Entenda o que é posicionamento de mercado e como solidificar o seu negócio

Posicionamento de mercado
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O posicionamento de mercado é fundamental no desenvolvimento das estratégias de marketing. De fato, criar ações segmentadas para um público que se identifica com seu negócio agrega muito valor ao produto e ainda aumenta o número de vendas.

No entanto, se você não sabe como se aventurar nesse meio, fique tranquilo! O processo de solidificação no mercado passa por várias etapas simples de planejamento. Dessa forma, ao trilhar esse caminho com foco no relacionamento com o consumidor, os resultados positivos se tornam apenas questão de tempo.

Quer saber mais? Vamos tirar todas as suas dúvidas sobre posicionamento de mercado e oferecer dicas para começar. Acompanhe!

O que é posicionamento de mercado?

Esse conceito está diretamente relacionado a forma como sua empresa se mostra ao público e os valores envolvidos na realização do trabalho. Tudo isso se baseia em utilizar estratégias de comunicação para agregar valor ao produto ou serviço oferecido com o intuito de se destacar da concorrência.

Saiba que ocupar os melhores posicionamentos entre as marcas é fundamental na hora de fidelizar clientes e também atrair atenção das outras empresas.

Diante disso, a sua principal preocupação deve ser criar uma imagem positiva de relacionamento para que ao pensar em efetuar uma compra, o consumidor enxergue apenas benefícios enquanto escolhe onde gastar seu dinheiro.

Qual a sua importância?

De acordo com o americano Philip Kotler, considerado o pai do marketing, se posicionar no mercado representa a ação de projetar tanto o produto quanto a imagem de seu negócio na mente do público-alvo.

Por esse motivo, não basta ter um serviço de qualidade, é preciso acertar em cheio no momento de colocar em prática as ações para que a percepção criada a partir de um relacionamento de confiança seja um gatilho certeiro em direção ao processo de fidelização.

O mais importante, em uma situação como essa, está na consciência de que o posicionamento deve ser usado como uma maneira de se destacar da concorrência por meio de identificação positiva.

Em função disso, encontre o que seu negócio tem como principal diferencial e explore todas essas qualidades conforme as preferências da audiência.

Quais os benefícios na estratégia?

Quando o posicionamento de mercado bem estruturado faz parte da estratégia, os resultados positivos aparecem em pouco tempo. Isso porque estudar o público detalhadamente e fazer tudo de maneira organizada se mostra como um verdadeiro divisor de águas.

Afinal de contas, ao ficar por dentro das necessidades dos consumidores diante das brechas deixadas pela concorrência, fica muito mais simples inovar nos procedimentos de abordagem enquanto a qualidade do produto oferecido pode ser aprimorada. Então, nada de definir seu nicho de mercado e ser apenas mais um na multidão.

Por mais que o negócio pareça comum em primeiro momento, sempre é possível usar a criatividade sem altos investimentos financeiros.

Por exemplo, a franquia Bubbleklill se tornou uma febre entre os jovens com um quiosque no shopping ao oferecer bebidas com bolinhas no final do copo que estouram na boca em diferentes sabores.

Como colocar em prática?

Antes de tudo, saiba que nenhuma empresa consegue se posicionar de maneira efetiva da noite para o dia. O grande segredo, nesse caso, está em surpreender os clientes com base nas informações levantadas sobre o público com pesquisas detalhadas.

Outro fator importante está em estender esse conceito de excelência a todos os setores do serviço.

Resolva crises de maneira rápida, promova engajamento nas redes sociais, tenha um atendimento personalizado e mostre a marca com uma roupagem cada vez mais humanizada.

Logo, ao reunir todas essas qualidades, as ações criativas serão apenas a cereja do bolo. Veja, a seguir, algumas dicas essenciais para se posicionar de maneira inteligente.

Crie um mapa de posicionamento

Essa técnica é conhecida no universo corporativo como análise de ambiente. Claro que a fama não veio de graça, pois ela costuma trazer resultados muito efetivos.

O primeiro passo envolve fazer um mapa com a intenção de registrar todas as etapas do modelo de negócio desde o processo de desenvolvimento dos produtos até o ato da compra pelo consumidor.

Assim, com um olhar experiente do profissional de marketing, a busca pelo posicionamento ideal fica menos nebulosa, já que as informações detalhadas evidenciam exatamente como o cliente enxerga a marca.

Mesmo que você não trabalhe seguindo um planejamento, lembre-se de que as atitudes da empresa funcionam em um efeito bate e volta.

Ou seja, não existe atalho, apenas um estudo baseado em feedbacks e preferências faz a diferença no crescimento do negócio em longo prazo.

Invista em segmentação e diferenciação

Como já citamos, conhecer os interesses de seu público é um ponto-chave na hora de se destacar no mercado.

Por este motivo, não caia na cilada de vender seu negócio como algo que atende a todos os segmentos. Esse tipo de estratégia pode até trazer alguns efeitos inicialmente, mas de nada adianta, pois não fideliza os clientes.

Para se aproximar de verdade de um consumidor é essencial trabalhar com suas reais necessidades por se mostrar presente diante de suas dores.

Com verdadeiro bombardeio de informações e promoções que existe hoje em dia, sempre que possível deixe claro que seu consumidor representa muito mais do que um número nas vendas.

Conheça, abaixo, exemplos de marca que se destacam em diferenciação:

  • Coca Cola: com mais de 125 anos de mercado, a empresa se baseia sempre no lado emocional na hora de criar suas campanhas e faz com que o consumidor se sinta único;
  • Dove: a marca de beleza e cuidados pessoais busca sair da mesmice dessa área e usar exemplos de mulheres reais na hora de compreender quais são as necessidades de suas consumidoras;
  • Starbucks: a rede de cafeterias consegue deixar uma atividade simples como vender café divertida e otimizada ao pensar em toda a jordana do cliente de maneira diferenciada. Sem contar a boa sacada de inserir nome no copo que gera milhares de postagens em redes sociais.

Pronto! Agora você já sabe como o posicionamento de mercado é importante no crescimento do negócio. Aposte todas as fichas no diferencial do serviço oferecido para se transformar em uma grande potência na área de atuação.

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