Plano de marketing para eventos: 7 dicas para criar um ideal

plano de marketing para eventos
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Criar um plano de marketing para eventos é um diferencial e tanto na hora de construir ações de sucesso. Caso a sua estratégia não seja cronometrada rigorosamente, fica mais difícil mensurar os resultados, impactar o público e se destacar da concorrência. O grande segredo, no entanto, está começar o planejamento com bastante antecedência.

Assim, ao conhecer cada etapa das ações definidas, tudo será executado conforme o esperado e o perfil da audiência. Sem contar que a organização interna auxilia no processo de identificação com uma marca que faz toda a diferença no tão desejado engajamento no mercado atual.

Quer saber? Vamos mostrar 7 dicas essenciais para criar um plano de marketing ideal. Acompanhe:

1. Conheça bem o seu público

O primeiro ponto para que o plano de marketing seja eficiente em eventos é conhecer bem seu tipo de público. Afinal de contas, sem um estudo detalhado se torna muito complicado elaborar ações que conquistem a audiência e traga resultados positivos conforme os objetivos a organização.

Dessa maneira, antes de tirar as ideias do papel, faça uma pesquisa detalhada sobre os interesses dos participantes e diferentes formas de interação. Com tanta concorrência no mercado atual também é importante ressaltar que entregar o básico já não é mais suficiente para surpreender um consumidor tão exigente.

Por este motivo, buscar diferentes maneiras de identificação se mostra como o caminho mais curto para encantar os participantes na medida certa e deixá-los impactados com um conteúdo de qualidade relevante junto da proposta inicial do projeto.

2. Planeje as ações

Em um evento cada passo da empresa organizadora deve ser estrategicamente calculado. O motivo é que o plano de marketing precisa ser bem rigoroso tanto no planejamento quanto em sua execução para que tudo aconteça conforme o esperado. Por isso, Deixe tudo descrito como vai acontecer detalhadamente.

Desde a função de cada colaborador até os horários em que os serviços dos fornecedores devem ser recebidos. Esse tipo de alinhada faz muita diferença na visão do público, ajuda a treinar a equipe envolvida e ainda funciona como muito bem se alguém importante na organização precisar delegar funções.

3. Monte um cronograma detalhado

Com o acesso em tempo real as redes sociais, as marcas precisam redobrar os cuidados em qualquer tipo de evento. Caso seja um lançamento corporativo ou algo para impulsionar o relacionamento com o público, atrasos e problemas logísticos são pouco tolerados e as chances de receber críticas online são extremamente altas.

Diante disso, tenha atenção especial com os horários ao montar um cronograma rigoroso não só com as ações, mas também com toda a estrutura logística. Outro ponto que também merece ser levado em consideração é colocar cada ação segmentada em momentos estratégico para não perder o timing de aceitação dos participantes.

Caso algo que seja fundamental para alcançar as metas esteja direcionado para uma abordagem após o coffee break, por exemplo. A dispersão de pessoas pode ser decisiva na busca por resultados positivos.

4. Defina os canais de comunicação

O marketing de eventos precisa focar também na divulgação e na comunicação adequada com o público em todas as etapas, inclusive no pós. De fato, ao estabelecer uma linguagem que tem a ver com o perfil do público, se torna muito mais simples estreitar os laços, aumentar o interesse pelo tema abordado e alcançar um número de participantes maior do que o esperado inicialmente.

Sem contar que ao abrir um canal direto de comunicação, o próprio planejamento será efetuado com auxílio da opinião da audiência. Um bom exemplo disso está na escolha das redes sociais como uma forma de contanto. Ao fazer as postagens relacionadas no Facebook, o retorno imediato já direciona sobre os temas de interesse e possibilita a criação de um evento direcionado.

5. Reserve o orçamento

Ser fiel ao orçamento disponível para o evento é uma ponte certeira para o sucesso do plano de marketing. Em uma situação como essa, saiba que nem mesmo uma simples festa de aniversário consegue ser realizada sem uma boa organização do dinheiro.

Sendo assim, a verba destinada ao marketing deve atender as necessidades definidas previamente ainda na etapa do planejamento. Com todas as ações cronometradas, você precisa fazer pesquisas com antecedência para encontrar os melhores preços de fornecedores sem deixar de lado a necessidade de selecionar empresas de credibilidade.

O mais importante é encontrar um bom equilíbrio nos gastos para que nenhum outro setor do evento fique defasado. Então, ao analisar estrategicamente os objetivos, fica mais simples saber quanto será necessário ao plano de marketing na hora de impactar o público.

6. Aposte em tecnologia

Para surpreender a audiência na medida certa, alguns diferenciais são necessários. Ao apostar em tecnologia, a experiência oferecida no evento, certamente, tem mais chances de marcar a memória de todos de maneira positiva ou, até mesmo, impulsionar um viral positivo na Internet que é capaz de aumentar o retorno de lucros.

De maneira bem elaborada e com o orçamento em mãos, se inspire em outras ações que viraram case de sucesso no mercado para procurar pela tecnologia que se mais encaixa com sua audiência. Não importa o tamanho da sua verba, lembre-se que existem uma série de opções disponíveis que se encaixam em todos os bolsos e são efetivas.

7. Faça campanhas de divulgação

Por mais que sua marca tenha já um público fidelizado, ou seja, um evento corporativo, não se engane! Sempre é preciso investir em campanhas de divulgação em diferentes meios. Claro que no universo de hoje em dia, as mídias tradicionais foram deixadas um pouco de lado e a internet se tornou o carro-chefe.

No entanto, o que mais vale levar em consideração é o estudo do perfil de sua audiência feito ainda na etapa de planejamento inicial. Como resultado, toda a estratégia elaborada vai evidenciar, de maneira quase automática, qual o melhor meio de alcançar o público e ainda garantir uma grande procura pelo evento.

O plano de marketing para evento é fundamental na hora de alcançar os objetivos de cada ação e ainda estreitar os laços com o público. Uma boa sugestão para melhorar os resultados positivos está em analisar os resultados para identificar o que realmente funcionou e estudar os pontos fracos em busca de melhorias.

Gostou das informações do artigo? Então leia também sobre as principais tendências em eventos para acertar em cheio nas escolhas.

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