Streaming de eventos: o que é e quais são suas vantagens?

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O streaming de eventos já é uma estratégia consolidada na Internet, mas ainda parece ser muito restrita à grandes festivais e celebrações. A questão é que os recursos e ferramentas utilizados para viabilizar esse tipo de conteúdo nunca foram tão acessíveis e, agora, negócios de todos os tipos e tamanhos estão descobrindo as vantagens de apostar nessa nova forma de interação.

Além de aumentar o público e o engajamento da sua audiência estendendo a experiência para pessoas que, por motivos diversos, não puderem participar pessoalmente, o streaming também funciona como uma verdadeira propaganda do seu evento e da sua marca, incentivando usuários a participarem das próprias edições.

Como tudo o que se refere à Marketing, porém, o ponto de partida é o planejamento. Se você deseja realmente criar uma experiência para as pessoas que acompanham seu evento remotamente, não basta criar um live em uma rede social com uma câmera de smartphone, é preciso fazer algo profissional e marcante.

Continue conosco para entender mais sobre o streaming de eventos, seus potenciais e como utilizá-lo do jeito certo! Confira!

Quais são os principais benefícios do streaming de eventos?

Muito além de mero novo canal de comunicação, o streaming é uma oportunidade de criar envolvimento e interação, fazer com que os participantes e os usuários remotos compartilhem conhecimentos e experiências. Confira as principais vantagens desse recurso a seguir!

Alcance

Naturalmente, o benefício mais claro dessa estratégia é o incremento no alcance das suas atrações. O seu evento passará a ser prestigiado por muito mais pessoas, o que, por sinal, pode funcionar como uma compensação em virtude de um espaço com número de convidados limitado, por exemplo.

Outra vantagem está na possibilidade de exibir sua marca e seus valores para pessoas distantes, até mesmo fora do país, que não têm disponibilidade para se apresentarem pessoalmente.

Observe, também, que muitos dados podem ser gerados a partir do monitoramento da sua audiência remota. Se a sua empresa tem um público significativo em uma determinada região, pode ser interessante providenciar um futuro evento no local.

Engajamento

O grande barato das transmissões ao vivo é que as pessoas, ainda que estejam acompanhando no conforto de suas casas, participam ativamente da experiência que está sendo transmitida. Ferramentas de chat e postagens em redes sociais dinâmicas como o Twitter são maneiras de estimular ainda mais esse engajamento.

Para as pessoas que estão presentes, no entanto, o estímulo também acontece. Elas sabem que muito mais indivíduos estão testemunhando tudo o que acontece ali, o que por si só já aumenta o valor e autoridade do evento.

Além disso, as próprias redes sociais permitem que ambas as audiências, de dentro e fora do local, troquem comentários, fotos e opiniões em grupos ou usando hashtags.

Fidelização

Quem nunca viu um show ou espetáculo pela TV e ficou imaginando o quão bom seria estar lá? Essa é uma ótima sensação para despertar em sua audiência remota.

Abrindo seu evento e permitindo que as pessoas acompanhem, em primeira mão, tudo o que acontece nele, certamente fará com que muitas delas decidam participar das próximas edições para conferir tudo de perto.

Isso também fará com que seu futuro convidado acompanhe seu conteúdo com mais frequência para ficar por dentro dos preparativos e ofertas da próxima ocasião.

Monetização

Algumas plataformas permitem a cobrança de pagamento para exibição da transmissão ao vivo. Essa uma forma de expandir a comercialização do seu evento, disponibilizando o streaming como uma área de acesso especial.

Esse tipo de cobrança, porém, não é muito comum, por isso, se for realizada precisa ser amparada por um bom trabalho anterior de Marketing e Publicidade.

Geração de leads

Em vez de dinheiro, por que não disponibilizar o acesso ao seu evento em troca de e-mails, telefones e outras informações relevantes?

Essa é uma ótima oportunidade de gerar leads, pois sua empresa terá um conteúdo riquíssimo e exclusivo para disponibilizar.

Vale ressaltar que bons contatos de venda podem ser mais valiosos do que vendas isoladas, tendo em vista que clientes fiéis garantem muito mais lucros para os negócios.

Como essa estratégia funciona na prática?

Com mais de 10 mil participantes, 113 horas de conteúdo e 26 jornalistas presentes, os produtores da famosa conferência de negócios, tecnologia e inovação, Oracle OpenWorld Brasil, não estavam satisfeitos. A empresa disponibilizou o streaming ao vivo de todas as atrações em suas redes sociais, permitindo que espectadores do mundo inteiro também prestigiassem o evento.

Como era de se esperar, o sucesso foi instantâneo. Além das palestras, estandes e celebrações, a experiência também foi marcada pelo forte engajamento do público nas redes sociais.

O alcance da Internet é simplesmente extraordinário, e seus usuários nunca fizeram tanta questão de participar postando comentários, compartilhando e dando likes,

Imagine só o que esse recurso pode fazer pelos eventos que a sua empresa faz!

Como fazer o streaming de eventos do jeito certo?

Dos equipamentos ideais à estratégia certeira, confira, a seguir, os ingredientes de um streaming de sucesso!

Providencie o equipamento e a infraestrutura adequada

Câmeras de qualidade, iluminação adequada, sistemas de capitação de áudio, fiação bem distribuída, conexão à Internet estável e veloz entre vários outros cuidados técnicos. Tudo isso precisa estar em ordem para que a experiência local e remota do seu evento seja realmente satisfatória.

Escolha uma plataforma de qualidade

Existem várias plataformas que disponibilizam a transmissão de eventos em streaming. As mais comuns são as mídias e redes sociais, embora elas não sejam os canais mais apropriados para isso quando se busca alta qualidade.

Empresas especializadas podem oferecer serviços melhores e com mais funções de Marketing e interação. O mais importante, porém, é verificar a reputação da organização e providenciar testes prévios para antecipar eventuais problemas.

Integre a experiência de usuários e participantes do evento

Esse é o ponto mais importante e que diz respeito à estratégia adotada para a ocasião. Integrar a experiência de todos os participantes, incluindo os usuários online, é uma forma muito interessante de engajar ambas as audiências.

Isso é possível disponibilizando espaços para que todos participem, seja nas redes sociais, seja em plataformas exclusivas. Observe que muitos detalhes podem passar despercebidos por quem acompanha as atrações de perto, assim como alguns acontecimentos vividos pelos presentes podem não ser exibidos para o público online. Essa troca de olhares enriquece a visão de ambas as partes.

Por fim, vale destacar que nada disso fará sentido se o seu evento não for um sucesso, e só quem tem uma proposta legítima de inovação e diversidade é capaz de ajudar a criar experiências realmente inesquecíveis para sua audiência.

A Outra Praia é uma agência de Live Marketing que respira criatividade, sem abrir mão do olhar estratégico, fundamental no streaming de eventos e em qualquer outra ação de branding, relacionamento ou comunicação.

Se assim com nós, você também deseja tornar a sua marca uma lembrança marcante na mente dos seus clientes, entre em contato conosco e confira as ideias incríveis que temos para o seu negócio!

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