Planejamento estratégico 2020: passo a passo para montar o seu

planejamento estratégico 2020
8 minutos para ler

Se sucesso é alcançar metas e objetivos, não há como ter êxito no que quer que seja, sem uma visão clara de onde se pretende chegar e os caminhos pelos quais se pretende caminhar. Nesse sentido, clareza, foco e atitude são alguns elementos básicos que não podem faltar no seu planejamento estratégico em 2020, e não há nada de abstrato nisso.

Muito mais do que um cronograma de investimentos e campanhas, essa é uma oportunidade de realizar uma análise detalhada do negócio, ou seja, rever pontos críticos, estudar a viabilidade de novos projetos, avaliar as circunstâncias do mercado e traçar um plano de ação realista de maneira produtiva, segura e sustentável.

Neste artigo, trouxemos a definição, a importância e um passo a passo básico para ajudar você a elaborar o seu planejamento estratégico em 2020. Vamos lá?

O que é um planejamento estratégico?

Na Administração de Empresas, o termo “estratégico” — visão estratégica, gestão estratégica, marketing estratégico etc. — diz respeito a algo que se analisa no longo prazo. Isso significa que o planejamento estratégico nada mais é do que um plano de objetivos e ações elaborado para um largo período de tempo, que pode se estender de meses a anos.

Nesse caso, porém, tratamos de um planejamento anual, ou seja, tudo o que a sua empresa se comprometerá a cumprir ao longo do ano de 2020.

Mas veja bem. Nenhuma estratégia eficiente surge de “chutes” e “achismos” e, por isso, o principal aspecto que se deve levar em consideração ao trabalhar uma metodologia como essa não são os sonhos e objetivos dos gestores, mas a realidade do negócio e as oportunidades descobertas ao analisar o mercado e o desempenho da empresa nos anos anteriores.

Qual a importância desse tipo de planejamento?

Essas definições são muito comuns dentro da gestão financeira e comercial das empresas, uma vez que a própria rotina de tributos e informes legais exige que os negócios ajustem seus investimentos e processos de acordo com tais obrigações.

Entretanto, outros elementos do mercado se tornaram extremamente importantes nos últimos anos, principalmente dentro da comunicação. Brand awareness e ações de relacionamento, por exemplo, são fatores que não podem faltar no seu planejamento estratégico de 2020.

Nesse cenário, um dos grande objetivos visados pelas empresas ao investir em planos e metas é promover uma integração entre diferentes departamentos, desde a gestão interna da organização até suas ações de engajamento e publicidade. A ideia é aumentar a sintonia das equipes de trabalho e, consequentemente, a produtividade geral do negócio.

Como elaborar um planejamento estratégico para 2020?

A qualidade de um planejamento é influenciada diretamente pela análise prévia de diversos fatores internos e externos, seguida pela definição de objetivos plausíveis e relevantes. Confira, a seguir, um passo a passo básico para elaborar o seu planejamento estratégico em 2020.

Entenda a realidade da empresa

Antes de apresentar propostas, é extremamente importante entender a realidade em que a empresa se insere, ou seja, o cenário micro — resultados, faturamento, processos, produtividade etc. — e macro — clientes, parceiros, fornecedores, acionistas etc. — do negócio.

Essas informações devem ser somadas à identidade da organização — valores, visão e missão — e o perfil dos seus públicos interno (sócios e colaboradores) e externo (consumidores e clientes) para se obter uma visão ampla das condições atuais da empresa, seus problemas, carências e, também, seus potenciais.

Avalie os ambientes interno e externo

A análise SWOT é uma das ferramentas mais populares da gestão, e seu papel é esclarecer os pontos fortes e fracos de uma empresa para orientar a tomada de decisão. Seus quatro indicadores, Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças), nos ajudam a compreender e relacionar a posição da organização sob um ponto de vista interno e externo.

Nessa etapa, o objetivo é entender o mercado de maneira ampla, considerando as limitações da empresa, concorrentes e potenciais rivais, bem como oportunidades de atuação e destaque diante de eventuais adversidades.

