7 dicas para organizar um festival de stand up comedy

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Apostar em um show de humor é uma excelente maneira de se destacar no mercado. Isso porque o formato envolve o festival de stand up comedy, que está entre as principais tendências do momento e pode ser adaptado conforme o perfil de cada público.

Pensando nisso, considere organizar ou contratar algo dentro dessa proposta para alcançar bons resultados que perpetuam durante bastante tempo. Assim, com orientações certeiras, se trona mais simples otimizar os preparativos e impressionar a partir de estratégias segmentadas de divulgação.

Quer saber mais? Acompanhe 7 dicas para tirar as ideias do papel de maneira eficiente. Acompanhe!

1. Aposte em live marketing

Se você precisa atrair a atenção do público de maneira eficiente, saiba que o live marketing deve ser o ponto principal do trabalho. Afinal de contas, esse conceito trata de realizar uma interlocução “ao vivo” entre consumidores e uma marca de maneira segmentada. Você pode até não conhecer bem o termo, mas certamente já testemunhou uma campanha de sucesso com esse formato.

Tudo gira em torno de tratar os clientes como protagonistas de qualquer estratégia e se destacar da concorrência com criatividade. Quando se trata de organizar um festival de humor, então, o live marketing exige muito mais direcionamento para que os resultados sejam positivos.

Para que tudo aconteça como o esperado, contar com a ajuda de uma agência especializada, por exemplo, pode ser um verdadeiro divisor de águas. A experiência de uma equipe com um olhar diferenciado permite que o evento seja um sucesso ao seguir um padrão e manter a qualidade em cada detalhe.

2. Defina um local adequado

Logo no início da organização de um festival de stand up comedy é necessário definir um local adequado para a realização. De fato, essa decisão funciona como um ponto para direcionar várias outras questões essenciais nos preparativos. Ao ter as informações do espaço, você consegue definir a capacidade limite de público, o cronograma dos shows, a logística dos fornecedores e a quantidade de seguranças.

Assim, coloque as ideias no papel, monte um orçamento detalhado e, em seguida, procure pelo espaço ideal para a realização do espetáculo. O mais importante, em uma situação como essa, é mensurar o conforto para tornar a experiência de todos a melhor possível. Veja, a seguir algumas dicas do que deve ser avaliado:

  • quantidade de banheiros;
  • saídas de emergência;
  • conforto dos acentos;
  • bar ou possibilidade de oferecer um buffet;
  • camarim para as atrações;
  • bilheteria;
  • equipamentos eletrônicos;
  • acessibilidade;
  • alvará de funcionamento;
  • boa localização.

3. Calcule a quantidade de pessoas

Uma questão essencial para garantir o sucesso desse tipo de espetáculo é calcular o número de pessoas. Imagine só se, durante o grande dia, pessoas que compraram as entradas ou simplesmente foram convidadas pela empresa organizadora ficam em pé por conta de erros no planejamento.

Seria extremamente constrangedor, não é mesmo? Sendo assim, tenha muito cuidado ao verificar a capacidade máxima do local escolhido e faça uma lista detalhada da ordem dos acentos. Essa medida, além de ajudar a mensurar os resultados de maneira exata, faz muita diferença no monitoramento de segurança.

4. Negocie com os artistas

O formato de stand up comedy é um grande sucesso e, por isso, é preciso conseguir uma boa programação de artistas para se destacar. O melhor caminho envolve começar as pesquisas com bastante antecedência para encontrar as agendas liberadas e negociar os melhores preços.

Lembre-se de que muitos artistas desse meio são de um mesmo grupo. Ou seja, o método de contrato pode ser em conjunto e deixa seu evento bastante diversificado e interessante. No entanto, não se baseie apenas pelo preço antes de efetuar uma contratação, também é indispensável estudar o perfil do público relacionado para acertar em cheio em cada detalhe.

5. Faça um planejamento detalhado

Um evento desse tipo exige bastante dedicação e uma estratégia bem alinhada para impressionar o público. Com tantas tarefas, torna-se necessário apostar em um planejamento detalhado como forma de garantir que nada de importante fique de fora e frustre as expectativas de todos.

Tenha em mente que, mesmo sem muita experiência no assunto, uma decisão leva a outra conforme as demandas surgem. Por exemplo, depois de definir o local será preciso ter uma lista de participantes. Esse público, consequentemente, deve ter opções de alimentação e passar por toda uma equipe de atendimento até chegar aos seus lugares.

No entanto, como o trabalho envolve muitas minuciosidades e prazos de contratos, documente tudo de maneira disciplinada para evitar surpresas de última hora que comprometa o serviço oferecido.

6. Invista nas redes sociais 

As redes sociais representam uma excelente ferramenta de divulgação. Isso porque a maioria dos eventos alcançam o público por meio de mídias online com uma estratégia bem segmentada. Pense bem, quantos compromissos de sua vida social são marcados por meio das mídias digitais?

Essa mudança de hábitos abre um verdadeiro universo de possibilidades nas ações que conversam diretamente com os participantes do festival, especialmente, quando se trata de live marketing. Com a interação que abre um canal de comunicação estratégico, fica mais simples conduzir campanhas que viralizam e impulsionam a marca para um grande número de pessoas.

7. Busque inspiração em cases de sucesso 

Uma boa sugestão para que o show de humor traga o retorno esperado é se inspirar em cases de sucesso do mercado. Com isso, você consegue adaptar ideias que se encaixam com seu público de maneira mais fácil. Um bom exemplo disso é o Comedy Central Festival que aconteceu em São Paulo, no dia 28 de setembro de 2019.

A programação trouxe uma série de inovações para o formato e contou com 12 horas de shows com os maiores nomes do stand up comedy do Brasil, como Fabio Porchat, Thiago Ventura, Fabiano Cambota e o integrantes do Porta dos Fundos. Além disso, a programação se dividiu em três palcos com shows de música que animaram o público.

Pronto! Agora você já sabe como organizar um show de humor em formato de festival. O grande diferencial está em conhecer bem o seu público na fase inicial para criar um planejamento que se encaixe perfeitamente com a proposta. Só assim será possível alcançar os objetivos traçados e conquistar retorno positivo em longo prazo.

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