem ser desenvolvidas individualmente ou em conjunto. São elas:

  1. eventos — encontros de negócio, congressos, feiras e workshops;
  2. promoções — concursos culturais, sorteios de produtos e outros benefícios;
  3. merchandising — os lançamentos de produtos, trade marketing e product placement;
  4. ações de incentivo — bônus, viagens e outras premiações grandiosas;
  5. experiências digitais — que envolvem o uso de recursos tecnológicos e interativos.

Tratando-se de live marketing, é preciso ter em mente que o tradicional ou o mediano não basta. É necessário surpreender, ir além de todas as expectativas. Promover não apenas eventos, mas também sorrisos, risadas, suspiros e até lágrimas, se for preciso.

Quando contratar uma agência de live marketing?

O cenário econômico atual exige que os profissionais de marketing tomem decisões certeiras para o negócio. Com tamanhos abalos políticos e transformações comportamentais profundas acontecendo todos os anos, a tolerância para experimentações e erros é cada vez menor.

Diante de tais circunstâncias, observa-se uma migração de verbas da propaganda tradicional para estratégias mais enxutas como o marketing digital — somadas à promoção de eventos e exposições, que conferem visibilidade à marca de uma maneira mais ágil.

Do ponto de vista do consumidor, é preciso destacar que o acesso às plataformas digitais permitiu que as empresas se aproximassem do dia a dia da sua audiência, mas os laços com seus concorrentes também foram estreitados.

O indivíduo do século XXI respira e transpira informação 24 horas por dias, e com tantos dados circulantes e constantes investidas diretas de diferentes companhias, a promoção de ações inovadoras como o live marketing surge como um meio genuíno de destacar uma marca em meio a esse caos informativo.

Por outro lado, esse modelo também se revela uma poderosa ferramenta de endomarketing, capaz de estimular o engajamento de sócios, colaboradores e parceiros como nenhuma outra ação empresarial poderia fazer. Esse também é um dos objetivos que motiva cada vez mais empresas a investir nesse tipo marketing.

Como escolher a agência ideal?

A escolha de um parceiro de negócios é uma decisão que deve ser analisada sempre com muita cautela. Em tempos nos quais a comunicação é determinante para o sucesso de qualquer empreendimento, assumir o marketing de uma empresa, ainda que por um período limitado, é uma grande responsabilidade.

De antemão, o administrador ou empreendedor precisa ter um norte definido: qual é o cenário que ele deseja construir para sua empresa e como um parceiro de comunicação e produção de eventos poderia ajudá-lo a alcançar esse objetivo?

Quanto às agências, é preciso conhecer os serviços que elas se propõem a entregar, a equipe por trás dos projetos, sua experiência, indicações e, sobretudo, seu portfólio — afinal, os trabalhos já desenvolvidos (cases) são a melhor propaganda que esse ramo é capaz de entregar.

Comandada por Dilma Souza Campos, a Outra Praia se apresenta como uma boutique de criatividade estratégica com mais de 6 anos de atuação no mercado e uma história marcada por clientes de peso, como OLX, Sadia, Ambev, Guaraná Antarctica e muitos outros.

Se você, assim como nós, acredita no poder transformador de criar experiências inesquecíveis, fale conosco e descubra o que uma agência de live marketing pode fazer pelo seu negócio!

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