Defina seus objetivos

Reunidas as informações, é hora de estudá-las, discuti-las e avaliá-las para identificar necessidades urgentes e definir objetivos para o ano vigente. Muitas empresas cometem o erro de estipular metas e conquistas baseando-se somente no que outras organizações fazem ou divulgam, no entanto, um planejamento estratégico requer uma visão específica do negócio.

Muitas vezes, o que realmente precisa ser feito não é tão aparente, muito menos semelhante às típicas práticas de mercado. Além disso, é imprescindível que as propostas sejam viáveis para evitar frustrações e investimentos desnecessários.

Testes e projeções estatísticas podem ser providenciadas a partir dos dados reunidos anteriormente, mas, de maneira geral, o ideal é que as metas e objetivos sejam:

  • específicos;
  • realistas;
  • mensuráveis;
  • amplamente aceitos por dirigentes e colaboradores;
  • tenham prazo definido (nesse caso, o ano de 2020).

Escolha as melhores estratégias

Se o objetivo é o seu alvo, a estratégia é o caminho que te levará até lá. Diferentemente da etapa anterior, dessa vez não é necessário que as ações tomadas adotem parâmetros muito particulares. Estratégias de marketing e gestão são ferramentas que podem ser aplicadas a diferentes tipos de negócio.

No entanto, é importante que as estratégias sejam moldadas de acordo com os valores e as necessidades da empresa, e não somente os objetivos estipulados. O ideal é apostar em ações amplas e integradas, algo que seja capaz de engajar tanto sócios e colaboradores como parceiros e clientes.

Monte o time ideal

Dados, guias, gráficos e tabelas são importantes, mas somente quando as pessoas responsáveis estão comprometidas a utilizarem essas informações em prol dos objetivos acordados que seu valor é realmente percebido.

Você precisa das pessoas certas, seja dentro da sua empresa, seja fora dela. Isso significa escolher criteriosamente colaboradores, parceiros e até consumidores, tendo em vista que é muito mais vantajoso focar seus esforços de engajamento e comunicação naqueles que já demonstraram algum apreço pela sua marca ou já são clientes.

Elabore seu plano de ações

O planejamento estratégico oferece uma visão muito ampla dos seus projetos. É necessário desdobrar as estratégias em planos menores para que as ações necessárias comecem a ganhar corpo no dia a dia do negócio.

Se você deseja investir em uma ação de Live Marketing, por exemplo, certamente precisará se dedicar a uma série de tarefas anteriores, que podem se estender por meses, para que tudo dê certo.

Sendo assim, procure “quebrar” o seu planejamento em peças menores, ou seja, metas de curto, médio e longo prazo, de modo que todos os dias, ou pelo menos todas as semanas, alguma contribuição seja feita pelos seus principais objetivos.

Monitore e avalie os resultados

Por fim, temos o monitoramento e a avaliação constante dos resultados para acompanhar o desempenho das suas estratégias e providenciar ajustes e reformulações quando preciso.

Na internet, ferramentas auxiliam inúmeras empresas a entender o seu público e medir o retorno das suas ações, bem como eventos corporativos têm sido utilizados devido a sua enorme capacidade de promover uma forte interação com o público e obter feedbacks instantâneos da audiência.

Como você vê, o segredo de uma bom planejamento estratégico está na qualidade do estudo prévio realizado pelas organizações. Somente ao conhecer muito bem um negócio e o ambiente em que ele se insere que conseguimos traçar planos viáveis e promover iniciativas realmente inovadoras.

A Outra Praia é uma agência de Criatividade Estratégica para Live Marketing, comandada por Dilma Souza Campos, uma das maiores referências do mercado neste segmento. Com uma equipe diversificada, um clima descontraído e uma vasta experiência com campanhas e eventos com diversas empresas de sucesso, nosso time se destaca por criar experiências marcantes capazes de impactar audiências de todos os tipos.

Que tal conhecer esse trabalho de perto? Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo e entenda por que a Outra não pode ficar de fora do seu planejamento estratégico de 2020!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-