Saiba o que é PDV e a importância para o seu negócio

PDV
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Se você está envolvido com marketing, sabe que o PDV (Ponto de Venda) é uma pauta recorrente no trabalho. Por esse motivo, é muito importante ficar por dentro desse conceito para acertar em cheio nas estratégias de vendas e considerar as preferências do público.

No entanto, o principal segredo está em observar os pontos certos, já que cada marca tem um direcionamento diferente que precisa ser criado conforme suas necessidades no varejo. Com isso alinhado, o crescimento no setor passa a ser apenas questão de tempo.

Quer saber mais? Vamos tirar todas as dúvidas sobre o que é PDV e sua importância no funcionamento do negócio. Acompanhe!

O que é o PDV?

Embora seja uma sigla recorrente em diferentes vertentes do varejo, muita gente ainda tem dúvidas sobre seu significado.

Na prática, PDV representa Ponto de Vendas e pode ser relacionado com a forma como a marca oferece seus produtos diretamente ao consumidor.

Claro que, atualmente, esse conceito passou por diversas adaptações, pois os módulos de se relacionar com o público ganharam novas versões.

Dentro desse contexto, as práticas giram em torno de garantir uma boa experiência em vários meios que levem o cliente a adquirir os produtos, especialmente na loja física. Veja, a seguir, quais são os principais:

  • distribuidores;
  • loja física;
  • loja virtual;
  • vendedores corporativos transitantes;
  • stands em feiras.

Qual a importância para a sua marca?

Com a grande concorrência do mercado hoje em dia, quem não se preocupa com a personificação do PDV pode perder espaço e, consequentemente, dinheiro. Por isso, ter uma estratégia focada no ponto de vendas faz muita diferença no relacionamento da marca com o seu público.

Sem contar que a criação de uma identidade visual que transmita o conceito do negócio reforça seu posicionamento.

Ou seja, nada de sair organizando a decoração e os produtos da loja de qualquer jeito. O diferencial está em ter um planejamento detalhado que ajude a mensurar os resultados no futuro.

Esse conceito é parte importante do Trade Marketing, que veio para facilitar a vida dos profissionais envolvidos em vendas.

Assim, fica muito mais simples fortalecer a marca e criar ações segmentadas que abram possibilidades enquanto cria uma cultura de fidelização.

O que deve ser observado?

Existe uma série de fatores que merecem atenção para que as estratégias alcancem seus objetivos. No entanto, o primeiro passo é conhecer bem o relacionamento com o cliente para que a proposta da marca seja apresentada de maneira adequada.

Saiba que quando se fala de PDV no varejo, automaticamente, os responsáveis pelo marketing já devem pensar em jogo de luzes, disposição de produtos, banners, vitrine, promoções e climatização.

Tudo isso com respeito a identidade visual que reúne elementos fundamentais na decisão de compra, pois, muitas pessoas se convencem de fechar negócio apenas quando estão com o site aberto ou dentro da loja física.

Como melhorar o PDV da empresa?

Agora que você já conhece a importância do PDV, deve ter ficado curioso sobre como colocá-lo em prática, não é mesmo? Lembre-se de que uma vez dentro de uma loja física, por exemplo, o vendedor tem poucos minutos para encantar seu cliente.

No fim das contas, as estratégias devem jogar de forma conjunta em direção ao mesmo objetivo.

Seja aumentar as vendas, ganhar credibilidade no mercado ou fidelizar o cliente, o mais indicado é aprender a identificar o que realmente funciona. Abaixo, veja dicas de como aplicar o PDV na prática.

Produtos impecáveis

Todo mundo já entrou em uma loja bagunçada, com roupas espalhadas, e desistiu de procurar por um produto diante da desorganização. Isso acontece porque a sensação de desordem nos deixa incomodados e tira o valor de uma peça.

Por exemplo, uma roupa arrumadinha na vitrine com uma boa combinação fica completamente diferente de quando está junto de outras no famoso “bacião”. O verdadeiro divisor de águas, nesse caso, está em buscar pensar com a cabeça do consumidor.

Ao conhecê-lo bem, se torna mais simples saber como despertar além do interesse inicial de compra e criar divulgadores genuínos em longo prazo. Por conta disso, saiba valorizar os produtos ao destacar os diferenciais que só a sua marca traz.

Treinamento da equipe

Como já citamos, o PDV chama o público para dentro da loja, porém, somente uma equipe bem preparada é capaz de ajudar no crescimento dos lucros efetivamente.

Em uma situação como essa, torna-se essencial aplicar treinamentos direcionadores na equipe responsável por lidar com os consumidores.

Ter respostas na ponta da língua, mostrar que a empresa é parceira até mesmo de quem está apenas “olhando” e ser educado sem sufocar deve ser o foco do mentor dos funcionários.

Só assim será possível mostrar quais são os conceitos de vendas defendidos pela empresa sem deixar de lado a qualidade no relacionamento tão buscada. Ao unir vendedores alinhados no PDV estratégico, com certeza, a compra se mostra uma experiência única.

Estratégia de merchandising

PDV e merchandising andam lado a lado na hora de destacar a marca da concorrência. O mais importante é direcionar o planejamento para que tudo funcione em torno de criar uma imagem positiva.

Para se fortalecer no mercado e chamar a atenção na medida certa, inclua projetos e ações segmentadas com a intenção de fazer os clientes lembrarem de suas vantagens nos momentos de decisão. Fique por dentro de algumas dicas de como fazer merchandising no PDV:

  • ações sensoriais: use formas criativas de fazer o público interagir com o ponto de vendas em situações que permitam testar produtos ou ganhar brindes a partir de diferentes percepções;
  • cross-merchandising: essa ação usa técnicas de associação para aumentar os impulsos de compra. Muito popular em diversos segmentos do varejo, costuma fazer efeito por conta da junção bem planejada de itens que se complementam na prateleira;
  • pontos quentes e frios: pode até não parecer à primeira vista, mas localizar esses pontos no ambiente da loja permite organizar os produtos de acordo com as necessidades dos clientes.

Pronto! Agora você já sabe o que é PDV e qual sua importância para o crescimento do negócio.

Tenha em mente que usar a loja física como uma mídia se mostra fundamental na hora de alcançar melhores resultados. Assim, a geração de receita cresce conforme os clientes são fidelizados de maneira efetiva.

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