Por que investir em brand experience é tão importante?

brand experience
6 minutos para ler

Você já parou para pensar qual é sua marca favorita e por que você sente uma relação de afinidade com ela? “Talvez seja pela entrega de um bom serviço ou produto”, pode ser a sua resposta.

Contudo, é um pouco além. A afinidade do consumidor com uma marca se estabelece não só pelo serviço ou produto, mas por valores, princípios, sensações. Justamente por isso, no marketing há uma estratégia conhecida como brand experience (em português, experiência da marca).

Já não basta mais colocar um bom produto na vitrine. A marca agora precisa estabelecer uma relação inovadora e de confiança com os consumidores.

Afinal, vivemos em uma época na qual todos estão cada vez mais atentos, exigentes, com posicionamentos sobre tudo e gerando conteúdo.

Sendo assim, o que usamos e consumimos expressa quem somos e o que queremos, ou seja, define um pouco da nossa personalidade. Diante disso, a estratégia de brand experience entra para que a empresa consiga expressar a mensagem exata que seu público-alvo quer receber.

Com isso, a relação entre marca e público se estabelece de uma forma muito mais profunda. Confira mais detalhes neste artigo e saiba por que investir estratégia.

Saiba por que cada vez mais marcas investem em brand experience

Apple, Nubank e Netflix são empresas que, além do sucesso, possuem outra questão em comum: todas já entenderam que a relação entre as marcas e consumidores mudou radicalmente e, desta forma, investem em brand experience. “Mas quais os motivos que levam tantas empresas a investirem na estratégia?”. É o que vamos explicar a seguir.

Atração e fidelização de clientes

A estratégia consegue passar a personalidade da empresa, ou seja, seus princípios e valores, por meio de diversas mensagens e em diversos canais. As mensagens podem explorar quase todos os sentidos dos consumidores e ser absorvidas com muito mais impacto e assimilação.

Com isso, estabelece-se uma relação entre ambas as partes. Para entender melhor, vamos exemplificar. Supondo que meu público-alvo é jovem, progressista, curioso etc. É recomendável que marca, por exemplo, adquira uma postura e valores alinhados com a personalidade do seu público.

Assim, cria-se uma relação por afinidades, e o impacto disso com certeza poderá ser observado nas vendas. A atração será muito mais fácil, já que a postura da empresa atrairá o público.

Além disso, a fidelização também é outro ponto positivo, já que o consumidor poderá assimilar o fato de reafirmar algum ponto da sua personalidade ao comprar o produto.

Também vale destacar que a estratégia permitirá que a marca ganhe destaque e seja lembrada antes dos concorrentes no momento da compra.

Facilidade para fechar vendas

Como mencionado, o brand experience permite que a comunicação entre marca e público-alvo seja estabelecida com a mesma sintonia. Por isso, a venda consegue ser realizada com muito mais facilidade.

Quando o consumidor conhece com profundidade uma marca, ele passa a confiar nela e até a defendê-la e, em alguns casos, pode até se tornar um “advogado” — uma espécie de fã que faz a divulgação e defenda a marca de forma natural.

Aumento da margem de lucro

O brand experience é uma das formas mais eficientes de conseguir atrair novos clientes e gerar fidelização a um custo relativamente baixo. Por isso, permite que a empresa consiga aumentar sua margem de lucro.

Ocorre que a estratégia pode ser colocada em prática tanto em questões simples da comunicação quanto nas mais complexas. Sendo assim, a empresa tem a possibilidade de realizar um investimento de acordo com o seu orçamento e adquirir ganhos em cima do valor investido.

Entenda como uma agência pode ajudar a colocar a estratégia em ação

Brand experience pode parecer algo simples, mas exige estudo e profissionais especializados no assunto.

Não por acaso, as agências são as mais indicadas para realizar o serviço, já que elas possuem equipe, conhecimento e instrumentos adequados para colocar a estratégia em ação. Geralmente, algumas das ações realizadas por elas são:

Investimento em pesquisas

A agência precisará realizar pesquisas profundas para compreender quem é a empresa, quais são seus valores, missões e necessidades.

Também estudará o público-alvo de forma minuciosa, com o objetivo de entender quais são seus anseios, motivação de compra, desejos, gostos, gênero, idade etc.

Enfim, a agência deverá entender quais são os pontos comuns entre a marca e seu público para conseguir trabalhar por meio deles uma comunicação eficiente.

Aperfeiçoamento das características visuais

Após entender o público-alvo, a agência poderá realizar o aperfeiçoamento das características visuais da marca. Isso é necessário, pois cores, letras, logo devem representar os valores da empresa.

Tudo isso também faz parte da estratégia de atrair e criar um bom relacionamento com o cliente.

Um exemplo simples para entender é pensar que as características visuais são como nossas roupas. Ou seja, elas expressam quem somos e, por isso, devem estar de acordo com a nossa personalidade.

Adequação da linguagem

Para que o brand experience funcione de forma efetiva, a linguagem precisar estar em sintonia com um todo. Imagine que a marca tem como público-alvo pessoas intelectuais e acadêmicas.

Agora, imagine que a empresa utiliza uma linguagem mais popular e informal, com gírias. Será que a mensagem realmente será recebida de forma natural? Provavelmente, não. É por isso que a linguagem precisa estar adequada.

Estratégias online e off-line

Após estabelecer questões essenciais, como pesquisas e definições das características visuais e da linguagem, a agência terá muito mais embasamento para conseguir criar estratégias online e off-line.

Com toda certeza, os profissionais levarão em consideração todos os estudos e também as necessidades da marca visando obter resultados positivos nas vendas e também no relacionamento com os consumidores.

Por fim, vale ressaltar que brand experience não é uma imutável. Muito pelo contrário, é uma estratégia que passa constantemente por adaptações para acompanhar as mudanças no mercado. Por isso a importância de contar com profissionais qualificados e que passam por constantes atualizações.

Agora que você já sabe o básico sobre assunto, ou seja, o que é a estratégia e as vantagens de aplicá-la, é hora de seguir para o próximo passo. Entre em contato conosco para entender como podemos auxiliar sua empresa a colocar brand experience em ação!

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